{Resenha} O Dragão De Gelo



Título: O Dragão De Gelo 
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
ISBN: 8544100902
Número de Páginas: 128
Ano: 2014
Classificação:

O dragão de gelo era uma criatura lendária e temida, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando sobrevoava o mundo, deixava um rastro de frio desolador e terras congeladas. Mas Adara não tinha medo. Pois Adara era uma criança do inverno, nascida durante o frio mais intenso de que alguém tinha memória. Adara não se lembrava de quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que a criatura sempre estivera em sua vida, avistada de longe enquanto ela brincava na neve gelada durante muito tempo depois de as outras crianças terem fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco montou no dorso imenso e gelado do dragão pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo vindos do norte desceram sobre a fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança do inverno e o dragão de gelo que a amava poderiam salvar o seu mundo da completa destruição.

"A encantadora história de Martin é repleta de paixão e poder uma aventura emocionante com toda a precisão narrativa que seria de se esperar desse premiado autor." January Magazine. Lançado pela editora Leya no dia das crianças do ano passado, eu finalmente tive coragem de ler esse livro. E George R.R. Martin não decepciona, nem mesmo em contos infantis, consegue acreditar?!

Um autor tão conhecido por sua série Crônicas de fogo e gelo cheia de violência, intrigas e sexo. Eu me surpreendi ao ver que o conto conseguiu ser infantil, mas nem por isso simples. A história leva traços de grande seriedade, com a pequena e jovem personagem Adara. Uma menina corajosa, que leva consigo uma grande tristeza de sua família.

"Os sorrisos de Adara eram de uma reserva secreta, e ela os gastava apenas no inverno. Mal podia esperar que seu aniversário chegasse, e, com ele, o frio. Pois no inverno ela era uma criança especial."

Mesmo ela ficando triste a maior parte do tempo Adara amava o inverno, pois ela se sentia "em casa" com o clima e com os animais que a visitavam. Em especial um enorme dragão de gelo que quase nunca foi visto por ali.

A conexão que acontece entre os dois e o desenvolvimento da história são muito bons. O livro apesar se ser infantil nos traz insinuações de atos de guerra mais sérios, mas não deixa de ser uma obra literária valiosa. 

"Adara gostava do inverno mais do que tudo, pois quando o mundo esfriava, o dragão de gelo aparecia.Ela nunca teve muita certeza se era o frio que trazia o dragão de gelo ou o dragão de gelo que trazia o frio."

Um dos pontos fortes deste livro é a arte impressa do desenhista espanhol Luis Royo que nos auxilia muito na compreensão total dos capítulos e locais onde acontecem o desenrolar do conto. Caso você queira conhecer mais obras do desenhista visite o site oficial.

Um conto para impressionar a garotada e para fazer os adultos ficarem sonhando com dragões! Amei a leitura e já penso em ler de novo!

Curiosidade: A afirmação de que esse conto se passa ‘no mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo’ nunca foi confirmada por George R. R. Martin, apesar das suaves semelhanças na ambientação e narrativa. O site da editora, de onde tiramos essa informação, no entanto, dá a informação como certa . Mas, eles não são George. Outra curiosidade que os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo vão notar é que o conto tem relação com as histórias de ninar que a Velha Ama contava para as crianças sobre um dragão de gelo.

0 comentários :

Postar um comentário