{Resenha} Simon vs. A Agenda Homo Sapiens



Título: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens
Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788580578928
Número de Páginas: 272
Ano: 2016
Classificação: 

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Algum de vocês já deixou de fazer algo por conta dos que os outros iriam pensar? Ou então já se sentiu deslocado por não se encaixar em certo padrão? É basicamente por aí que Becky Albertalli nos leva pela páginas de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, um Young Adult bem diferente.

O enredo é bem simples. Simon, de dezesseis anos, é gay, mas ninguém sabe disso, apenas Blue, um garoto com quem ele troca emails, porém eles se comunicam com apelidos, não revelando a verdadeira identidade, apenas sabem que são da mesma turma na mesma escola. Só que uma vez Simon deixa seu email aberto num computador da escola e Martin vê e resolve usá-los ao seu favor.

Martin é um nerd bobão da escola que está interessado em Abby, uma líder de torcida e amiga de Simon, e começa a chantagear Simon para conseguir algo com a garota, senão ele contaria o segredo de Simon. E é aí que a história começa a se desenrolar.

Alternando capítulos com a narrativa comum em 1ª pessoa por Simon e capítulos com emails trocados entre Simon e Blue, Becky Albertalli nos leva por uma escrita muito gostosa de se ler. Tudo é bem atual, de certa forma, seja o assunto, as referências, principalmente as da cultura pop, fazendo a leitura fluir (e ainda temos o mistério da identidade de Blue pra tentar resolver). Quando você vai ver, já terminou o livro.

Ao ler, primeiramente, a sinopse do livro, já pensamos no clichê colegial americano, em que existe um bully popular fazendo da vida de Simon um inferno, mas Becky explora um outro lado. Aqui não temos o vilão e muito menos o mocinho, apenas humanos. Martin, apesar de sua chantagem, se mostra uma pessoa comum, causando certa empatia durante a leitura, assim como Simon, que é um personagem muito carismático e engraçado. Todos os personagens foram muito bem construídos.

Pela situação de Simon, um adolescente cheio de dúvidas e com medo de decepcionar os amigos por ser quem ele é, é que podemos refletir sobre várias coisas. Por mais que o assunto principal seja a homossexualidade do protagonista, somos obrigados a refletir sobre diversos "padrões" da sociedade bem atuais, as "regras" da agenda Homo Sapiens, e isso se dá principalmente por conta dos emails trocados entre os garotos, que é um ponto forte do livro.

Para quem quer um livro de leitura rápida, bastante positivo e perfeito para passar o tempo, Simon vs. A Agenda Homo Sapiens é a escolha certa. Um Young Adult bem diferente, capaz de gerar reflexões bem atuais. Ótimo para quem gosta dos livros do David Levithan. Recomendo a leitura para qualquer um.

14 comentários :

  1. Oii
    Só tenho lido e escutado críticas boas sobre esse livro. Quero muito ler.
    Gosto muito de YA que abordam esse assunto. Fico feliz em saber que todos os personagens foram muito bem construídos, isso faz com que a gente goste ainda mais do livro.
    Bjus

    www.lelendolido.com.br


    odos os personagens foram muito bem construídos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu ainda não conhecia esse livro mas pela sua resenha é uma obra que eu vou considerar a leitura. Os personagens e a trama me pareceram interessantes e fiquei curiosa para descobrir como a história se desenrola.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    eu não conhecia esse livro, achei a capa bem legal, o gênero não me agrada muito por ser YA, mas a resenha ficou ótima, os personagens e a trama parecem interessantes, acho que daria uma oportunidade ao livro, leria! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Essa troca de emails do livro me lembrou de Will e Will.
    Não conhecia o livro, mas realmente parece conter uma história ótima para passar o tempo. O leria, sim :)

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li este livro e só havia visto comentários a respeito dele, eu confesso que me interessei em alguns detalhes e outros nem tanto, sua resenha ficou bem esclarecedora no qual me chamou a atenção. Leria por curiosidade mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não o conhecia, mas adorei saber sobre ele. Eu não gosto do Levithan, mas adorei tanto essa premissa, por retratar os personagens como eles realmente são, que eu daria sim uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  7. Ooi
    Não conhecia o livro e nem o autor. O livro parece ótimo, o tema abordado é bem atual e importante.
    Me interessei bastante! :)
    Confesso que não gostei muito da capa, mas como dizem, não vamos julgar o livro pela capa haha
    Beijoos!

    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, Lucas.
    Eu sempre me sentia deslocada no meio de outras pessoas, era tipo a diferente, mas outras vezes nem ligava.
    Adorei a premissa do livro e fiquei morrendo de curiosidade em ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas fiquei interessada, acho importante os livros tratarem de temas atuais e inspirar as pessoas. Ótima resenha ;)

    www.pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Achei legal a premissa, e me agradou bastante saber que não fica sendo mais.um clichê, mas com um diferencial, que vai nos prender. Gostei bastante e fiquei interessada em.ler.beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie
    a capa é muito lindninha e me atraiu bastante, eu gostei da premissa e sua resenha me deixou ainda mais curiosa, bela resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. não sou muito dada a YA apesar de ler um ou outro, ocasionalmente... mas até que a premissa dessa obra me deixou curiosa... leria de boa... anotada a sugestão... parabéns pela resenha, está bem escrita e me deixou na vontade de ler hehehe ^^
    bjs :)

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conhecia essa obra e confesso que não fiquei empolgada para ler, masmo assim curti sua resenha, parabéns!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito de YA por isso eu acho que eu leria. Não conhecia esse livro e gostei bastante da sua resenha.
    Já perdi a conta das vezes que deixei de ir a tal lugar ou fazer tal coisa por pensar "o que vão pensar de mim?"

    ResponderExcluir