{Resenha} O Torreão



Título: O Torreão
Autor: Jennifer Egan
Editora: Intrínseca
Tradução: Rubens Figueiredo
ISBN: 9788580571905
Número de Páginas: 240
Ano: 2012
Classificação: 

Danny é um nova-iorquino viciado em celular que, entre outros estranhos talentos, consegue detectar na própria pele se um lugar tem sinal de internet wi-fi. Quando seu primo Howard, de quem havia se afastado após uma brincadeira de mau gosto na adolescência, o convida para conhecer o castelo europeu que comprou e está reformando com a intenção de transformar em hotel de luxo, Danny acha que é uma boa oportunidade para retomar o contato e ao mesmo tempo fugir da confusão que arrumou em seu último emprego. Ao chegar lá, no entanto, as coisas começam a ficar estranhas. O torreão do castelo, que serviu de fortificação durante muitos séculos e resistiu a diversas tentativas de invasão, ainda é ocupado pela antiga proprietária - uma baronesa sinistra que parece velha demais para estar viva. Uma piscina mal-assombrada e um traiçoeiro labirinto subterrâneo completam a aura de mistério do lugar. Quando o pânico toma conta de Danny, ele descobre que a "realidade" pode ser algo em que não consegue mais acreditar. De maneira inventiva e subvertendo os limites entre fantasia e realidade, Egan constrói uma história que prende o leitor a cada página e nos faz ter vontade de reler o livro muitas vezes.

Imagine que você acabou de ganhar uma passagem para a Inglaterra, com estadia paga para passar uma longa semana de férias dentro de um castelo medieval, a vista do seu quarto é linda, você admirará belas montanhas, duas pequenas cidades e um bosque inigualável. Você também terá a chance de conhecer o lado histórico do lugar, seus labirintos, masmorras e até mesmo um torreão (o local mais seguro de um castelo), e para relaxar você poderá se deliciar na piscina toda enfeitada de mármore e você não é obrigado a falar com os outros hóspedes, afinal você estará lá pelo seu bem-estar. Mas, para poder aproveitar tudo isso, você só precisa aceitar uma condição: todos os seus aparelhos eletrônicos ficarão em um cofre e você não terá acesso a eles durante sua estadia, pois isto também faz parte da desintoxicação de sua vida.

Ray está preso e vive uma realidade bem diferente da apresentada acima, tem um louco como colega de cela, dorme em uma cama de cimento e tudo o que faz gira em torno de escrever sobre as vozes que estão em sua cabeça.

Essas vozes (e algumas aulas de literatura na prisão) o inspiraram a escrever uma história, muito enigmática e cativante, ele coloca para fora tudo o que vem a mente, e assim nasce Danny, um americano extremamente estranho, que apesar de ser uma pessoa muito popular, sua vida se resume apenas no que é apresentado em suas redes sociais, sem seu celular Danny se torna um nada.

O jovem Danny embarca em uma jornada rumo a Europa, onde seu primo e velho companheiro de infância comprou um castelo e o está reformando para transformar em um hotel bem diferente. Coisas estranhas e enigmáticas acontecem por lá, uma tensão extrema paira no ar daquele lugar. Danny tenta ser útil ao máximo, mas como não pega sinal de celular por lá ele também acaba não funcionando direito.

Comparando a triste realidade de um sujeito viciado em aparelhos eletrônicos e "sem sucesso" na vida com a de seu primo Howard, um rico muito bem sucedido, Danny começa a se sentir deslocado e tenta ocupar a mente tentando desvendar as coisas diferentes que acontecem por lá.

Você lê, lê e lê, até descobrir o estranho elo entre Ray e Danny, como suas vidas se conectam, vai muito além da ligação entre autor e personagem. Egan consegue fazer com que nós leitores, construamos uma ideia sobre seu livro, e depois ela o desconstrói em nossa mente e constrói novamente de um jeito totalmente diferente.

Sabe aquele momento que você para pra pensar se o que você faz da sua vida realmente vale a pena? Se você está dando prioridade para o que merece ou se está valorizando o que é passageiro? Sabe aquele momento que te faz duvidar da extrema confiança que você deposita em um pequeno aparelho eletrônico? É isso que o torreão provoca em você.

O Torreão me deixou refletindo durante muitos dias, e eu não consegui pegar outro livro para ler até eu entender tudo o que acontece neste livro. Dá vontade de pegar e reler várias vezes para ter a certeza que foi realmente AQUILO que aconteceu. Já imagino uma adaptação cinematográfica fora da realidade!

Jennifer Egan merece ser lida, com toda a certeza assim que eu topar com algum outro livro dela eu pegarei para ler. Convido todos vocês a fazerem o mesmo.

Já leu O Torreão? Se sim, me conta o que achou pra gente poder conversar sobre ele. Se não, não perca tempo, leia logo, você não sabe o que está perdendo!

58 comentários :

  1. Oieee.
    que livro incrível!!!!!!!!!!!!!!
    Adoro livros que me fazem refletir, pensar na minha vida. Vou procurar comprar esse livro. ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é realmente incrível! Demorei pra conseguir associar tudo o que ocorre nele. Você vai amar.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  2. Olá! :D
    Nunca li nadinha da Jennifer Egan =/
    Tenho muita curiosidade sobre a escrita dela, visto que só leio resenhas positivas de sua obra, estou apenas aguardando uma c$ance de adquirir os livros...rsrs
    Muitos livros, pouca grana para todos que desejamos, não é?
    Enfim... adorei sua resenha, suas impressões me passaram a maior positividade e vontade de saber como é a história inteirinha, obrigada pela dica.
    Beijos!
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2015/11/resenha-pulsacao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita a Black Friday, rsrsrs. Eu comprei a minha edição por menos de R$6,00, vc acredita? Às vezes não damos valor para os livros que as lojas vendem por muito abaixo do preço, mas vale a pena arriscar, no meu caso valeu muito a pena!
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  3. Oi
    Quem vê a capa nunca imagina que o livro é sobre esse assunto.
    Eu toparia fácil. Apesar de amar meus eletrônicos, conseguiria ficar afastada.
    Amei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, mas depois da leitura concluída, a capa com o interior do Torreão faz todo o sentido.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  4. Parabéns pelo trabalho e dedicação, adoro resenhas!

    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha eu não conhecia esse livro, mas sinceramente curti bastante
    a trama da estória. Me parece ser bem interessante e também parece
    algo que nos faz refletir pelo que você contou. Mas só de se tratar de um castelo medieval já chamou minha atenção e estou hiper curiosa. Espero poder gostar. Eu vou anotar a dica!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/cronica-o-mundo-desabando-e-gente-se.html

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia este livro, mas me interessei por ele assim que li sua resenha. Um dos motivos é porque venho pensando muito se o meu estilo de vida vale a pena ou não. Estou analisando toda a minha trajetória. Este livro chegou em boa hora e vou lê-lo antes de acabar o ano. Muito boa a resenha. Beijos.

    http://jusemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, esse livro me fez muito bem, eu realmente parei pra pensar se eu não to gastando a minha vida me dedicando a um aparelho, sendo que o que eu realmente deveria estar fazendo era aproveitando com minha família e conhecendo novos lugares.
      Depois que ler me conta o que achou.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  7. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, Achei a história muito interessante e com certeza entrará para minha lista de leitura.
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste, fico feliz em ter te apresentado essa obra.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  8. Olá!
    Nunca li nadinha da Jennifer Egan, mas sinceramente curti bastante
    a trama da estória. Me parece ser bem interessante e também parece
    algo que nos faz refletir, pensar na minha vida.
    com certeza entrará para minha lista de leitura.
    bjsss.
    http://www.conversandocomolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi. eu nunca tinha visto esse livro, ao menos, não recordo. Gosto quando chego em blogs e encontro resenhas de livros diferentes... <3
    Bom, eu gostei muito da capa, mas se fosse apensas pela sinopse, jamais leria, passou a ideia clichê, no entanto, sua resenha me fez mudar de opinião...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber do resultado da minha resenha. Se for ler espero que goste!
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  10. Já ouvi falar desse livro meio por alto, nunca parei para saber mais sobre ele realmente, gostei muito de sua resenha. E achei a premissa do livro mega interessante. Lerei assim que tiver uma oportunidade ;)
    bjs
    www.notinhasderodape.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana. A capa conseguiu chamar minha atenção, pois não conhecia o livro. Lendo sua resenha eu fiquei bem interessada em lê-lo. Caso eu consiga uma chance de ter ele para ler, não irei perder a oportunidade.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele sempre tá bem baratinho na Americanas, aproveita a Black Friday. ;)
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  12. Olá!

    Não o conhecia, mas gostei da premissa, ela é ótima para nos fazer refletir sobre o quanto estamos depdendentes dos celulares... vou procurá-lo para ler, e parabéns pela ótima resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que goste. Depois que ler venha me contar o que achou.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  13. Hello!
    Livro para mim, não conhecia O Torreão da Jennifer Egan.
    Acho que Danny poderia ser qq um de nós, haha...como viver sem internet? Sei que é possivel, mas dificl.
    Gostei mto do enredo, castelo medievais são coisas que encantam, ainda mais que a oportunidade de ver um e de entrar em um são rarissimas.
    Pelo jeito o livro nos fazer repensar em nos mesmo como viciados em celulares, app e tudo mais.Gostei da dica, vou ler sim.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, depois me conte se gostou.
      As descrições do castelo são muito legais, dá pra imaginar direitinho!
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  14. Oii!

    Eu não conhecia o livro, maas agora eu quero conhecer! O que eu mais gostei foi desses questionamentos levantados pelo autor durante o enredo sabe? Porque é ótimo quando um livro nos faz refletir e pensa é sensacional!
    Adorei!!
    Vou comprar em breve!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre sim, e depois que ler volta aqui pra me contar o que achou, espero que goste!
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  15. Olá!
    Vejo sempre esse livro em promoção, mas nunca me chamou atenção. Após ler sua resenha, me deu muita vontade de lê-lo e conhecer a história de Danny. A premissa parece ótima e os questionamentos levantados deve nos fazer refletir.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também nunca me chamou a atenção, mas em uma promoção ele estava por menos de R$6,00, aí eu resolvi arriscar, afinal a editora é muito boa, não me arrependi, livro maravilhoso.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  16. Olá.
    Gostei muito do livro. Interessante é esse questionamento, justamente nesse período em que a tecnologia domina boa parte de nós. Se houver uma oportunidade eu leio.
    Estou atolado com meus projetos e em uma correria na vida. Mas quero lê-lo em breve.
    Abraços

    Clicê Imperial
    http://clicheimperial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, espero que goste! É um ótimo livro para refletir.

      Juliana Duvi

      Excluir
  17. Oi Juliana,
    Meninaaa que livro é esse???
    Fiquei muito curiosa com a sinopse, e juro que até o momento nunca tinha ouvido falar nele.
    Parece ser um livro mais maduro e reflexivo e depois de muitos anos de leitura juvenil, estou meio que entrando nessa onda.
    Você recomendou com tanto gosto e falou dele com tanto entusiasmo que não tem como ficar curioso. O QUE É ESSE AQUILO??
    Morta de curiosidade hahahahah

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que muita gente nunca ouviu falar desse livro, mesmo sendo de uma editora tão conhecida.
      E esse AQUILO bagunça a nossa mente, rs.
      Leia, creio que irá gostar!!!
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  18. Já tinha visto a capa do livro, mas não sabia nada sobre ele.
    Achei ele cheio de reflexões e fiquei curiosa para saber mais sobre a história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure ele para ler, depois venha me contar o que achou. ;)
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  19. Olá, sabe que esse livro nunca tinha chamado minha atenção, mas eu nunca tinha lido uma resenha dele também. Confesso que fiquei bem curiosa com a leitura, ainda mais por ele nos fazer pensar na vida, gostei mesmo.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já gostou da resenha, imagina do livro? Se conseguir ele, leia. rs
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  20. Bem, qualquer momento que tiro pra mim é meu, sem celular, aprendi isso com os retiros da igreja.
    Celular é uma benção que nos transformamos em maldição, sempre.
    Sinto falta de câmera em algumas vezes, mas, eu ficaria de boa aí sem celular aproveitando o castelo hahahaha
    É esse desconstrução / reconstrução, eu amo forte quando acontece.
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tay, ficar sem meus aparelhos eletrônicos seria tranquilo, o que me incomodaria mais seria não falar com ninguém, passar esse tempo isolada no castelo, eu fui feita pra ter gente por perto, conversando comigo, rs.
      Sempre participo de retiros também, isso realmente nos ajuda a não ter essa dependência pelas coisas fúteis.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  21. Oi Juliana.
    A capa do livro não nos chama muito a atenção, mas eu adorei a sua resenha. Consegui imaginar bem a obra e fiquei aqui mega curiosa pra conhecer melhor os personagens. Primeira resenha que vejo desse livro e já estou inclinada a lê-lo!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da experiência de lê-lo, se o fizer volte para me contar o que achou. A capa realmente não é das melhores.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  22. A resenha ficou maravilhosamente bem escrita e construída, porém a sinopse não me agradou tanto :/
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece tanta coisa além da sinopse, que meu lema depois de ter lido esse livro é: nunca julgue um livro pela sinopse, rsrs.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  23. Nossa, flor, com essa capa (horrível) não dava nada para esse livro. Nunca imaginei que sua história tivesse tal nível de conexão com o leitor e que sua autora tivesse um talento literário tão… promissor! Com certeza fiquei interessada nessa obra. O enredo me encheu de dúvidas e sequer a li ainda. O nível da sua reflexão a partir do livro me deixou com vontade de viver a mesma experiência.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer Egan deslancharia fácil fácil no mundo literário, não sei como é sua fama no exterior, mas aqui no Brasil infelizmente não é muito conhecida, a editora poderia fazer uma divulgação maior em cima de seus livros.
      Esse mês eu pretendo comprar o outro livro da autora: A visita cruel do tempo. Espero que seja tão bom quanto esse.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  24. Oii, tudo bem?
    A história desse livro parece ser boa , mas a capa na minha opinião esta muito fia, não prende a atenção para a compra, mas a resenha ficou muito boa.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor da editora reeditar com outra capa, pois o conteúdo é ótimo!
      Muito obrigada. ;)
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  25. Nossa só pela sinopse eu amei o livro, quando cheguei na resenha eu só reafirmei . A história ela tem cunho bem atual ainda mas quando ele trata das mídias sociais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro ótimo, pode ter certeza!
      Obrigada por comentar.

      Juliana Duvi

      Excluir
  26. Olá! Eu li "A visita cruel do tempo" da Jennifer Egan e achei incrível. Eu não sabia direito do que se tratava a história de "O torreão", mas só por ser dela eu já tinha vontade de ler. Agora fiquei ainda mais curiosa, parece algo bem diferente. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, estou louca para ler esse livro! Vou ver se consigo até o final do ano. A escrita dela é realmente incrível né?
      Beijos,

      Juliana Duvi

      Excluir
  27. Oi!
    Sou louca para ler esse livro, ainda não li nada da Jennifer Egan mas são tantos elogios que é difícil não ficar curiosa. E O Torreão aborda temas que eu amo ler!

    Bjs
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo Nina, a autora tem uma escrita maravilhosa.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  28. Oii não conhecia esse livro, mas gostei muito da resenha. Acho que não conseguiria ficar desligada de tudo haha vicio é uma droga e pra falar a verdade acho que esse livro apesar de interessante não faz muito o meu tipo :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que não seria um livro que me agradaria também, mas a leitura me surpreendeu bastante.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir
  29. Olá

    Já tinha visto esse livro nos sites,mas nunca parei nem pra ler a sinopse,gostei da premissa,já meio que desconfio o que acontece na história,gostei da premissa,vou procurar ler depois.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você já conseguiu descobrir? Acho que não, rsrs. Espero que leia.
      Bjs,

      Juliana Duvi

      Excluir