{Resenha} A Zona Morta



Título: A Zona Morta
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
ISBN: 9788573028829
Número de Páginas: 492
Ano: 2007
Classificação: 

Jonny Smith é um simplório professor secundário, acorda de um coma de cinco anos aparentemente sem sequelas, a não ser por uma área de seu cérebro danificada, que o impede de reconhecer certos objetos. Os médicos dão a essa área o nome de Zona Morta.
Mas a zona morta abriga muito mais do que memórias esquecidas. Por conta dela, Johnny desenvolve o poder de prever o futuro. Isso támbem é sua condenação - nela cresce um tumor que rapidamente suga suas energias.
Após conhecer Greg Stillson, um inescrupuloso candidato a deputado, Johnny tem terríveis visões do político como presidente dos Estados Unidos e o país mergulhando numa guerra nuclear. Perturbado, ele terá que enfrentar o difícil dilema: sofrer em silêncio, sabendo das tragédias que virão, ou matar Stillson, numa desesperadatentativa de impedir a catástrofe prenunciada.

Saindo um pouco da atmosfera do terror, essa obra do King apresenta apenas uma ficção, de um dos assuntos que constantemente nos deparamos quando pesquisamos sobre espiritualidade ou estamos em alguma crença religiosa: Prever o futuro! Isso acontece quando o professor Jhonny Smith sofre um acidente de carro, no qual passa cinco anos em coma.

Confesso que a primeira vista, a sinopse me pareceu um tanto clichê. Já li e assisti diversas histórias que o protagonista entra em coma e explica toda a mudança em sua vida nesse meio tempo, porque esse tipo de história é sempre interessante aos olhos do leitor. Entretanto, Stephen King guia a obra com enorme eficiência para desviar do "mais do mesmo" e, como sempre, demonstra toda sua maestria na arte de escrever histórias e na profunda descrição de cada personagem de características diversas.

A obra é um tanto triste pelo fato do relacionamento do protagonista não ter dado certo por conta do acidente. Porém, o foco do livro é Jhonny tentando impedir que o político Greg Stillson se torne presidente dos EUA, pois, como constantemente aparece em sua visão, haverá uma guerra com enormes proporções, junto de graves consequências para a humanidade. A primeira aparição do político se passa quando um cachorro morde sua perna e ele chuta o animal até a morte, em que já fica bem explícito o tipo de pessoa que ele é.

Como disse anteriormente, essa obra leva ao gênero com maior drama do que o terror e susto que estamos acostumados da lenda do medo Stephen King, o que nos leva a uma forma de escrita mais profunda da literatura convencional que geralmente temos do autor.

Além do livro, a obra também teve adaptação para o cinema, dirigido pelo diretor David Cronenberg e um curto seriado, com a tradução porca de "O Vidente", que passava no SBT e na televisão fechada, no entanto é um pouco arrastada pelo motivo de fazer a série ficar mais longa no decorrer das temporadas.

Espero que tenha instigado o leitor de alguma forma, pois é um livro que, com toda certeza, me prendeu do começo ao fim e conseguiu me emocionar muitas vezes.

0 comentários :

Postar um comentário