{Resenha} Soldier: Leal Até O Fim



Título: Soldier: Leal Até o Fim
Autor: Sam Angus
Editora: Novo Conceito
Tradução: Julio de Andrade Filho
ISBN: 9788581634029
Número de Páginas: 256
Ano: 2015
Classificação: 
Skoob

Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.
Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.

Podemos dizer que muitos autores gostam de mexer com os sentimentos de seus leitores ao escreverem sobre as Guerras Mundiais, um dos maiores exemplos de livro com uma história passada nesse período é A Menina Que Roubava Livros, que rendeu até filme. Mas, às vezes, é legal conhecer um lado diferente desses períodos não muito felizes, não é mesmo? Sam Angus nos apresenta o trabalho canino presente na Primeira Guerra Mundial através das páginas do emocionante Soldier: Leal Até O Fim.

Acompanhamos a vida de Stanley Ryder, de apenas 14 anos. O garoto perdeu a mãe recentemente e seu irmão foi chamado para a Guerra, apenas lhe restando Da, seu pai, que está traumatizado pelas perdas e acaba ignorando e seu outro filho, e sua cachorrinha Rocket, responsável pela única alegria e companhia do garoto.

No período do cio, Rocket foge, o que deixa Stanley muito preocupado e Da raivoso. Quando ela volta para casa, está carregando filhotes em seu ventre. Da não aceita que sua cadela premiada e de raça pura dê à luz filhotes mestiços e passa a ignorar tanto o seu filho quanto sua cadela durante o período de gestação, não oferecendo nenhuma ajuda.

Quando a Rocket tem seus filhotes, Da decide os doar para os ciganos, ao invés de afogá-los. Stanley, mesmo não querendo, acaba aceitando a ideia do pai, mas na hora de entregar os cachorros, acaba ficando com um para si, o pequeno macho Soldier, deixando Da com muita raiva, fazendo que ele ameace o garoto de novo dizendo que iria afogar o cão.

No dia seguinte, Stanley acorda e percebe que nem Da e nem Soldier estão em casa e pensa na ameaça que seu pai havia feito no dia interior e sai à procura dos dois. Ele encontra seu pai perto do lado e presume que Soldier havia sido afogado. O garoto, sem pensar duas vezes, volta para casa, arruma suas coisas, e decide fugir de casa, mentir sua idade e se alistar no Exército em busca de seu irmão mais velho que se encontra no campo de guerra da Primeira Guerra Mundial.  

Depois de conseguir "burlar" o alistamento, Stanley vai para o campo e começa a trabalhar como Adestrador dos cães que serão responsáveis pela transmissão de mensagens quando a tecnologia e os pombos correios não forem possíveis no momento. É nesse momento que começa a cair a ficha do garoto sobre onde ele está e qual será sua responsabilidade seguinte.

Confesso para vocês que foi primeiro livro com "foco" em animais e na guerra que eu li. Já havia lido O Menino do Pijama Listrado, mas ele possui abordagem da guerra diferente da que encontramos em Soldier: Leal Até O Fim. Aqui temos o treinamento dos soldados, pelo menos o dos cães, temos o front, temos a barricada, as bombas, granadas, metralhadoras, mortes... Estamos em campo de batalha juntamente com Stanley, seu cachorro e colegas soldados, onde nada é fácil, onde você corre risco de morte a qualquer segundo.

Stanley e o leitor, mesmo que não literalmente, são provas de que a guerra muda a pessoa. Stanley com apenas 14 anos ingressa na guerra e, ao decorrer dela, amadurece de uma forma mais do que evidente. Nós, leitores, também podemos nos considerar "mudados" depois da leitura do livro, pois acompanhamos de perto a jornada do garoto como adestrador do exército, nos fazendo refletir sobre diversos assuntos, principalmente sobre amizade e família.

A edição da editora Novo Conceito está ótima. Folhas grossas e amareladas, letra num tamanho bom, com um espaçamento bem legal. Vale ressaltar que o livro é dividido em 3 partes: antes, durante e depois da guerra. Cada divisória das partes possui um fundo camuflado, dando um efeito muito legal. 

Com uma leitura rápida e confortável, Sam Angus nos leva através da Europa, na Primeira Guerra Mundial contra os alemães, sob os olhos de um garoto, que passou por maus bocados recentemente, na companhia de seu cão de guerra, com direito a momentos de tensão e muita emoção.

23 comentários :

  1. Olá
    Vi esse livro nos lançamentos da NC, mas não me interessei muito.
    Agora fiquei curiosa para conhecer todas as situações vivenciadas por Stanley e Rocket.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de ler esse livros, só de ver a capa já me desperta emoções.
    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. já tô com esse livro aqui e prevejo choro, porque não resisto a histórias tristes com cães TT_TT
    achei a capa tão linda, me empolguei pra ler desde que vi o lançamento...
    Sem contar que é ambientada n guerra [a primeira] e vemos mais histórias ambientadas na 2ª...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parece ser mesmo um livro diferente do que de costume do gênero, mas, mesmo amando cachorros, a história não me interessou muito. =/

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tem tudo para ser um livro muito bom, mas não sei porquê ele não me chama atenção. E olha que eu até acho que se ler vou gostar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas impressões. Confesso que não pensei em ler a obra, porque gosto do gênero biográfico quando o assunto é guerra e não ficcional. Mas parece que o autor foi brilhante ao apresentar o papel e a importância dos cães na guerra (algo que nunca ouvi falar). Sei que vou me emocionar... Haha. É claro que anotei a dica de leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas!
    Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia muito bem sobre o que era a história. Não li muitos livros que se passam durante períodos de guerra, nenhum com o foco nos treinamentos, muito menos nos animais... Parece ser um livro muito lindo e com certeza emocionante, espero conseguir ler!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, tudo bom?
    Eu até pensei em solicitar esse livro para a Novo Conceito quando vi ele nas news, mas depois me veio aquela coisa de "livro de cachorro, sempre a mesma história, a mesma coisa". E depois da tua resenha, fiquei me sentindo meio que decepcionada por não ter solicitado. Não só pela amizade do cão com o dono, mas também porque você disse que o autor fala bastante da guerra em si, do campo de batalha e até mesmo dos soldados em especial.
    Gostei da resenha!
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  9. Oláa, eu estou com esse livro para ler aqui em casa, mas só não peguei ainda por falta de tempo, pois estou super curiosa. Parabéns pela sua resenha :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    EU confesso que não sou a maior fã desses livros sabe?
    Sempre acho um tema um pouco mais pesado para o que eu quero ler, pelo menos no momento. Fico muito feliz em ver que o autor conseguiu de maneira satisfatória te prender e surpreender durante a leitura;
    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Quero ler, mas ao mesmo tempo, não quero. Não suporto ver animais sendo maltratados. E se o Da realmente afogou o filhote, cara, já estou com ódio dele. O legal dessa história é que o autor conseguiu transmitir como é estar em uma guerra, ele faz com que o leitor se transporte, se imagine como um verdadeiro soldado. Excelente resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não sou muito chegada em livros de guerra não, pode parecer bobo, mas essa temática meche muito comigo e acabo ficando muito mal, então acho que vou passar um pouco longe desse livro, mas mesmo assim vou indicar para meu marido, que curte essa temática

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Fiquei curiosa pelo livro, Primeira Guerra é um tema que vejo sendo pouco abordado em obras em geral, o maior foco costuma ser na Primeira, mas confesso ter ficado curiosa com esse livro, a capa é linda e a história parece ser interessante.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Esse não é um livro que leria por vontade própria, mas depois da sua resenha estou pensando em fazê-lo. Pensei que fosse apenas uma história feita pra chorar, mas pelo que você disse, percebi que é muito mais que isso.
    Beijos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas, tudo bem?
    Tenho acompanhado resenhas positivas sobre esse livro, mas ainda não foi o suficiente para despertar meu interesse. Não curto esse tipo de história, mas quem sabe no futuro eu possa dar uma chance.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas, tudo bem
    Já vi alguns filmes de guerra, todos eles são impactantes e mexem com o nosso emocional mesmo. Inclusive, já vi um que abordava o serviço com os cães. Então, quando vi o lançamento desse livro, fiquei bem curiosa, ainda mais que o nosso "soldado" tem um papel importante par ao protagonista. Deve ser uma linda história, e pelo visto leve. Dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Adorei sua resenha, mas depois de Marley não leio nenhum livro que tenha cachorros na história. Me acabo de chorar se acontece alguma coisa com o bichinho. A pesar do livro abordar um assunto bem interessante, não sei se vou ler ainda. =/
    Bjus
    Ju - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  18. Oii

    Adorei a resenha, o livro me interessou, mais não sei se quero voltar a ler livros com cachorros, pois na maioria das vezes eu fico em prantos Rsrs

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro varias vezes, mas em nenhum momento passou pela minha cabeça que a historia do livro fosse essa, eu devo admitir que se não tivesse lido a sua resenha nunca que iria me interessar pelo livro rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Que bom que você gostou do livro. É uma história emocionante, mas não consigo ler livros que foquem em animais. Mas pra quem gosta deve ser uma ótima pedida.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, boa noite!

    Estou com esse livro em casa já, coloquei ele na listinha dos que quero ler ainda esse ano e agora, depois de ler sua resenha, acho que vou passar ele na frente de alguns outros. rs
    Gosto de histórias que tenham animais junto e tals.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Ei, tudo bem?
    Gosto muito de livros tratados na guerra, mas não gosto quando colocam animais no meio. Por isso não tenho vontade de ler o livro. Mas parece ser uma história emocionante e espero que quem leia curta tanto quanto você.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Livros com que se passam na épocas das guerras mundiais me agradam bastante, estou com esse livro aqui em casa pra ler, mas ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura. Sua resenha me deixou muito curioso.

    Abçs
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir