{Resenha} O Homem Que Calculava




Título: O Homem Que Calculava
Autora: Malba Tahan
Editora: Record

ISBN: 8501061964
Número de Páginas: 304
Ano: 2009
Classificação: 


O Homem Que Calculava - As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, é autor de mais de 15 livros sobre os costumes e lendas do povo árabe. O homem que calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda obra de Malba Tahan, que sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção. 

Esse livro definitivamente entra na minha lista de "livros que todo mundo deveria ler um dia". Pois é um livro contagiante, onde além de o autor conseguir te envolver ele também consegue lhe ensinar muitas outras coisas e de uma forma tão simples que você nem percebe que está aprendendo. Apesar de ser um livro antigo ele ainda hoje têm muito o que ensinar a qualquer um de nós.

O livro conta a história de Beremiz, jovem árabe que descobre uma enorme habilidade matemática ao pastorear ovelhas e calcular folhas de árvores. Ao encontrar o bagdali, Hank Tade-Maiá, eles iniciam uma viagem a Bagdá. Ao longo da jornada, Beremiz vai conhecendo pessoas e lugares e solucionado diversas situações por meio de suas habilidades matemáticas. Encontra muitas pessoas importantes e a todos impressiona com sua inteligência e a forma prática e simples de resolver os problemas, que a todos pareciam insolúveis. 

Chegando a Bagdá, Beremiz cai nas boas graças do Califa e também se torna professor de matemática da jovem Telassim, cujo rosto ele não pode ver. Mesmo assim se apaixonam. Um dos fatores que eu mais gostei da história, foi a pitada de romance que o autor se preocupou em colocar, o que fez toda diferença na minha leitura.

Para quem não sabe...O professor e engenheiro carioca Júlio César de Mello e Souza escreveu, sob o pseudônimo Malba Tahan, várias obras que o consagraram como pioneiro da difusão da educação matemática no país. Por meio da fantasia e do encantamento das lendas árabes, o autor difundiu o gosto e a curiosidade pelo mundo da matemática. O Homem que Calculava, seu maior sucesso, tornou-se um clássico da literatura infanto-juvenil e é lido até hoje, estando na 75ª edição, a primeira edição data de 1938. O livro foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.

O livro traz algumas frases famosas de matemáticos (Que me impressionaram muito!), também traz um bom glossário sobre as palavras de origem árabe, persa e hindu. Um índice sobre personagens históricos, matemáticos e autores. Além de trazer também uma análise mais detalhada dos problemas propostos ao londo da história. Tudo isso se encontra nas paginas finais do livro, espero que gostem.

"A matemática é o mais maravilhoso instrumento criado pelo gênio do homem para a descoberta da verdade." Laisant

Este livro é uma leitura fácil, a maior dificuldade é acompanhar o pensamento de Beremiz, mas você se acostuma e começa a compreender mais facilmente ao ler mais o livro. O homem que calculava já foi até para lista de leitura de prova de vestibular. Fiquem espertos vestibulandos!

Espero que apreciem a leitura e me contem a sua opinião sobre o livro!

2 comentários :

  1. Sempre quis ler esse livro! Vou adicioná-lo a minha lista de livros a comprar/ler! Bela resenha!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler esse livro! Vou adicioná-lo a minha lista de livros a comprar/ler! Bela resenha!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir