{Crítica} Divertida Mente


Uma animação que vai mexer com você! Retratando a passagem do estágio criança passando para o da adolescência, vemos vários clichês de nós mesmos. E o que torna tudo mais divertido? Assistimos tudo através da visão das emoções, o que resulta em algo muito engraçado e emocionante!

Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. 

O personagem que mais gostei no início foi a Alegria, porque ela é contagiante, hiperativa e é a emoção que mais cuida da Riley. Mas o personagem que tem tudo pra brilhar, acredite ou não, é a Tristeza. Muitas coisas vão acontecer com Riley e suas emoções vão mudar rapidamente, a animação retrata um desenvolvimento do cérebro humano muito importante. A saída da fase infantil para a entrada no mundo adolescente.

Mostra como muitas vezes é desconstruído em nossas mentes as nossas "ilhas base" para que depois possamos criar bases melhores. Ou seja é uma quebra de paradigma em nós mesmos.

Uma das melhores cenas e também, na minha opinião, uma das mais tristes é a cena com o bicho de pelúcia da infância. Um elefante, meio algodão doce, meio golfinho (amigo imaginário, vai entender né?). É muito lindo! (Tive que segurar o choro!)

A Pixar, que ao longo dos anos fez fama graças à capacidade de criar universos bastante criativos a partir de situações inusitadas, fez um grande trabalho com este filme, pois é chocante como entendemos tudo no final. E a animação termina com um gostinho de quero mais, muito gostoso! É um daqueles que você senta e fica horas assistindo e esquece do tempo.

Vocês sabiam que os roteiristas consideraram até 27 emoções diferentes, mas decidiram por cinco (Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva) para tornar o filme menos complicado. Algumas das principais emoções que acabaram sendo cortadas, incluiam Surpresa, Orgulho e Confiança. A cena épica do jantar (Dúvido que nunca tenha acontecido com vocês!), onde a mãe de Riley diz "Não é verdade, querido?" para chamar a atenção do cônjuge, veio da própria experiência de Pete Docter. 

Uma ótima animação! Agora vamos ser sinceros, teve uma cenas tão tristes que achei até meio forte pra crianças...Principalmente porque vai mexer muito no mundinho delas, mas cada um, cada um. Para os adultos é diversão na certa, com algumas cenas hilárias ! #BomFilme.

Assistiu ? Gostou da resenha? Comenta aí!



Título: Divertida Mente
Elenco: Amy Poehler, Bill Hader, Mindy Kaling, entre outros.
Direção: Pete Docter
Gênero: Animação, comédia
Duração: 102min
Classificação: 6 anos
Avaliação: 



3 comentários :

  1. Oi Vivi, tudo bom?
    Gostei da resenha sim, mas ainda não assisti ao filme, apesar de querer muito. É uma pena que na minha cidade não tenha cinema, então vou esperar sair em boa qualidade na internet para poder assistir.
    Não sabia que o filme tratava dessas emoções... A Nojinho é a verde, né? Achei ela um amor no trailer do filme.
    Enfim... espero poder assistir logo! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Jéssica !
    Obrigada pelo comentário. A nojinho é muito engraçada ! Você vai gostar dela na animação ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi eu amei a resenha, porém ainda não assisti o filme, só que eu gostei tanto da sua resenha que logo após esse comentário eu vou assistir o filme, e resenhar ele também no meu blog. ;)
    Ps: Sua resenha foi super bem feita e me deu aquela vontade de assistir o filme. (Olhando o trailer achei a nojinho e a alegria umas fofas) <3

    ResponderExcluir