{Resenha} Warcraft: Durotan



Título: Warcraft: Durotan
Autor: Christie Golden
Editora: Galera
Tradução:
ISBN: 9788501050809
Número de Páginas: 224
Ano: 2016
Classificação: 

Prequel do aguardadíssimo filme de ação e fantasia, dirigido por Duncan Jones.
Em Draenor, sob a sombra da Montanha do Grande Pai, entre a Serra do Fogofrio e as terras do sul, o forte, honrado e ferozmente livre clã Lobo do Gelo enfrenta invernos cada vez mais rigorosos... e caça talbuques e fenocerontes cada vez mais escassos. No entanto, um Lobo do Gelo não reclama. Sob a liderança sábia de Garad eles perseveram, honrando os Espíritos da Terra, do Fogo, do Ar, da Água e da Vida. Outros orcs podem sentir prazer na matança... Não os Lobo do Gelo. Quando Guldan, um misterioso forasteiro, chega ao inóspito território ao norte, oferecendo uma terra rica em alimentos em troca da submissão do clã à sua Horda de orcs, o chefe declina. A dignidade de seu povo não está à venda. Assim como sua liberdade.
Arauto da morte, a partida de Guldan traz a reboque a morte de Garad e a ascensão de seu filho: Durotan. Agora cabe ao jovem líder manter seu povo unido em um dos momentos mais críticos de sua história. Contra a fome, o inverno rigoroso, a fúria dos elementos e os Andarilhos vermelhos... Será possível?

Aproveitando o lançamento do filme de Wacraft, baseado num dos jogos de RPG mais famosos com o mesmo nome, foram lançadas duas novelizações, a oficial do filme, que você pode conferir a resenha aqui, e o prequel, que é sobre a vida de Durotan, o orc protagonista do filme, o que nos permite adentrar um pouco mais nesse universo fantasioso. Assim como na novelização oficial de Warcraft, Christie Golden soube lidar muito bem, nos presenteando com uma história bem interessante.

A história do livro começa quando Durotan ainda é um garoto, e o clã ao qual ele pertencia, Lobos de Gelo, tinha seu pai, Garad, como líder, que era bastante respeitado, porém o lar deles, Draenor, estava morrendo e o seu povo passando por certas dificuldades. Diante desses problemas, surge um orc esquisito chama Gul'dan, que diz ser um bruxo, e possui a pele verde (o que é bastante incomum entre os orcs, já que eles possuem a pele num tom amarronzado), além de ter uma escrava um pouco diferente acorrentada a ele, pedindo que os Lobos de Gelo se juntassem a Horda que ele estava criando, prometendo um mundo novo e sem dificuldades, porém Garad não aceita a oferta, afirmando que os espíritos não confiavam no bruxo. Infelizmente o líder dos Lobos de Gelo morre em combate depois.

Agora Durotan, antes apenas um garoto, se vê na liderança de um clã em meio as dificuldades já existentes, porém num nível maior. Ao perceber tudo isso, o jovem orc tem que decidir se continuará lutando contra a fome, as dificuldades, ou se irá ceder às palavras do bruxo que fez promessas ao seu pai. Com a ajuda de seus companheiros, familiares e Draka, Durotan terá que decidir o melhor para o seu clã.

De uma forma incrível, Christie nos leva a Draenor, em meio aos orcs, suas culturas, rituais, nos apresentando seres mágicos incríveis. Tudo de uma forma bastante fluída e bem escrita, além de possuir vários ensinamentos capazes de nos fazer refletir durante a leitura.

Acompanhar a liderança de Durotan em meio às adversidades é incrivelmente incrível, pois, apesar de jovem, seu senso de justiça é imenso. Tudo o que ele faz é pensando no bem estar de seu clã, sendo bastante sábio e prudente, procurando sobreviver e não ceder à tentação, assim como seu pai. O apoio que ele recebe também é muito legal.

Por mais que eu tenha lido Warcraft primeiro, percebi que a ordem de leitura não altera muito o resultado, porém, ler pela ordem cronológica (esse primeiro) deve ser um pouco mais especial, principalmente se você não tiver visto o filme antes. É uma ótima maneira de entender um pouquinho mais esse mundo dos orcs e compreender ainda mais a história do filme, já que conhecemos um pouco mais do passado dos Orcs, assim como seus motivos, costumes e valores.

A edição é de ótima qualidade, com folhas grossas, uma capa simples, porém bonita, com Durotan estampado e com detalhes em alto relevo no nome. Os capítulos possuem o desenho de um machado ao serem iniciados e também variam de tamanho. As páginas são amareladas, a fonte é grande e grossa, além de ser bem espaçada, facilitando e tornando e leitura mais agradável. Galera Record acertou em cheio.

Enfim, Warcraft: Durotan é uma ótima leitura, seja para aqueles que já viram o filme ou leram o outro livro, sejam para os fãs de Warcraft ou até mesmo para aqueles que não se encaixam em nenhuma das outras opções ou nem ao menos conhecem Warcraft. É uma fantasia de qualidade, em que o desejo de conhecer o mundo mágico dessas criaturas é inevitável, além de poder e conseguir refletir durante a leitura. Recomendo.

0 comentários :

Postar um comentário