{Resenha} Destinos e Fúrias



Título: Destinos e Fúrias
Autor: Lauren Groff
Editora: Intrínseca
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
ISBN: 9788580579147
Número de Páginas: 368
Ano: 2016
Classificação: 

Toda história tem dois lados. Todo relacionamento tem duas perspectivas. E às vezes a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos.
Aos 22 anos, Lotto e Mathilde são jovens, perdidamente apaixonados e destinados ao sucesso. Eles se conhecem nos últimos meses da faculdade e antes da formatura já estão casados. Seguem-se anos difíceis, mas românticos: reuniões com amigos no apartamento em Manhattan; uma carreira que ainda não paga as contas; uma casa onde só cabem felicidade e sexo bom. Uma década depois, o caminho tornou-se mais sólido. Ele é um dramaturgo famoso e ela se dedica integralmente ao sucesso do marido. A vida dos dois é invejada como a verdadeira definição de parceria bem-sucedida.
Porém, nem tudo é o que parece; toda história tem dois lados, e em um casamento essa máxima se faz ainda mais verdadeira. Se em Destinos somos seduzidos pela imagem do casal perfeito, em Fúrias a tempestuosa raiva de Mathilde se revela fervendo sob a superfície. Em uma reviravolta emocionalmente complexa, o que começou como uma ode a uma união extraordinária se torna muito mais.
Com profundidade e um emaranhado de tramas, a prosa vibrante e original de Destinos e fúrias comove, provoca e surpreende. Um romance sobre os muitos casamentos possíveis entre o amor, a arte e o poder e sobre os diferentes pontos de vista pelos quais essas combinações podem ser enxergadas.
Romance finalista do National Book Award de 2015 e do Kirkus Prize, eleito livro do ano pela Amazon e diversos veículos de imprensa, entre eles The Washington Post, Time, Slate e Kirkus Reviews.
Best-seller do The New York Times, Destinos e fúrias teve direitos de publicação vendidos para mais de 20 países.

A resenha de hoje é do livro "Destinos e Fúrias", e devo dizer que criei certa expectativa acerca desta obra, já que Barack Obama o classificou como o melhor livro de 2015. Eu não o classificaria como um dos melhores livros, porém, o enredo de Lauren Groff chegou perto do que eu esperava.

O livro é dividido em duas partes e isso foi uma das coisas que mais me agradou, toda história tem dois lados e aqui nós vemos ambas, enquanto Lancelot, ou Lotto narra a primeira parte intitulada de Destinos, Mathilde narra a segunda que é intitulada de Fúria.

Lotto, em sua infância, após perder seu pai e ter que deixar a mansão em que morava, se vê preso em uma casa pequena e em uma nova escola, mas logo faz novos amigos até se meter em problemas e ser mandado para um internato. Longe de sua mãe, irmã e tia, Lotto fica deprimido e pensa até em suicídio, mas logo desiste da ideia e desenvolve um amor pelos palcos, decidindo tornar-se ator.

Após Lotto entrar na faculdade, ele adquire a fama de garanhão, mas, ao ver Mathilde, isso muda e é amor à primeira vista e ele logo a pede em casamento. Tempos depois os jovens estão casados e vivendo uma nova fase de suas vidas, o início do casamento, que se mostra um pouco turbulento, mas com a paixão mantendo-os de pé, mesmo com o mistério que ronda o passado de Mathilde.

Quando jovens acreditamos que exista uma fórmula mágica para o amor e o livro mostra que não é assim que as coisas acontecem, a história mostra a realidade de um casamento, as brigas, sacrifícios, complicações, tudo aquilo que ninguém nos conta sobre essa união.

O fato da história conter os dois pontos de vista torna a experiência da leitura mais gostosa, são duas pessoas completamente diferentes que acabam dando certo, superando as diversidades encontradas ao longo da narrativa.

Comecei a leitura e fiquei meio receoso de me decepcionar com a história já que achei o começo um pouco chato, mas posso garantir que isso muda completamente depois de algumas páginas, entretanto não é uma narrativa que flui bem, não é uma leitura rápida.

A temática do livro é boa. Mostrar as falhas de um casamento sob a visão de dois personagens foi uma coisa muito legal feita por Lauren Groff que conseguiu construir uma obra empolgante.

O livro foi publicado pela editora Intrínseca e possui impressão e diagramação normais, já a capa é tão simples que chega a ser muito bela, é um livro que você leria pela capa.

Ao contrário dos outros livros, Destinos e Fúrias tem uma narrativa real, nada de um casal perfeito ou união perfeita, pois a história enfrenta dilemas reais de pessoas reais, algo que não encontramos em muitas histórias atualmente. O toque de realidade contido no enredo é sem dúvida um dos pontos altos. Recomendo a leitura desta obra.

Um comentário :