{Resenha} Half Bad



Título: Half Bad (Meia Vida #1)
Autor: Sally Green
Editora: Intrínseca
Tradução: Edmundo Barreiros
ISBN: 9788580575590
Número de Páginas: 304
Ano: 2014
Classificação: 

Nathan, filho de uma bruxa da Luz com o mais poderoso e cruel bruxo das Sombras. O adolescente vive com a avó e os meios-irmãos e é visto como uma aberração por seus pares. O Conselho dos Bruxos da Luz vê nele uma ameaça, que precisa ser domada ou exterminada. Prestes a completar dezessete anos – época em que todos os bruxos passam por uma cerimônia em que seu dom é finalmente revelado bem como sua denominação como bruxo da Luz ou das Sombras –, agora Nathan terá que correr contra o tempo para achar o pai, que jamais teve oportunidade de conhecer, e salvar a própria pele.

Temos diversos livros sobre bruxos e bruxas atualmente. Uns são passados dentro de escola de bruxaria, outros são numa cidade pacata de interior e por aí vai. Mas você já pensou como seria juntar bruxaria numa sociedade parcialmente distópica? Sally Green nos mostra nas páginas de Half Bad como se faz isso, de uma forma bem pensada, juntamente com um destaque para relações familiares e amigáveis.

Aqui em Half Bad os bruxos vivem entre os humanos, mas sem a ciência completa deles. Habitam os mesmos bairros, frequentam as mesmas escolas, os mesmos lugares, mas sempre em sigilo, para não causar alvoroço e problemas. Além disso, os bruxos também são divididos entre Luz, Sombra e meio-sangue, que é definido a partir do nascimento, dependendo da originalidade dos pais, e confirmado aos 17 anos, época em que todos os bruxos passam por uma cerimônia em que seu dom é finalmente revelado bem como sua denominação como bruxo da Luz ou das Sombra.

Nathan é um garoto, filho de uma bruxa da Luz com um bruxo das Sombras, mas não pense que é qualquer bruxo das Sombras, pois é o mais poderoso. Sua mãe ficou grávida dele, mas não desejadamente, resultando numa repressão durante a criação do garoto. O pai nunca teve contato nenhum com o filho, pois está sumido, fugindo por conta dos demais delitos e assassinatos que comete. Depois de alguns anos a mãe morre, sendo que uma das últimas palavras foram que desejara ter matado Nathan, por conta do pai que ele tem. Já dá para ter uma ideia de como o crescimento do menino: uma mãe que o despreza e um pai ausente.

Após a morte da sua mãe, Nathan passa a viver com a sua avó, juntamente com os seus  meio irmãos Jessica, Arran e Deborah, pois são de pais diferentes. Diferente do tratamento que o garoto recebia da mãe, todos da família, menos Jessica, que o despreza igualmente, tratam Nathan com bastante carinho, principalmente Arran, que tem uma relação praticamente inseparável com o meio irmão.

O garoto até poderia ter tido uma vida normal, se não fosse por conta do pai que ele tem. Sendo filho do maior bruxo das Trevas, os outros bruxos os consideram uma aberração, enquanto o Conselho dos Bruxos da Luz considera Nathan um ameaça que precisa ser controlada. A partir disso, várias leis e regras são criadas para filhos de Bruxos da Luz com Bruxos das Sombras (apenas Nathan), para domar e controlar o garoto, pois há o medo do garoto se transformar em Bruxo das Sombras e ir atrás do pai.

Após saber um pouco da verdade sobre o seu passado e o real motivo do Conselho estar criando essas regras, o garoto foge para tentar achar o seu pai para salvar a própria pele das ameaças do Conselho.

Começamos o livro com uma parte que não é o começo, mas o meio. É um daqueles começos que temos em séries de tv, principalmente, em que o episódio tem o seu início com uma cena de tensão ou curiosa e depois volta no tempo, pra explicar como aquilo aconteceu. Aqui em Half Bad temos Nathan preso numa gaiola no meio da floresta e só saberemos o porquê depois.

Além do começo inusitado, vale ressaltar que a magia não é o destaque do livro de Sally Green. Ao invés de feitiços e duelos mágicos, aqui temos, como principal conflito, as indagações de Nathan sobre sua família e sua preocupação com ser ou não bruxo das Sombras e se isso realmente seria ruim se acontecesse. O que é realmente ser mau? Você está destinado a ser mau só porque o seu pai também é considerado mau? Assim como no filme Descendentes, da Disney, há também a reflexão sobre a maldade em Half Bad.

O enredo é muito bem construído por Sally Green. Divido em partes e com capítulos pequenos, a autora consegue fazer com que o leitor se sinta instigado pela leitura, principalmente durante a parte dois, que é quando Nathan conta toda a sua trajetória até parar na jaula que se encontra no começo do livro.

Agora chega de falar, porque já falei demais, não é mesmo? Gostei muito de Half Bad! O livro se mostrou algo muito diferente do que eu esperava, que seria algo mais como Harry Potter ou Dezesseis Luas. Com várias reflexões e cenas de ação, acompanhamos a trajetória de Nathan, um garoto que sofreu com o desprezo da sua mãe e que anseia pela atenção do pai, em encontrar uma maneira de salvar sua vida que está ameaça pelo Conselho de Bruxos da Luz. Só não ganhou 5 estrelas porque algumas partes do livro são realmente confusas.

25 comentários :

  1. Oii, tudo bem?
    Não gosto de bruxos e bruxas mas está de parabéns por resenhar tão bem a história de como ele passa :D
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Ola eu adoro magia e esperava que fosse mais focado em magia e poderes, mas mesmo assim o livro me chamou atenção. Dica anotada. A capa está muito bonita. Estou curiosa com relação ao pai do bruxo. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. adorolivro de bruxos e bruxas nunca, li um livro desse tema o onde o personagem p0ricipal é o mocinho!

    ResponderExcluir
  4. Gostei dessa capa, e tenho muita vontade ler esse livro

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a capa e mais ainda a história.
    Um livro totalmente diferente do que já conheci.
    A sua resenha está maravilhosa.
    Assim que puder quero ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie.

    Vi vocês falando deste livro no grupo, porém, não é algo que chame a devida atenção para que eu leia e goste da obra, mas vou colocar na lista pois quem sabe um dia mudo de ideia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa!
    Fiquei curiosa para conhecer como a autora desenvolveu esse lance de bruxaria e a sociedade parcialmente distópica.
    O livro contém elementos que me agradam, pretendo ler!
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já li vários comentários positivos e negativos sobre esse livro, então acabo ficando em cima do muro. Como não sou chegada a livros com essa temática, é uma leitura que não faria no momento, talvez futuramente faça.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro, mas AMEI a premissa.
    Adoro livros que envolvem bruxos, ainda mais quando é essa coisa de Luz e Sombras.
    Já me conquistou.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi oi!
    Já conhecia Half Bad e mesmo sem saber muita coisa sobre ele já estava na minha wishlist, e bom, se antes já queria, agora preciso ler!
    Bruxos sempre me conquistam e ainda com toda essa história de luz e sombras e tudo mais, me deixa mais curiosa ainda.
    Gostei de saber que começa pelo meio, acho uma forma legal de prender o leitor, e como odeio parar no meio de capítulos, gostei de saber que não são muito longos.
    Espero poder ler em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Wow, gostei de conhecer melhor o livro. Perdi a chance de comprá-lo por 10 reais em uma livraria, porque achei que não gostaria. A verdade é que, no meio sobrenatural, os bruxos são a categoria que menos curto. Apesar disso, gostei da reflexão sobre maldade e desse teor distópico.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já ouvi falar desse livro, a capa dele é muito interessante, uma amiga minha estava doida para ler ele. Eu não sabia ainda sobre o que falava, descobri agora que é sobre bruxos... combina com o nome haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olha eu já vi esse livro para puxar em ebook, mas até então eu não tinha me interessado. Pensei que era um livro de terror ou algo do tipo sabe? Mas pelo que você falou eu gostei bastante. Acho que vou pegar para ler, porque me pareceu ser uma história envolvente. Quero saber o que acontece com o personagem durante a história, mas o problema ai é que você disse que tem umas partes que são confusas né? Eu estou lendo um livro que está acontecendo o mesmo comigo. Tem hora que não entendo e tenho que voltar para poder ler novamente, mas eu acho que as vezes foi traduzido de uma maneira diferente, seilá...Mas eu vou anotar a sua dica com toda certeza.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-mago-de-camelot.html

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    De início não fiquei animada para ler esse livro, estou deixando livros com "seres sobrenaturais" um pouco de lado. Mas ver que é um pouco puxado para distopia e que o enredo é bem construído me deixou bastante curiosa para ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem???
    Bom eu não curto muito a mistura de magia com a distopia... ou posso até curtir se o enredo for bem escrito e chamar muito a minha atenção... lendo sua resenha na verdade fiquei imaginando um filme, assim eu poderia conhecer a história assistindo, porém a leitura do livro não me cativou, não sei me senti confusa com a indagação do personagem e não ter muito foco na magia e nos poder da luz e trevas... desta forma eu não me senti interessada... xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Que blog lindo o seu, não conhecia ainda. Sempre tive curiosidade em ler Half Bad e agora mais ainda, pois estou no clima de leituras com seres sobrenaturais... Parabéns pela resenha.

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de fantasias com bruxos e bruxas, mas posso dizer que essa resenha e essa capa me chamam a atenção
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Adoro livros de fantasia então esse já me conquistou! A promissa é muito boa e a sua resenha ficou maravilhosa ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha do livro que leio e gostei bastante do que vi. A historia parece ser fantastica e o protagonista cativante. Com certeza está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lucas, tudo bem?
    Já tinha visto tu falar do livro, mas ainda não o conhecia e nem sabia sobre o que se tratava a história. Quando comecei a ler sua resenha, imaginei que fosse algo como Dezesseis Luas, e imagina a minha surpresa ao saber que tu falou que não tem nada a ver (mas ficaria feliz se tivesse a ver com hp <3 daksldaçl~çdffl). É um fato bem interessante que a autora não trate tanto da magia em um livro fantástico, mas sim das relações familiares. Gosto quando a atenção da autora é voltada para todas as coisas, como em Half Bad. Espero poder ler logo.
    Beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito dessa temática de Bruxos, e você citar que é como uma das histórias de Harry Potter me deixou bastante curiosa, já que é minha saga favorita. Achei bacana tratar do menino ir em busca do pai, e não em aprender usar os poderes ou coisas do tipo, pois fica algo diferente.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    O livro padece ser bem diferente. Gostei da premissa, da capa e confesso que sua resenha que por sinal está otima, me deixou com vontade de ler o livro.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Ei, tudo bem?
    Já vi algumas resenhas desse livro e estou bem curiosa para lê-lo. A premissa é muito interessante e intrigante, e bem diferente do que imaginei que seria. Espero poder lê-lo em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  24. Um já havia visto esse livro por ai, mas não havia me interessado por ele, meio que deixei passar. Porém adorei sua resenha e acho que isso vai me fazer dar atenção a ele. Espero poder lê-lo em breve.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  25. Olá, eu já ouvi tanta coisa desse livro que fico bem curiosa, apesar dele não ser do estilo de leitura que estou acostumada, eu daria uma chance a ele já que a trama chamou bastante minha atenção :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir