{Resenha} A Escola do Bem e do Mal



Título: A Escola do Bem e do Mal (Escola do Bem e do Mal #1)
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Tradução: Alice Klesck
ISBN: 9788582351673
Número de Páginas: 352
Ano: 2014
Classificação: 

No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias.
Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.
Este best-seller é o primeiro livro de uma trilogia que mostra uma jornada épica em um mundo novo e deslumbrante, no qual a única saída para fugir das lendas sobre contos de fadas e histórias encantadas é viver intensamente uma delas.

Contos de Fadas sempre tiveram e sempre terão, acredito, um papel nas nossas vidas, independentemente da nosa idade. Nós temos os mocinhos, os vilões, capangas, reis, rainhas e etc, mas você já pensou como seria se eles tivessem que ir para uma escola para aprender a se comportar como seu papel futuro em uma história? A Escola do Bem e do Mal nos apresenta essa ideia só que por um olhar diferente e divertido.

Há mais ou menos 200 anos, de quatro em quatro anos, o povoado de Gavaldon, recebe a visita de uma pessoa que acaba levando embora duas crianças com mais de doze anos, sempre uma boa e uma má, independente do sexo da criança. Pais perdem seus filhos para um ser desconhecido, conhecido apenas como Diretor da Escola, por conta dos livros que misteriosamente aparecem na livraria da vila com a imagem do logo de uma tal de Escola do Bem e do Mal. Quando o dia da visita do Diretor está próximo, os pais fazem de tudo para que seus filhos não sejam levados e todos ficam aflitos. Menos uma pesssoa. Menos Sophie.

Sophie, com seus cabelos sedosos, vestidos rosas e sapatos de cristal anseia por ser capturada pelo Diretor e ter a chance de se tornar uma princesa. Sempre que possível, Sophie tentava realizar uma boa ação, seja dando creme de pele para uma mendiga ou outra coisa superficial para outra pessoa, mesmo que houvesse um desprezo interior. E uma dessas suas boas ações era ser amiga de Agatha, a menina que todos chamavam de bruxa, que vivia no cemitério da cidade com sua mãe.

Agatha odiava sair de casa. Com seu cabelo preto oleoso, suas roupas pretas e sua bota preta grosseira, preferia passar o tempo com seu gato, sem ser incomodada por ninguém, a não ser por Sophie. As duas tinham uma amizade estranha, que começou como boa ação de Sophie se tornou real depois de um tempo, mesmo com a grande diferença entre as duas. Enquanto Sophie adorava rosa, Agatha preto. Sophie amava princesas e finais felizes, enquanto Agatha odiava. Sophie acreditava em cada linha dos contos de fadas, enquanto Agatha dizia ser tudo besteira, mesmo que não fosse totalmente verdade. Mas as coisas iriam mudar muito em breve.

O Diretor da Escola finalmente apareceu. Sophie já tinha preparado sua mala, acreditando que seria levada daquele povoado. A mãe de Agatha acreditava que a filha também seria levada para se tornar uma bruxa e já tinha preparado a mala da filha. Acontece que Sophie foi realmente levada pelo Diretor, mas Agatha não queria deixar e acabou seguindo os dois e sendo levada junto, acidentalmente. As duas foram levadas para a Escola do Bem e do Mal, mas não exatamente como queriam.

Sophie foi levada para escola de vilões, enquanto Agatha para a escola de mocinhos. As garotas se veem completamente confusas e incrédulas com a situação que foram colocadas e farão de tudo para que as coisas mudem. Agatha quer voltar para Galvaldon, enquanto Sophie quer ser uma princesa. A aventura das duas na Escola do Bem e do Mal começa, prometendo revelações e grandes aventuras.

De início, A Escola do Bem e do Mal, apresenta ser uma história muito legal e divertida sobre contos de fadas e realmente é. Porém tem que ter força de vontade para avançar na leitura, pois, se não me engano, a história começa muito bem, mas perde o ritmo e só volta a ficar ótima de novo só na página 90. Por esse motivo, eu já havia iniciado a leitura uma vez e parado, mas ao pegar o livro de novo, depois dessa página, a leitura fluiu tão bem que acabei a leitura em dois dias.

O enredo criado por Soman Chainani, que também é ficcionado por Contos de Fadas, é de certa forma uma junção de várias coisas presentes em outros livros que são sucessos por aí. Tem os contos de fadas, claro, tem a escola, onde eles aprendem a se comportar como mocinhos e vilões e a realizar magias, romance e várias reviravoltas. É uma aventura com tudo o que se tem direito. Vale ressaltar que a edição também há ilustrações nos começos dos capítulos. Realmente com tudo o que sem direito.

Além de se divertir com a leitura, várias reflexões são propostas envolvendo o bem e o mal. O que é ser bom? O que é realizar boas ações? O que é ser mal? Sua aparência determina quem você é? Há somente o bom e há somente o mal? Essas e outras questões são abordadas por Soman durante a leitura.

Enfim, para quem gosta de Contos de Fadas ou de uma boa aventura, A Escola do Bem e do Mal, é uma ótima pedida, mas tenha força de vontade. Futuros mocinhos, vilões, princesas, fadas se encontram nas páginas desse primeiro volume de uma trilogia. Estou ansioso para saber mais sobre o destino de Agatha e Sophie no próximo livro, Mundo Sem Príncipes, que já foi lançado pela Gutenberg aqui no Brasil.

20 comentários :

  1. Contos de fadas não são meu forte, não me atraem, mas curtir um livro que se passa em uma escola,Agatha e Sophie são bem diferentes uma da outra, gosto desse contraste *-*
    Não curto histórias assim, mas certamente gostei dessa.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. O enredo do livro realmente chama a atenção, é uma visão que não é explorada todo tempo, isso faz com que o leitor, principalmente os que gostam do gênero, fique curso. Mas o fato da leitura se arrastar por algumas páginas depois de um início bom, é realmente um perigo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. O enredo me chamou atenção, não é muito meu gênero favorito contos de fadas, mas leio. Esse detalhe do início ser arrastado pode afastar os leitores. A capa não curti muito, parece ser muito photoshop, 3d, sei lá. Essa diferença, oposição, contraste entre Sophie e Agatha é legal. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoro fantasia, esse livro já está em minha lista de leituras tem algum tempo. Tenho uma grande curiosidade por ele desde que vi a capa!
    Parabéns pela resenha!

    Bjss
    Roberta - www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OIe!
    Gostei da trama, e vou apreciar muito essa história de fantasia. Ainda mais que além de entreter, vou ter momentos de reflexão após a leitura do livro. Esse livro está mais que indicado, e como o segundo já foi lançado, já estou pensando em começar a leitura \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai, gente, adorei essa ideia de estudar pra se tornar o herói ou vilão de uma história! Vou dar uma olhada, certeza!

    www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Achei legal a premissa, é um conto de fadas que foge do comum e, provavelmente, tem muitas partes engraçadas! Conhecia só esse, não sabia do segundo volume. Vou ver se consigo ler ainda esse ano!

    resenhaeoutrascoisas.blgospot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Não conhecia esse livro e achei muito legal a história. Adoro contos de fadas... Anotei a sua dica e vou procurar mais sobre ele.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não sei porque... mas já previa que isso iria acontecer. Pensei comigo mesma "Imagina que louca se a mocinha vai para a escola vilões e a outra para o de princesinhas" e me surpreendi por saber que isso realmente acontece.
    A resenha me conquistou e conseguiu despertar meu interesse pela obra! Não sou uma pessoa que desiste fácil de obras e ficou feliz que você tenha retornado para finalizar a leitura e foi surpreendida com um trama pra lá de boa!
    No momento estou caindo fora de livros com continuação, mas com certeza vou anotar essa dica. Ganhei o box de Encantadas de uma amiga, que também revela o mundo por trás de tudo aquilo que sempre foi nos mostrado. Pretendo ler apenas essa trilogia nesse ano.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    eu não conhecia essa obra e já fiquei babando por ela só lendo sua resenha haha.
    O Bem e o Mal são conceitos criados pela Religião e a Moral e as pessoas sempre tentam se encaixar em uma das duas "Escolas" e serem conhecidas por suas ações e nossas duas personagens mostram isso muito bem. A que praticava boas ações foi para os Vilões, porque com toda certeza é avarenta e egoísta e a "bruxa" tem um coração bondoso e puro.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    EU já li esse livro e gostei bastante, achei o enredo bem escrito e acho que o autor foi bem ousado no final da obra. Estou louca para ler a continuação <3

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros com uma pegada de contos de fadas e desde que vi a capa e o título desse livro já tinha me animado, sua resenha só reiterou minha vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu adoro contos de fadas e adorei essa leitura que fiz uns dois anos atrás!
    Não tive esse problema de achar a leitura lenta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei o enredo desse livro. Gosto muito de contos de fadas, eles realmente fazem parte da nossa vida e nos ajudam a construir quem somos. Mas o que mais gostei foi a reflexão que ele levanta sobre o bem e mal, um limite que é tão frágil e pode ser confundido com tanta facilidade.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei bem diferente. A troca dessas duas parece ser bem engraçada e divertida. Que pena que a leitura perde o ritmo em determinada página, isso desanima o leitor. Fiquei curiosa, não conhecia o livro e parece ser uam história que me agradaria. Quem sabe eu não de uma chance?

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Não sou muito da vibe Contos de Fadas, mas já conhecia a premissa desse livro e sempre tive curiosidade com a leitura. Achei curioso que as duas tenham ido para lados diferentes e como isso vai desenrolar. Uma pena que a narrativa dê uma parada. A capa é linda!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu amo contos de fadas. Uma rejeitará então nem se fala hahahaha. Não é meu gênero favorito, mas, gosto muito. O enredo é uma delícia, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  18. Ei, tudo bem?
    Eu adorei a premissa do livro, e poder saber um pouco mais sobre ele através da sua resenha. Adoro contos de fadas, então esse com certeza entrará para minha lista. Espero gostar bastante da leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem?
    Gostei bastante de sua resenha, tenho uma enorme vontade de ler esse livro, mas com uma lista enorme de livros não lidos fica um pouco difícil, mas com a sua resenha, vou tentar um pulada e ler esse livro.
    Beijos

    Amei o seu blog está lindo...
    Visite ==> Eu e meu vício chamado leitura

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro histórias com contos de fadas, e achei a capa desse livro muito linda. Mas confesso que o fato de ter que ter força de vontade para seguir com a leitura me desanimou um pouco. Sou daquelas que se o livro não prende logo acabo desistindo...
    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir