{Top #5} Livros Nacionais Que Todo Brasileiro Deve Ler



Eae, galera! Essa semana o nosso top #5 será sobre as literaturas nacionais que todos os brasileiros devem ler, pelo fato de serem tão boas quanto as literaturas estrangeiras e acabarmos com o esteriótipo de "o que vem de fora é melhor". Fiquei bastante em dúvida com a seleção, então os livros que citarei abaixo, são as obras nacionais que mais me marcaram e foram fundamentais para desenvolver meu gosto pela literatura brasileira.

A PAIXÃO SEGUNDO GH - CLARICE LISPECTOR

A escultora G.H. nos conta sua experiência vivenciada a partir do instante em que entra no quarto da ex-empregada, vê o surgimento de uma barata no guarda-roupa e a esmaga na porta. Daí em diante, tomada por uma mistura de medo e repulsa, G.H. vive com a barata durante horas e horas a sensação de ter perdido a sua "montagem humana". A incapacidade de dar forma ao que lhe aconteceu, a aceitar este estado de perda, a leva a imaginar que alguém está segurando a sua mão. Desta maneira, o leitor passa a viver junto com a personagem esta experiência singular.

Sem sombra de dúvidas, Clarice Lispector é a escritora que mais consegue abordar um fluxo de consciência de um modo que nos atinge e muitas vezes nos identificamos. A Paixão segundo GH não tem um princípio, nem um fim definido, de fato, a história aborda um vazio existencial que o protagonista sente e começa a se questionar sobre seu cotidiano. A Paixão Segundo GH se questiona sobre o "Ser".


O ALQUIMISTA - PAULO COELHO

O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.
A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem - um Alquimista.
É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.

Muitas pessoas criticam as obras de Paulo Coelho, tanto sua escrita quanto seus temas. Mas acredito ser impossível não colocar nesse top o livro brasileiro mais consumido do mundo.  O Alquimista tem como objetivo, passar a mensagem de que nossos futuros basicamente, está em nossas mãos, só depende de nós seguir nossa lenda pessoal, que nos é revelado desde que nascemos e nos conectarmos com a "alma do mundo".


DOM CASMURRO - MACHADO DE ASSIS

Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

O primeiro livro brasileiro que li e acredito que foi o de muitos por culpa da escola, ou para os vestibulares. Machado de Assis até hoje é o escritor brasileiro mais importante da história do nosso pais... Um livro intenso, que o suspense nos leva até o final do livro com a eterna dúvida: Capitu traiu Bentinho?


FELIZ ANO VELHO - MARCELO RUBENS PAIVA

A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver.

Uma história que me emocionou bastante. Diante de todas a limitações pela condição de se tornar tetraplégico, Marcelo Rubens Paiva luta para ter uma vida normal, mas sua luta está longe de ser levada como um sofrimento. Sua luta é levada como um desafio.


 NOITE NA TAVERNA - ÁLVARES DE AZEVEDO             

Proporciona ao leitor uma viagem ao mundo fantástico da melancolia e morbidez que caracterizam a época em que viveu Álvares de Azevedo. Numa taverna, um grupo de conhecidos reúne-se para espantar o tédio com o vinho nos lábios e contos macabros afluindo da mente. A obra foi publicada postumamente no ano de 1855 em uma coletânea de textos do autor em dois volumes. De tons trágicos e cheia de fantasia, a obra é uma autêntica representante da escola byroniana do Romantismo no Brasil.

Nesse livro Romancista/Gótico, as histórias que geralmente são contadas por mocinhos, heróis, bonitos com apurado senso de justiça e politicamente corretos, são substituídas por assassinos, necrófilos, incestuosos e bêbados a ponto do leitor não saber se o que eles falam é verdade ou não, pois estão completamente embriagados. Porém, apesar dessa descrição, o livro é extremamente poético, bem escrito e o final é sensacional. O melhor livro brasileiro que li.

Peço desculpas, por ter misturado obras clássicas com modernas. Mas acho que eu não seria ético comigo mesmo se não colocasse os livros que mais me marcaram, independente de gêneros literários e relevância na literatura brasileira.

Um comentário :

  1. Oii Lucas!!
    Meu professor já me obrigou a ler o livro da Clarice e Machado de Assis, não conseguia ler, mas Feliz ano velho, ouvi falar em algum lugar, deve ser bom sim! Não gosto de Paulo Coelho :s Mas leio bastante nacionais atualmente...
    Espero sua visita *-* Uma boa semana!
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir