{Resenha} A Mais Pura Verdade



Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636337
Número de Páginas: 224
Ano: 2015
Classificação: 

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

A Mais Pura Verdade foi a primeira leitura em em parceria com a editora Novo Conceito e precisei de alguns dias para me decidir sobre o que achei do livro e de mais outros para conseguir escrever essa resenha, mesmo achando que não tenho uma opinião concreta. Sabe quando você não acha um livro ruim, mas também não acha o livro bom? Estou me sentindo assim com esse, mas vamos lá.

O enredo em si é bem simples: Mark, que tem 12 anos, descobre que a doença que o acometia está de volta. Seus momentos felizes foram poucos depois do começo do tratamento, pois o sofrimento era inevitável, tanto para Mark quanto para os pais e amigos. Depois da volta da doença, Mark toma a decisão de sair de casa acompanhado pelo seu cachorro, Beau, ao destino do monte Rainier, há 423 quilômetros, sem o conhecimento de seus pais.

Ao decorrer do livro, acompanhamos o trajeto de Mark juntamente com Beau, e, no final de cada capítulo, temos um "1/2" capítulo, que foca na melhor amiga de Mark, Jesse, e na situação dos pais tentando encontrá-lo. Particularmente, gosto muito quando os autores nos mostram os dois lados da estória, pois isso acaba nos mostrando os diferentes pensamentos dos personagens.

A minha dúvida inicial sobre o que achar desse livro permaneceu durante toda a leitura. Sabe aquele livro que você tem a vontade de ficar lendo, mas ao mesmo tempo não vê o porquê de estar lendo aquilo? Foi assim que eu me senti. A leitura fluiu muito bem, mas, a cada capítulo, não via onde o autor queria chegar, porque, se você for parar pra pensar, o enredo, além de ser muito simples, é meio que muito fora da realidade, afinal, ver um garoto de 12 anos doente carregando um cachorro numa mochila durante 423 quilômetros não é muito comum, certo?

Apesar do enredo não ser tão forte, a mensagem que, acredito eu, o autor gostaria de passar, foi passada com sucesso, pois é através de Mark que Dan Gemeinhart explora o limite do ser humano e suas vontades. Sabe quando você não aguenta mais uma coisa e gera um novo objetivo na sua mente e deseja perseguí-lo? Pois, é. Mark chegou ao seu limite e decidiu perseguir o objetivo de escalar o monte Rainier, porém, às vezes, nem tudo é as mil maravilhas como pensamos antecipadamente. Isso acaba gerando algumas reflexões.

Sobre a edição da Novo Conceito: demais. A capa muito bonita, folhas grossas e amarelas, ótima diagramação e páginas pretas no início de alguns capítulos juntamente com a figura da fenda presente na capa do livro. A editora está de parabéns com essa edição.

Enfim, a Mais Pura Verdade é uma ótima leitura para relaxar, sair de uma ressaca literária e etc, mas leia com a mente aberta, não se preocupando com muitos detalhes, pois, assim, a reflexão será alcançada.

0 comentários :

Postar um comentário