{Resenha} Sonhos Partidos



Título: Sonhos Partidos
Autor: M. O. Walsh
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Martins
ISBN: 9788580577938
Número de Páginas: 256
Ano: 2015
Classificação: 

Baton Rouge, capital do estado da Louisiana, nos Estados Unidos, é uma cidade conhecida por seus churrascos no jardim, tardes quentes de verão, barris de cerveja gelada e muitos fãs de futebol americano. Mas no verão de 1989, quando Lindy Simpson, uma das garotas mais bonitas do bairro e estrela das pistas de corrida, é estuprada perto de casa, fica claro que os subúrbios bucólicos de Baton Rouge também têm um lado obscuro. Para uma vizinhança tão pequena, os suspeitos do crime são muitos. Entre eles o narrador da história, um adolescente obcecado por Lindy que mora na casa em frente à da garota. E é por meio de suas lembranças que somos levados a entender como términos de relacionamentos, culpa e amor podem transformar a vida de maneiras irreversíveis.
Combinando o encantamento da infância com a história de um crime violento, em uma prosa perturbadoramente bela, M. O. Walsh analisa os momentos do passado que afetam de forma mais profunda a vida adulta. Uma estreia excepcional que combina suspense com reflexões filosóficas sobre memória, humanidade e verdade.

Há livros que surpreendem. Você tem uma ideia pré-concebida dele e o julga apenas pela capa ou pelo pouco que você conhece do enredo. Tudo parece estar indo como você esperava, mas, depois de um tempo, você acaba sendo surpreendido.

Sonhos Partidos é um desses livros que surpreendem. Com um enredo simples e bastante delicado, te leva a caminhos e reflexões não previstas anteriormente. Em suas páginas, conhecemos Baton Rouge, capital da Louisiana, nos Estados Unidos. Nos subúrbios da cidade a vida é calma e pais e filhos vivem o sonho americano no calor constante. Tudo parece ser perfeito até um estupro abalar a vida dos moradores no verão de 1989.

O crime ocorreu com Lindy, considerada como o estereótipo de garota perfeita no auge de seus quinze anos. Aconteceu perto da casa dela, mas o criminoso não foi descoberto pela polícia. É a partir desse fato que o narrador, um adulto não identificado, relata suas memórias, como se fosse uma conversa, focando numa parte muito importante de sua adolescência: a própria Lindy.

Ele, um dos suspeitos do estupro, era completamente obcecado pela garota quando jovem. Observava cada passo dela, imaginava várias situações com ela em sua mente. Sentia um amor "doentio" por Lindy. Não sabemos o porquê de ele contar essas informações, e nem se elas são totalmente confiáveis, o que é um ponto forte do enredo criado por M. O. Walsh.

Durante a leitura, vários fatos são apresentados pelo narrador, mas sempre tendo alguma relação com Lindy, mesmo que indiretamente. Às vezes acontece de ele estar contando algum acontecimento e, de repente, divagar sobre algum fato que lembrou no momento, retomando o primeiro acontecimento depois. No começo, as divagações do personagem parecem confusas e totalmente aleatórias, mas, no fundo, são indispensáveis para uma total absorção da obra.

Um dos fatos incríveis de Sonhos Partidos é a habilidade do autor de expor as falhas, pensamentos e comportamentos dos personagens e mesmo assim criar um laço com o leitor, conquistando-o. Só pelo fato de o narrador ser um suspeito de que não teve uma adolescência perfeita, já é motivo para criar uma curiosidade e "ouvir" cada palavra que ele nos tem a dizer.

Vários assuntos delicados são retratados por M.O. Walsh nas páginas de Sonhos Partidos, como a perda da inocência, as consequências da agressão, efeitos da culpa, separação dos pais, perda de entes queridos, certo teor de bullying, o efeito que o perdão tem sobre as pessoas e outros. É uma leitura capaz de causar diversas reflexões sobre quem somos, o que fazemos e perceber que até o mais perfeito subúrbio tem o seu lado obscuro.

Quando disse que é um dos livros que surpreendem, foi pelo fato dele não ser um thriller como esperado. Classifico Sonhos Partidos como um drama com um toque de suspense, pois o foco não está na resolução do crime de Lindy, mas sim em como ele afetou as pessoas daquele subúrbio e principalmente a garota que sofreu a agressão. A capa do livro reflete a delicadeza dos assuntos presentes em seu conteúdo.

Como livro de estreia, M. O. Walsh marcou presença no mundo literário com uma escrita bem simples e bela, porém bastante profunda e complexa. Espero poder conferir mais obras desse autor, que tem chances de ser um dos grandes nomes da literatura contemporânea.

2 comentários :

  1. Oi Lucas,
    Não sou fã de thrillers, então quando você classifica esse livro como um drama focado na maneira como o crime afetou cada um dos envolvidos, me interessou bastante. Claro, também quero descobrir o culpado, mas né ... kkkkk
    Ainda não conhecia o autor, mas fiquei ansiosa por ler algo dele em breve.
    PS: ai, essa coisa do narrador questionável, adoro isso! kkkk

    Beijo,
    Mari
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas,
    Eu só tenho uma coisa para dizer, eu preciso ler esse livro imediatamente. Quando vi o nome, não coloquei fé, mais depois que li a sinopse, comecei a ficar curiosa e depois de ler sua resenha, no qual você fala que é um livro que surpreende. Pronto, já esta no topo da minha lista, porque sou daquelas pessoas muito curiosa e que gosta desses tipos de livros. E caramba, amei a forma como você faz resenha, simples e direto, meus parabéns, você acaba de ganhar uma nova seguidora em seu blog.

    Parabens e continue assim! Muito bom mesmo.
    Beijos, Bex :)

    http://mficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir