{Resenha Premiada} Vango: Entre o Céu e a Terra



Título: Vango: Entre o Céu e a Terra (Vango #1)
Autor: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
Tradução:  Maria Alice Sampaio Dória
ISBN: 9788506077481
Número de Páginas: 360
Ano: 2015
Classificação: 
Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Quando a editora Melhoramentos entrou em contato com o blog para oferecer o livro, me interessei pela trama, ainda mais por se passar no período do fim da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda, mas confesso para vocês que eu não tinha muitas expectativas. Só que, às vezes a gente se surpreende. E eu me surpreendi com Vango: Entre o Céu e a Terra.

Vango foi achado nas Ilhas de Salina quando era pequeno, juntamente com Mademoseille, que o criou e o educou. Supostamente, o navio que eles estavam havia sofrido um naufrágio e foram levados pelo mar para lá. Se instalaram e Vango cresceu lá, em meio aos animais e natureza, quase sem contato com outros seres humanos.

Durante um passeio pelas Ilhas, Vango descobre um Mosteiro, onde encontra amigos, e lá se instala por um período, desejando se tornar padre um dia. Aos 14 anos ele se dirige a Paris com a finalidade de cumprir o seu desejo, porém, no meio da cerimonia, Vango é solicitado pela polícia como suspeito de algum crime, enquanto ao mesmo tempo, é perseguido por alguém que quer lhe tirar a vida. Isso faz com que o garoto fuja temendo por sua vida e desejando saber o porquê daquilo ter acontecido, o porquê de alguém querer tirar sua vida, o porquê da polícia estar atrás dele.

O garoto, no meio de sua fuga, acaba descobrindo que o seu amigo e protetor padre Jean foi assassinado e que o principal suspeito é ele. Agora, além de ter alguém querendo tirar sua vida, o garoto também tem a polícia em seu encalço. Só resta fugir e buscar respostas.

Além de Vango, temos muitos outros personagens muito importantes ao longo da história. Um deles é Ethel, uma garota que tem sua primeira aparição na cerimônia de Vango e presencia a fuga do garoto. Os dois têm um passado, que é revelado ao decorrer das páginas, e a garota também dá início a uma investigação em busca de respostas para aquilo que ela viu. Outro é Hugo Eckner (que realmente existiu), amigo do passado de Vango, que é dono de um dos dirigíveis mais influentes da história, o Graf Zeppelin. Personagens é o que não falta em Vango: Entre o Céu e a Terra, podendo causar até certa confusão durante a leitura.

Vango desconhece o seu passado e nós também. É um mistério tanto para o garoto quanto para o leitor. Thimothée agiu muito bem em tornar Vango um mistério dentro de um mistério. Isso faz com que o leitor leia um capítulo adquirindo perguntas e lacunas em branco que serão respondidas (ou não) nas próximas páginas. A leitura é bastante instigante e intrigante.

A edição da Melhoramentos é muito linda e incomum. Começamos pela fonte, que não possui a cor preta como estamos acostumados, mas sim a cor bordô, um vinho. A capa, como vocês podem observar, parece uma obra de arte. O livro é dividido em três partes, e cada uma delas é dividida por uma folha também na cor bordô. Além de tudo isso, há também a presença de imagens, fotos e mapas no meio dos capítulos e, no final do livro, há um adendo sobre a realidade presente no enredo de Vango: Entre o Céu e a Terra.

Sendo o primeiro volume de uma duologia, acabamos a leitura com o mistério não resolvido, o que é um ponto muito positivo, pois a necessidade do segundo volume é imediata. Como havia dito, a leitura me impressionou muito, pois se mostrou um thriller bem complexo, mas, ao mesmo tempo, muito bem estruturado. Espero o segundo volume com muita ansiedade e recomendo este para qualquer um!

Gostou da resenha e quer ganhar o livro + marcadores? Basta preencher o formulário corretamente para participar! Vale lembrar que na opção "Visit ... on Facebook" é necessário curtir a página. Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

31 comentários :

  1. não muito o gênero de livro que estou acustumada a ler, mas gostei bastante da sinopse!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas! Tudo bom?
    Vango também foi uma grande surpresa para mim! Realmente adorei a história e não vejo a hora de ler o segundo.
    Concordo que a edição está linda! O bordô da fonte caiu muito bem naquelas páginas cor de areia. Só o que me irritou um pouco foi a concordância verbal, de resto, mais nada.
    Adorei tua resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sempre que vejo essa capa sinto vontade de ver melhor, mesmo já vendo várias vezes, a capa já me ganhou. A sinopse também me conquistou, quero ler. Agora foi a resenha que terminou o trabalho

    www.poyozodance.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  4. Olá já conhecia o livro mas ainda não li, sou super a fim dele e lógico que estou participando do sorteio =D

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar neste livro, mais nunca tinha parado para ler a sinopse, ele me interessou bastante.Estou participando do sorteio, vai que a sorte está ao meu lado dessa vez?! Hahaha

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas!
    Eu já conhecia o livro pelo título, mas ainda não tinha parado para ler uma resenha... Agora fiquei bem curiosa! Gosto de livros que se passam no período entre guerras e Vango parece ser uma ótima opção, ainda mais por ter esse ar misterioso. Isso sem contar que quero conferir essa edição, parece ser incomum mesmo.
    Estou participando da promoção!
    Abraços
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vejo muitas resenhas positivas sobre esse livro.
    A história parece ser bem interessante e prender o leitor do começo ao fim.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, comecei a ler Vango, mas diante de outros livros que estava louca para ler acabei deixando ele um pouco de lado. No entanto, ele não me pareceu um livro ruim, só um pouco lento para se desenvolver. Vou retomar a leitura em algum momento e espero gostar tanto quanto você. Alias, vc tem rasão a edição está espetacular e bem diferente do que estamos acostumados!

    ResponderExcluir
  9. O livro não faz muito meu tipo, mas achei sua resenha convincente e eu vou ler sim, já estou até participando do sorteio hehehhehhehee
    Adorei sua resenha, e a premissa do livro também é interessante :D
    Vou ler e depois te conto heim

    ResponderExcluir
  10. Oláa, eu também recebi o livro pela editora e estou louca para lê-lo, infelizmente estou sem tempo, mas logo que abrir um tempinho irei correr pegar para ler. Fiquei bem curiosa pela sua resenha, a premissa dele chama muito minha atenção :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu ameeei esse livro! Não esperava gostar tanto e acabei me surpreendendo MUITO com ele. A cada reviravolta e mudança de ponto de vista eu ficava vidrada, não conseguia largar a leitura por nada, hehehe! Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Já vi algumas resenhas dele pelos blogs, mas nunca tinha lido nenhuma resenha e confesso que fiquei intrigada. Parece que tem muita aventura, além de suspense e ação. Não sei se o leria no momento, porém achei super interessante a história.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser muito interessante, ainda mais pelo mistério do passado do protagonista, adoro livros assim pois conseguem nos prender porque ficamos loucos pra descobrir tantos porques.
    Espero que em breve eu possa lê-lo

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Gosto muito de histórias que se passam em alguma das guerras mundiais, e mais ainda os que conseguem pegar as duas ♥ Não dei muita importância para esse livro quando vi a capa dele no Facebook, antes de ler a sua resenha, mas agora já o quero!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Vi que muita gente recebeu o livro da Melhoramentos e gostaram bastante da leitura.
    Apesar do título não ter me chamado muita atenção, a premissa da história me deixou bem curiosa. Amo ler Thrillers e esse parece ser bem intrigante.
    Vou participar do sorteio, quem sabe não ganho...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não dava nada pelo livro mas pela sua resenha deve ser um máximo
    Adoro me surprender assim com um livro.
    Não sabia que era duologia como termina com o final em aberto vou esperar o segundo sair para começar a leitura.
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, vi muitas resenhas do livro e todas se não me engano positivas, a premissa me chama bastante a atenção e o leria sem pestanejar, vou aguardar a resenha do segundo volume para ver como essa história irá fechar.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu amei a historia.
    Serio, To sem palavras pra ela...
    A sua resenhar deixOu ansiosa pra ler este livro que eu nem conhecia.
    Amo qq coisa que tenha um pouco a ver com cristianismo então...
    Parabéns! 👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser muito bom. Já li várias resenhas sobre ele e todas de forma positiva elogiam a proposta. Já estou participando do sorteio, vamos torcer para ganhar uhull Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não muito o estilo de livro que leio, ma a história parece ser muito boa, quem sabe não ganho esse livro na promoção? ótima resenha!

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  21. Achei a edição muito bonita pela sua descrição, a sinopse me agradou muito, e após sua resenha aumentou minha vontade de ler, vou participar do sorteio, pois já quero esse livro!!

    ResponderExcluir
  22. Oii já li várias resenhas sobre esse livro, parece que é realmente muito bom, mas não é o tipo de livro que eu curto, por isso não sei se o leria.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Olá Lucas,
    Nunca ouvi falar desse livro e sua resenha me deixou super curiosa, já tenho uma história com livro que retratam acontecimentos das guerras ou que as mesmas sejam apenas um cenário e confesso que amei todos!!!
    Torcendo pra ganhar o Vango e ter mais essa linda história na minha lista.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  24. Lucas, eu quero muito ler esse livro, tenho lido sobre ele em outros blogs e a cada resenha é uma paixão que cresce em mim. Hahaha Vou participar do sorteio com certeza!
    Um abraço!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Já conhecia o livro mas ele não me chamou atenção, não sei se por questão de momento ou outra coisa...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  26. Oi Lucas, tudo bem
    Eu conheci esse livro em um evento e me interessei na hora, sou fã de história. Mas quando comecei a ler as resenhas, confesso que me surpreendi com a história de forma positiva, é muito mais do que eu esperava. Não vejo a hora de ler, já está na minha lista. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olha sinceramente eu gostei bastante da sua resenha. De tudo que o livro aborda, mas eu acho que não seria um gênero que eu pegaria para ler. Não faz muito meu tipo. Mas eu achei interessante mesmo assim. Poderia até pegar uma hora para poder conhecer, mas não sei se iria gostar sabe? Enfim... Mas parabéns pela sua escrita. Estou maravilhada pela maneira como resenhou o livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/especial-conhecendo-os-autores-4.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/especial-conhecendo-os-autores-4.html

      Excluir
  28. Olá!
    A história de Vango me encantou! Por todas as aventuras e reviravoltas, e a narrativa cinematográfica do autor, nos envolvendo cada vez mais durante a leitura. Aguardo ansiosamente pela continuação.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Não acreditooooooooo! eu já estava namorando esse livro dai você ainda faz essa resenha.. Omg! quero muito!
    ótima resenha, beijos
    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Estou muito feliz por ter sido sorteada!!!
    Já estou ansiosa para receber o livro!!
    Tinha quase dois anos que não ganhava um sorteio :)

    ResponderExcluir