{Top #5} Romances Que Você Tem Que Ler




Olá pessoal! Essa semana o top #5 será sobre Romances que você tem que ler, escolher apenas 5 entre todos os meus romances preferidos foi difícil, mas consegui espaço para clássicos e também para livros de nossa década, todos considerados best e long sellers, e o resultado vocês conferem a seguir:


ORGULHO E PRECONCEITO - JANE AUSTEN

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Oh, como não suspirar pelo Sr. Darcy? Elizabeth Bennet sabia como enfrentar qualquer situação, mesmo que seus atos não fossem apropriados para que uma mulher o fizessem na época... Agindo por seus instintos, conquistou o coração de um nobre, ainda que não tivesse nada a lhe oferecer (financeiramente, digamos assim), e chegou onde ninguém diria que uma moça como ela poderia chegar. Jane Austen é uma clássica escritora, seus textos exalam romance em cada letra, há quem diga que sua escrita é de difícil interpretação, mas na minha opinião, acredito que ela só gostava de abusar na ironia quando ia escrever.


UM AMOR PARA RECORDAR - NICHOLAS SPARKS

"Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

Jamie, porque tão bela? Porque tão doce? Porque tão jovem? Acredito que essas perguntas se passavam na cabeça de Landon a todo instante a partir do momento que o rapaz se encontrou apaixonado por ela. Eu penso que Jamie entrou na vida de Landon para o mudar completamente, e que ele jamais conseguiria sair de perto dela com o coração "ileso". E é claro que eu tinha que colocar o tio Nicholas no top #5 sobre romances, todos os seus livros me fazem chorar, escolher só um dele foi difícil...


O MORRO DOS VENTOS UIVANTES - EMILY BRONTË

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

Como um monte de gente (só eu) que não sabia da existência desse livro até aparecer em Crepúsculo, resolvi procurá-lo. Na minha opinião foi meio banalizado pelos leitores depois que passou a ser o livro preferido de Bella e Edward. E esse romance, é daqueles triste, triste, mas bem triste mesmo, que faz você chorar porque é triste e não porque é bonito. E também é daqueles bem difícil de entender por causa da saturação de informações, mas vale a pena ler, afinal é um clássico.


 A CULPA É DAS ESTRELAS - JOHN GREEN

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Aí Gus, você tinha mesmo que inverter os papeis? Ou melhor, pra quê acontecer o que aconteceu? Eu ainda não entendo, quando peguei esse livro pra ler eu não fazia a menor ideia sobre o que se tratava, quando terminei de ler achei que estivesse faltando páginas, tipo, como assim John Green não escreveu mais nada? Pensei até que ele fez um lance de "Uma Aflição Imperial" no "A Culpa é das Estrelas". Eu chorei, chorei, chorei, chorei lendo, e chorei, chorei, chorei, chorei assistindo, e é por isso que teve que entrar na minha lista de preferidos eveeeeer.


MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA - ARTHUR GOLDEN

"Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Tá aí outro que eu me emocionei do início ao fim, esse livro é daqueles que parece que você sente na pela o que a personagem está passando. A Sayuri sofre demais, e ao contrário do que eu pensava, Gueixa não é qualquer prostituta não, ela é uma artista, não é só chegar e oferecer dinheiro, tem que oferecer o melhor. E eu ainda não consigo definir o que eu senti por ela, se foi dó, se foi compaixão, se foi vontade de ajudar e não poder... Mas é um romance fascinante como a própria sinopse diz. Só digo uma coisa: LEIAM!

Ah, o amor... está presente na maioria dos livros, as vezes até se transforma em ódio e depois volta a ser amor, e depois ódio, depois amor, e depois ódio de novo, mas no final acaba tudo em amor (né, Brontë?). Me diverti relembrando cada história e cada detalhe, deixo um convite obrigatório a ler pelo menos um desses, se você nunca leu um romance e quer começar a ler, deixo aí as minhas dicas. Se você já leu algum desses fala pra mim o que achou aqui nos comentários.

O Top #5 de hoje já chegou ao fim, mas semana que vem tem mais.

Boa leitura!

4 comentários :

  1. Amei seu Top #5 !
    Orgulho e preconceito e a culpa é das estrelas são meus favoritos também !
    beijão ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu preferido continua sendo Memórias de Uma Gueixa, mesmo depois que eu li A Culpa é das Estrelas, mas eu gosto muuuito de todos que eu falei.
      Bjjjs Vivian

      Excluir
  2. Eu já vi em muitos blog esses livro, os que eu mais gostei foram Orgulho e preconceito e Morro Dos Ventos Uivantes.
    já estou morrendo de vontade ler os outros.
    Parabéns pelo post.

    http://literaturaparaosaber.blogspot.com.br
    Aguardo sua visita e já estou te seguindo!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito é espetacular! Leia os outros, garanto que irá gostar.
      Obrigada por comentar. :D

      Excluir