{Resenha} Lugares Escuros



Título: Lugares Escuros
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Martins
ISBN: 9788580575910
Número de Páginas: 352
Ano: 2015
Classificação: 
Skoob

Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.
Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?
Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Acho que todos já conhecem Gillian Flynn através de Garota Exemplar, e, quem não conhece, trate de conhecer, porque sim. Eu mesmo tive o primeiro contato com a autora por Garota Exemplar, me encantei e senti a necessidade de conhecer mais do seu trabalho. Eis que surge Lugares Escuros, um thriller de tirar o fôlego.

O enredo gira em torno de Libby Day. Quando tinha sete anos, a garota teve sua mãe e duas irmãs brutalmente assassinadas e o principal suspeito era Ben, seu irmão de quinze anos. O depoimento da garota foi o principal motivo de Ben ir parar atrás das grades, pois confirmava a culpa do irmão.

Depois de vinte e quatro anos, hoje com trinta e um, a garota ainda não superou o acontecimento. Não tem amigos, nunca foi ver o irmão na cadeia e tenta, em vão, esquecer o que lhe aconteceu na infância. Nunca trabalhou, apenas viveu com o dinheiro que as pessoas caridosas doavam por conta da crueldade do caso e do dinheiro resultante das vendas livro que "escreveu". Mas um dia o dinheiro acaba.

Libby recebia de vez em quando algumas propostas de palestras e bate-papo que lhe resultava em algum dinheiro, mas isso estava sendo cada vez mais escasso. Um dia, depois de receber umas correspondências, abriu um envelope e leu uma mensagem de um suposto Lyle, que poderia resultar em mais dinheiro.

Lyle fazia parte de um clube que investigava assassinatos como hobby, chamado Kill Club. Entre vários assassinatos, ele fazia parte do grupo que investigava o caso da Família Day. Depois de Libby entrar em contato pensando no dinheiro, Lyle diz que se trata de uma participação no Kill Club, responder algumas perguntas e, se ela quisesse, vender alguns pertences de sua família para os participantes. Ela, desperada por dinheiro, aceita.

Chegando lá, Libby é confrontada por pessoas com teorias diferentes sobre o caso, mesmo com o seu irmão na cadeia há 24 anos. Pessoas acreditam que o garoto é inocente e possuem ótimos argumentos para defender isso. A garota, hoje já uma mulher, começa a refletir sobre o assunto, sobre aquele dia, sobre o que ela realmente viu, sobre o que testemunhou, e depois a se perguntar coisas que nunca pensara, coisas que a levam a pensar se seu irmão é realmente culpado, fazendo ela começar a investigar, principalmente porque receberia dinheiro dos integrantes do grupo por isso.

Podemos dizer que a investigação de um assassinato não é algo muito inédito do gênero, não é mesmo? Mas devemos lembrar que aqui não há polícia. Quem investiga o passado é uma mulher traumatizada por um cruel assassinato de sua infância, com uma mente escura, cheia de problemas e que não possui totais respostas sobre o que aconteceu. Não é uma pessoa comum ou com habilidade de investigações, mas uma mulher totalmente problemática.

Gillian Flynn nos presenteia com a sua escrita maravilhosa novamente. Com o seu jeito peculiar e um pouco cruel, a autora constrói personagens muito bem desenvolvidos, totalmente complexos e com a sua dose de problemas. Eu sou fã da ousadia da autora e a sua não preocupação em citar certos detalhes e assuntos. 

Além de acompanharmos a investigação de Libby no presente, Gillian também nos apresenta o dia 2 e a noite de 3 de Janeiro de 1985, quando ocorreu o assassinato. De uma maneira gradativa e cronológica, somos apresentados a diferentes prontos de vistas de Ben Day e Patty Day, a mãe, durante o dia. Somos apresentados aos acontecimentos de precederam o brutal assassinato. Confesso para vocês que isso fez com que eu tivesse vários suspeitos, mudando de ideia em diversos momentos, sendo possível descobrir sozinho algumas coisas só no final do livro. Ponto para Gillian no suspense e no mistério!

Fazendo sua marca no ramo editorial com Garota Exemplar, Gillian Flynn nos prova que não é autora de um sucesso só. Ela mostra que tem talento no gênero, confundindo o leitor, enganando-o durante as páginas. Aconteceu com Garota Exemplar e aconteceu com Lugares Escuros. Recomendo para quem gosta de um bom mistério e que não se preocupa com ousadia da escrita de Gillian.

O livro foi adaptado para o cinema e o filme teve sua estreia no dia 18 de Junho desse ano. Ainda não assisti o filme, mas assim que o fizer, trarei minhas opiniões para você. Estou torcendo para ser tão bom quanto o livro e tão bom quanto a adaptação de Garota Exemplar.

0 comentários :

Postar um comentário