{Discussão} Tente Não Procrastinar Tanto




Olá pessoal, tudo bem?

Depois de passar por muitos fails em maratonas (e em outras coisas mais) decidi conversar um pouquinho com vocês sobre PROCRASTINAÇÃO. Acredito que muitos de vocês (assim como eu), dominam a arte de procrastinar, que é, nada mais nada menos: deixar para amanhã o que você poderia ter feito ontem, sim, ONTEM. Não importa as muitas coisas que temos de fazer, sempre damos um jeitinho de fazermos N-A-D-A.

Isso estava se tornando um problema que ocorria constantemente em minha vida, os trilhões de trabalhos da faculdade que iam ficando pra semana que vem, a leitura daquele livro que faltava pouco para ser concluída, aquela limpeza na estante de livros que fazia meses que eu precisa fazer... e por aí vai.

Quando eu botava a mão na consciência, acabava percebendo que a data de entrega dos trabalhos já tinha passado, o livro estava jogado em algum canto, e a prateleira estava até com teia de aranha. Trágico.

Eu precisava mudar isso, mas como? Por mais que eu encontrasse mil dicas de como se organizar e fazer tudo no tempo certo, eu não conseguia seguir nenhuma delas. Então criei a minha própria lista de coisas que me ajudariam a não procrastinar:

1. Compre uma agenda: Um caderno, bloco de anotações, pedaços de papel, qualquer coisa para escrever serve. Marque todas as atividades que você precisa realizar, desde "postar as fotos do aniversário" até "ler 100 páginas de O Hobbit". No caso da agenda, reescreva as atividades ainda não completadas todos os dias, até realizá-las. Pode parecer bobo, mas isso estimula a gente a querer concluir o máximo de coisas possíveis dentro do nosso tempo livre, além de não deixar que a gente esqueça nada para trás.

2. Elimine possíveis distrações: Você não precisa daquele jogo no celular que fica mandando notificação de meia em meia hora, também não precisa estar conectado as redes sociais a todo o momento. Tente relaxar durante um tempo, e veja o que irá atrapalhar você, se você não consegue ficar meia hora deitado em silêncio, sem que alguma coisa atrapalhe, então você encontrou a sua distração. Quando for realizar uma atividade importante, tente deixar o que distrai longe. Uma boa opção é estipular horários para checar as redes sociais, jogar, assistir vídeos, e o que mais você goste de fazer que não é tão prioridade assim.

3. Limpe/Organize seu espaço: Isso é fundamental para uma boa produtividade, organize sua estante entre livros lidos e não lidos, por tamanho, por gênero, por autor, em ordem alfabética, da maneira que desejar, isso ajudará a visualizar todos os livros encalhados, e posteriormente agilizará na hora da escolher a próxima leitura. Limpe sua mesa, jogue o que não precisa fora, desentulhe e ganhe espaço para trabalhar, escrever e ler em um local aconchegante.

4. Aproveite o tempo "perdido": Sabe aqueles momentos que estamos na fila do banco, dentro de um ônibus, no intervalo entre as aulas, normalmente costumamos ficar sem fazer nada, mas esses minutos podem nos render boas leituras, no primeiro semestre li alguns livros apenas nesses momentos de tempo perdido, escrevi postagens e iniciei muitos trabalhos da faculdade. Só precisa ter um celular a mão, um e-reader, ou um bloco de anotações, nada muito complicado de se carregar.

5. Estipule horários e metas: 8h: Acordar; 8h10: Comer; 8h30: Caminhar; 9h: Banho; 9h30: Ler; ...e por aí vai. Você não precisa seguir tudo a risca, mas ter um cronograma base nos ajuda na organização de não deixar as coisas para depois. Leia 100 páginas da sua leitura atual por dia, assista pelo menos dois episódios daquela série que você precisa terminar, escreva pelo menos 500 palavras do seu TCC. Aplique as metas a tudo o que sentir necessidade.

6. Nunca diga que você não tem tempo: Um dos meus professores da faculdade costuma dizer que nós temos tempo para tudo, e se achar que não temos, é só passar a dormir uma hora mais tarde que ganharemos uma hora por dia para poder realizar o que quisermos. Sabe como terminar As Crônicas de Gelo e Fogo até o final do ano? Desse jeito.

Eu continuo sendo uma procrastinadora de carteirinha, mas essas pequenas dicas me ajudaram a não procrastinar o que era importante, entregar todos os trabalhos da faculdade, ter criatividade para escrever, ler todos os livros que precisava, concluir as séries da Netflix... isso me fez sentir melhor e eu aprendi finalmente a utilizar uma agenda para me organizar.

Nós já temos todos os recursos que precisamos para botar a nossa vida em ordem e não deixar nada para depois, basta apenas um empurrãozinho inicial, que você acabou de encontrar nesta postagem.

Diz pra mim, qual foi a sua pior experiência com PROCRASTINAÇÃO?

Em breve voltarei para falar sobre mais assuntos com vocês.

33 comentários :

  1. Eu sou a rainha da procrastinação! E olha que coincidência, esse mês mesmo estava pensando em parar com isso!! Gostei bastante das suas dicas, e acho que a que mais funciona pra mim é estipular metas, porém vou tentar a agenda também.

    http://youtube.com/tayrodriguesreality

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana
    Faço muito isso rs
    A melhor dica para mim é eliminar o que pode me distrair, pois tenho muitas coisas que fazem isso comigo. Tenho tentando me concentrar mais ultimamente no que realmente é mais importante e urgente, como a faculdade, e estou conseguindo, por enquanto rs
    Ótimas dicas.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana!

    Se tem uma coisa que eu faço bem realmente é procrastinar viu.
    Mas tem coisa que comigo não tem jeito... Eu não sei usar agenda, sério. Eu até compro, mas nunca consigo escrever as coisas nela e tal. Acho que o meu problema são as distrações mesmo, porque eu sou até organizada, meu quartinho é sempre arrumado e limpinho, tenho uma tabela de horários que cumpro 90% das vezes. E esse trem de "não tenho tempo" é verdade mesmo, quando a gente quer a gente SEMPRE acha tempo pra fazer o que gosta.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. A vida é feita de escolhas e prioridades. Algumas pessoas eescolhem procrastinar algo porque aquilo não é prioridade na vida delas, mas por ser uma obrigação, acaba complicando depois. As dicas são boas...

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Adorei seu post. Muito útil.
    Eu tento não procastinar, mas nem sempre consigo heheheh
    Ótimas dicas.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. ADOREI seu post! Sou rainha da procrastinação, mas um dia eu chego lá!
    Vou tentar com muito afinco realizar suas dicas!
    ;)

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse texto foi um tapa na minha cara, realmente. Eu estou hiper procrastinando e tenho mil e uma coisas acumuladas, vou começar a levar as dicas a sério, aliás, eu adorei elas, me ajudou bastante!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana!
    Parece que você escreveu pra mim hahaha. Eu sou muito procrastinadora e preguiçosa, ou seja, caos total na minha vida. Sempre deixo tudo pra depois, até chega uma hora que fica tudo acumulado e aí tenho que fazer de qualquer jeito. Esse ano eu to tentando lutar contra isso, até pretendo falar desse assunto lá no blog também. Suas dicas, com certeza, são valiosas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tudo bem?
    Gente esse texto foi feito para mim, confesso que sou bem viciada em redes sociais ainda mais depois do blog, eu não consigo largar o celular e de certa maneira isso estava até prejudicando meu andamento em relação das leituras, tirei todas as notificações, o maldito barulhinho, fiquei com apenas o whats, pois não converso muito com as pessoas, então né, adorei mesmo as dicas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juliana!
    Está aí um assunto que puxa a orelha de muita gente, dentre as quais eu também me incluo, rs. No colégio, eu costumava adiar muito certos trabalhos, não ao ponto de perder o prazo de entrega, mas tipo de fazê-los um dia antes da entrega, confesso, rsrs. O meu ritmo de leitura também decaiu um pouco mais esse ano, diferentemente dos anos anteriores, e depois que fiquei adoentada e passei dois meses sem ler praticamente nada, foi mais difícil ainda retomar a leitura, apesar da vontade, e esse mês tenho procurado insistir mais e estou bem mais satisfeita com uma melhora gradual agora. =) Eu só preciso parar de procrastinar quanto ao meu livro, já fiquei de escrevê-lo faz tempo e sempre adio, minha mãe até insiste comigo para eu retomá-lo logo, rs, espero fazê-lo em breve, rsrs. Muito boas as dicas, valeu mesmo!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  11. Desculpa mas tenho que discordar do seu professor, o fato de dormir uma hora mais tarde não quer dizer que você ganha mais tempo, só que vai dormir uma hora menos e no dia seguinte vai ficar irritada e com baixa produção se tiver dormido muito pouco. Eu costumo dormir por volta de 3 da madrugada, acordo oito da manhã e ainda assim eu afirmo que não tenho tempo. Segundo o pensamento do seu professor eu deveria não dormir então, né?

    ResponderExcluir
  12. Oi, Juliana!
    Tinha muito, mas >>> muito <<< mesmo, problema com a procrastinação e estava atrapalhando tudo e as coisas só começaram a mudar depois que passei a usar um planner diário. Tem funcionado muito bem - faço uma lista de coisas que tenho que fazer em cada dia e assim vou organizando e cumprindo tudo o que preciso.
    Suas dicas são muito boas! E sempre é um bom começo organizar nosso espaço e comprar uma agenda! haha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu sou a rainha da procrastinação, e já tentei quase tudo dessa lista que você fez, mas simplesmente não funciona comigo. Mas é até bom, porque quando me bate o desespero eu vou correndo atrás, e assim vou levando a vida hahaha
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. É super pra mim esse texto! Fico o dia inteiro fazendo NADA, depois tenho q virar a noite fazendo as coisas hehehe :v
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!

    Gente, eu tento não enrolar, tento focar mais e muitas vezes não consigo. Gostei muito dessa lista e desse bate papo!
    Obrigada pela postagem.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá! Esse post foi feito pra mim, né? Só pode! Gente, eu sou uma criatura muito enrolada. Vivo dizendo que não tenho tempo, mas na verdade é falta de organização mesmo :P
    Já passou da metade do ano e eu ainda não criei vergonha na cara, acho que já tá mais do que na hora kkkk

    Beijos, amei o post!

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Aah, a procrastinação... De vez em quando eu até consigo fazer hoje o que é para semana que vem, mas de vez em quando bate aquela preguiça e eu acabo deixando para o último minuto. Há anos eu levo livros para a escola, para ler enquanto nada acontece (provas, aulas, nadica), então pelo menos essa dica da lista eu já bati...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  18. Gostei demais dessas dicas Juliana, olha vou tentar seguir pelo menos algumas, gosto muito de agendas, sempre tenho uma a mão, anoto tudo que posso, vou procurar usar meu tempo com mais cuidado,valeu, bjss.

    ResponderExcluir
  19. Eu achei as dicas sensacionais. Eu tenho que colocar como prioridade fazer horários, principalmente no fim de semana que é quando tenho mais tempo. Sempre venho pro pc com o intuito de fazer resenha ou algo pro blog e passo uma hora olhando twitter e facebook, hahaha.
    Vou anotar algumas dessas dicas e espero que funcione.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Olá! Amei o post!!! Eu também costumava deixar tudo para depois, mas atualmente tenho melhorado. Assim como você, estabeleci metas e coloquei na agenda diária e semanal cada uma das atividades que eu julgo mais importantes. Outra dica é deligar o celular (ou pelo menos o wi-fi) em determinado horário. As redes sociais nos tomam um tempo absurdo e não conseguimos nos dedicar a outras coisas tão ou mais importantes.
    Seguindo essas dicas que você mesma nos orienta você perderá sua carteira de procrastinadora! Depois volte para contar como se saiu após algum tempo de mudança.
    Beijos.
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Como eu sou Filha de Hades haha sempre serei do contra kkk.

    Uma vez discuti com um amigo de Pedagogia por causa desse assunto.
    Procrastinar SEMPRE vai acontecer. Se não ocorrer com metas vai recaí na vida familiar, amorosa ou financeira.

    O diferente é ver o que está me MOTIVANDO a fazer determinada tarefa? Em suma maioria é bloqueio mental ou emocional. Não preguiça. Até porque o ser humano nasceu para o ócio e não para o trabalho, porque quando mais trabalho mais próximo da morte estaremos como dizem os sábios orientais.

    O certo é não exagerar na carga de atividades. Não entro mais maratonas e muito menos em metas loucas e absurdas. Não sou um super-herói.

    O certo é definir sim o melhor horário para determinada atividade, porque sou mais ágil e produtivo naquele momento, até porque para quem tem TDAH e Hiperatividade como eu NÃO tem como ELIMINAR distrações, porque atá a mosca que pousa no lápis pode me distrair. Não somos máquinas, então tudo deve ser personalizado e adaptado ao nosso ritmo e não o ser humano se adaptar ao ritmo de máquinas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Nossa, tem dias que fico toda atrapalhada aqui e acabou não fazendo nada. Eu gostei das suas dicas e também tenho uma agenda, mas também tenho uma planilha no excel com os cronogramas que tenho que fazer.
    Algumas das suas dicas eu vou usar, principalmente como estipular horários (que sou péssima, devo admitir).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Juliana! Seu texto me chamou pra conversar e a sua conclusão em abraçou!rs
    "Eu continuo sendo uma procrastinadora de carteirinha, mas essas pequenas dicas me ajudaram a não procrastinar o que era importante." Estou nesse momento e a primeira dica da sua lista é a que mais me salva! Adorei encontrar esse texto e voltarei opara conferir os próximos! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ooi!
    Acho que esse post foi para mim.Kkkkkkkkkkkkk
    No topo de minhas desculpas esta a falta de tempo, aaaah, mas acaba que nada resolve. Mesmo dormindo 5hrs por dia o tempo continua pouco. Haha
    Gostei das dicas, principalmente da agenda. Atualmente não estou usando muito, mas quando uso direitinho é o que mais funciona.
    Amei o post!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  25. Ótimo post, no mundo moderno em que vivemos, onde há tanto para fazer e pouco tempo, não há espaço para PROCRASTINAÇÃO. Essas dicas são realmente preciosas.
    Um abç,
    Alessandro

    ResponderExcluir
  26. Ótimo post Juliana!
    Esse mês ta sendo minha pior experiência de procrastinação, to deixando tudo pra última hora mas nem é tanto por preguiça, é mais por desanimo com a vida mesmo :/
    Só que to começando a ver que isso ta me prejudicando e quero mudar. Vou seguir suas dicas e espero que de tudo certo!

    ResponderExcluir
  27. Comecei a me identificar em " fails maratonas" ... como isso acontece comigo,nem desafios do instagram eu consigo ir até o final.. tudo por causa da procrastinação..

    Gostei das suas dicas e vou usar algumas para ver se me ajudam...

    bjssss

    ResponderExcluir
  28. Não vai rolar de eliminar distrações, rs, eu nunca conseguiria ficar deitada meia hora em silêncio sem meus gatos pularem em cima de mim querendo atenção! hahaha... Mas até que não sou muito de procrastinar, quer dizer, exceto na arrumação da casa, acho que eu tenho muita esperança de que tudo se arrume sozinho, mas infelizmente nunca acontece... e quanto mais eu enrolo mais bagunçada a casa fica e aí enrolo mais porque não sei por onde começar... pois é... o que me falta mesmo é vergonha na cara!

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    Gostei bastante do seu post!!
    Eu gosto muito de anotar tudo que preciso fazer, mesmo que seja algo simples.
    Assim nunca me perco.
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Procrastinar é comigo! Mas faço por preguiça mesmo, só de pensar que ando cansada e chateada, a vontade é de dormir e dormir... antes eu guardava tudo na memória, mas tenho preguiça até de anotar, meu cérebro não funciona mais como antes.

    ResponderExcluir
  31. Vou responder a sua pergunta logo, ou eu vou acabar esquecendo hahaha: acho que o pior momento, que me veio na mente agora, foi quando deixei para responder um questionário da faculdade (que era online!) e no dia a internet faltou :( Mas, consegui ir na casa da minha tia e entregar tudo respondido \o/ aprendi a não deixar exatamente tudo para o último dia.
    Eu costumo procrastinar na minha vida em relação à atividade física. Além das minhas leituras :(
    Amei o post e já tenho as dicas aqui comigo! Obrigada.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  32. O número 2 e o número 6 são difíceis para mim. Sempre me distraio com alguma coisa, e isso é terrível, pois acabo me angustiando e reclamando da falta de tempo. Mas um dia gente aprende, né? Adorei as suas dicas, são muito pertinentes. Parabéns pelo post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bom?
    Acabei de favoritar essa postagem! Estou numa fase que procrastinar está me causando muitos problemas, então, nada mais necessário que esta lista que você fez. Vai ser difícil seguir no começo, mas... uma hora a gente se enquadra né?! rs Adorei o post!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir