{Resenha} Cinquenta Tons de Cinza



Título: Cinquenta Tons de Cinza
Autor: E. L. James
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572186
Número de páginas: 480
Ano: 2012
Classificação: 

Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. 
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

O livro mais erótico, polêmico e famoso. Três palavras que dificilmente são encontradas juntas, principalmente "erótico", mas com a liberdade de expressão vemos cada vez isso por aí, diria que talvez seja o primeiro de muitos outros. Um livro com uma grande novidade, que atrai todo tipo de curiosos e acaba meio que sequestrando a todos pelo mesmo motivo. Com fortes cenas de sexo e palavras impactantes de nossos personagens Ana e Grey, esse parece ser apenas um livro erótico para mulheres, certo? Errado e vou te dizer o porque.

Analisando um pouco os personagens dessa trama, temos Anastasia Steele, estudante tímida, com pouca experiência em relacionamentos e com tique nervoso de morder o lábio. Christian Grey, um homem misterioso, rico e que é maniaco por controle no trabalho e na cama. Bom esse é um resumo, bem resumido, dos personagens principais. Agora analisando bem, visualizamos que os dois personagens são opostos, ele com vasta experiência principalmente sexual e ela com nenhuma. O que torna interessante esse encontro e de cara o início de qualquer relação entre os dois, pois os dois vão aprender algo.

"Ligo para Kate. Quando ela não atende, deixo uma mensagem para lhe dizer que estou viva e não sucumbi ao Barba azul, bem, não do jeito que a deixaria preocupada - ou quem sabe eu tenha sucumbido."p.116

E é exatamente isso que ocorre, mas não é apenas Ana que está mudando ou experimentando algo novo, Christian também está e o motivo dessa transformação, é o fato de os dois estarem apaixonados. O que faz com que um faça qualquer coisa para permanecer próximo ao outro, o que torna esse livro e os outros dois muito lindos.

"- Eu nunca dormi com ninguém, nunca fiz sexo na minha cama, nunca levei uma garota no Charlie Tango, nunca apresentei uma mulher à minha mãe. O que você está fazendo comigo? - Seus olhos ardem em chamas, com uma intensidade que me tira o fôlego." p.138

Mas para ser sincera esse não é o melhor livro, dentre os três creio que o melhor seja o terceiro. Esse em especial é o mais forte (se tratando das cenas de sexo) e o com menos romance. Entretanto se tem algo que eu destacaria desse livro em especial, são as trocas de e-mails que são divertidas, sexy's e muitas vezes tensas. Acredito que o efeito desse primeiro livro foi chocar e conquistar, chamar a atenção. E conseguiu não é mesmo? Principalmente do público feminino que amou ver um homem que só queria fazer sua parceira sentir prazer. A dinâmica do livro é essa também, mostrar que mesmo ele sendo o dominador e ela sua submissa, ela é a dominadora pois ele tenta satisfaze-la sempre e de todas as formas e ao mesmo tempo ele conhece o amor e se apaixona pela pessoa que nunca imaginou que poderia ser o amor da sua vida, Ana Steele.

Sou uma romântica ao extremo, então quando fui tentar ler esse livro já estava esperando cenas fortes de sexo e palavrões, mas é claro que eu esperava um romance ardente, um amor verdadeiro e forte. E é isso que esse encontro entre Ana e Grey gera, um amor tão forte que um vai ceder cada vez mais ao outro. Há quem diga também que este livro fez sucesso porque conseguiu realizar o sonho de uma mulher, vocês sabem qual é certo?! Mudar um homem ! (Rsrs, mas não conta pra ninguém heim!)

Curiosidades sobre o filme que estreia hoje no Brasil:

*Mal estreou o filme e já se tem muitos comentários de que faltam muitas cenas de sexo do livro. (Penso que se tivesse todas as cenas que tem no livro, o filme ia ser um pornô mesmo e não ia dar pra passar no cinema, talvez por isso cortaram tantas cenas).

*Alguns falam que convenceu, outros dizem que a atriz Dakota Johnson, não convenceu nem um pouco como a inocente Ana. (Só assistindo mesmo, pra confirmar ou não isso.)

*Nem Dakota nem Jamie Dornan têm seus órgãos sexuais visíveis no filme. (Gente, se quiserem ver gente pelada aluguem um pornô ou se quiserem imaginar gente pelada leiam Cinquenta tons, mas no filme não dá.. ia ser muito forte colocar cenas de nudismo total no filme, minha opinião).

* O pouco romantismo do livro ganha destaque no filme. Uma cena em que o casal sobrevoa Seattle no helicóptero dele, ao som de "Love me like you do", de Ellie Goulding, é tão açucarada quanto qualquer comédia romântica. (Muito romance, pliss!).

E é hoje a estreia do filme, quem já comprou o seu ingresso? E quem está com vergonha de assistir no cinema? kkkk Comenta se você gostou do livro ou da resenha !

Um comentário :