{Resenha} Star Wars: Marcas da Guerra



Título: Star Wars: Marcas da Guerra (Trilogia Aftermath #1)
Autor: Chuck Wendig
Editora: Aleph
Tradução: André Gordirro, Guilherme Kroll
ISBN: 9788576572787
Número de Páginas: 408
Ano: 2015
Classificação: 

O que aconteceu depois da destruição da segunda Estrela da Morte? Qual o destino dos remanescentes do Império Galáctico e dos antigos Rebeldes, agora responsáveis pela fundação da Nova República? Marcas da guerra é o primeiro livro do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico Episódio VI: O retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com o O despertar da Força, a ser lançado nos cinemas em dezembro.
Nesse novo panorama galáctico, vamos descobrir que a guerra ainda não chegou ao fim... e que os traumas deixados por ela ainda serão sentidos por muitos e muitos ciclos. Capitão Wedge Antilles, almirante Ackbar, almirante Sloane, o garoto Temmin e a mãe, Norra Wexley, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir: novos personagens e velhos conhecidos dos amantes da saga, que sempre estiveram envolvidos na luta, agora devem escolher o lado a que deverão jurar lealdade. Deverão colocar-se ao lado da Nova República, procurando estabelecer um novo governo democrático na galáxia? Ou juntar-se às fileiras imperiais, na tentativa de voltar ao poder absoluto depois das mortes dos lordes Sith Palpatine e Darth Vader?

O próprio nome de Star Wars já é um destaque. O sucesso da série é enorme e reconhecido por qualquer um, mesmo que o primeiro filme tenha sido lançado há mais de 30 anos. Felizmente, uma onda de produtos vem sendo lançada ao decorrer dos anos e que recentemente atingiu os livros aqui no Brasil, nos trazendo várias histórias envolvendo esse universo de George Lucas. Star Wars: Marcas da Guerra é um desses livros que a editora Aleph traz para nós fãs ou não.

Após o último Episódio, o Retorno do Jedi, nos cinemas, a segunda Estrela da Morte, construída pelo Império, foi destruída pela Aliança Rebelde, que Han Solo, Leia e Luke Skywalker faziam parte. Porém a Guerra não acabou e é a partir desse contexto que começamos Marcas da Guerra.

O livro de Chuck Wendig, primeiro volume de uma trilogia chamada Aftermath, nos leva para um planeta da Orla Exterior do universo chamado Akiva, mais especificadamente para a cidade de Myrra, onde o crime e o contrabando reinam nas ruas.

O Império procura se reerguer, enquanto a Aliança Rebelde, Nova República agora, deseja impedir.

Em Star Wars: Marcas da Guerra temos personagens totalmente novos, dentre eles um menino com talento para construção de máquinas que foi abandonado quando criança; a mãe dele, que lutou durante a batalha de Endor do lado da Aliança Rebelde; uma caçadora de recompensas; um ex agente do Império; uma atual almirante do Império; e etc. Cada personagem marcado pela Guerra. Cada um com seus dramas, seus problemas e traumas.

Além do personagens principais, também temos diversos Interlúdios envolvendo outros personagens, cidades e planetas. Todos atingidos pela Guerra e marcados pela mesma. Uma ótima sacada do autor.

O enredo de Chuck pode até ser simples, em sua maioria, mas é impecável. Cenas de ação na hora certa, comicidade quando favorável e bastante drama, porque, afinal, uma batalha universal acabou, mas não a Guerra.

Para um fã de Star Wars assim como eu, Star Wars: Marcas da Guerra é/foi um prato cheio. A identidade presente nos filmes pode ser percebida nas páginas do livro. Os personagens são sensacionais e cada um teve o seu momento, permitindo um maior entrosamento do leitor com suas histórias.

Como recente lançamento de Episódio VII, O Despertar da Força, o livro de Chuck se torna uma história obrigatória para quem quer saber um pouco mais dos efeitos causados pela destruição da 2º Estrela da Morte. Muito bom! Excelente! Espero ávido pela continuação.

10 comentários :

  1. Olá,

    fico feliz que estejam lançando diversos produtos de Star Wars, no meu caso livros, pois games quase não jogo mais. Estou com todos os livros de Star Wars já lançados pela Aleph e a Trilogia da Darkside, preciso colocar em dia a leitura. Gostei da sua resenha, foi sucinta e não ficou com spoilers. Tenho essa obra, mas só pretendo ler quando a trilogia estiver lançada. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey, posso te dizer uma coisa, o que me deixou curiosa para ler esse livro foi o enredo simples que você citou. Tenho certa dificuldade com livros muitos elaborados por ter dislexia, e tenho procurando histórias de Star Wars mais simples para ler. Vou tentar o livro de Chuck ♥ Acho que pode ser uma boa.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Aquele momento que eu sou o diferente, mas nunca li e nem assisti nada de Star Wars, eu simplesmente não consigo. Talvez eu dê uma oportunidade para os livros, e quem sabe assim eu acabe gostando da história e conseguindo assistir os filmes.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Estou adorando que estejam lançando livros de Star Wars por aqui. A maioria já existia la fora e aqui a gente mal tinha acesso a essas coisas. Ainda não li Marcas da Guerra, mas pretendo ler em breve. Estou com O Herdeiro do Império aqui em casa e pretendo ler essa trilogia antes de ler outros livros neste mundo de Star Wars. Ótimo você ter feito uma resenha de Marcas da Guerra e trazer ela aqui para nós

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito dessa sinopse simples que o livro prece realmente possuir, porém eu não consigo me agradar destes livros novos do Star Wars, não sei o porque. Quem sabe eu leria por curiosidade mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Lucas, eu apenas observo os inúmeros livros de Star Wars, mas não consigo acompanhar e nem entender as sequências.
    Na verdade não me chamam atenção porque não curto a ideia da saga (acho que sou uma das poucas que não gosta), mas é por isso que a leitura desse livro não me atrai.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Gente, alguém mais descobriu que tem livro/hq de star wars esse ano? Hahaha.

    ResponderExcluir
  8. Adooooro Star Wars então estou louca para ler qualquer livro do universo, não li nenhum ainda.

    Claro que esse não é uma exceção, tenho visto que os livros sempre apresentam personagens novos, eu gostei muito disso. É uma maneira de se aprofundar mais nesse universo maravilhoso.

    Preciso ler logo!
    Agora vem a dúvida, por onde começar? São tantos livros, por qual eu começo?Você sabe me dizer?

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érica! Realmente várias pessoas se sentem confusas sobre quais livros ler primeiro e é um assunto meio complicado (farei um post aqui em breve explicando tudio direitinho), mas basicamente existe o selo Legends que são histórias "não oficiais" e o canon, que são as oficiais. Esse por exemplo, faz parte do novo cânone. Você pode ler em qualquer ordem, mas vale lembrar que possuem séries e trilogias Legends e canon, então você só tem que ficar de olho nisso.

      Explico mais no post em breve ;-)

      Excluir
  9. Olá

    ADORO STAR WARS. Estou muito feliz com essas edições lindas que a Aleph está lançando. Fico mega feliz em saber que você curtiu tanto a obra, não tive oportunidade de ler esse ainda, mas ja está na lista =)

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir