{Resenha} As Viagens de Gulliver



Título: As Viagens de Gulliver
Autor: Jonathan Swift
Editora: Martin Claret
Tradução: Luís Fernando Martins
ISBN: 9788572329637
Número de Páginas: 305
Ano: 2013
Classificação: 

As viagens de Gulliver é um clássico da literatura inglesa, escrito por Jonathan Swift em 1726. A narrativa de aventura conta as viagens de Lemuel Gulliver por países um tanto excêntricos, onde conhece culturas e povos jamais imagináveis. O que parece uma literatura inocente é uma reflexão categórica e simbólica da Inglaterra e mesmo da sociedade europeia do século XVIII. A narrativa de Jonathan Swift é notável, pois é leve e envolvente, tornando-a uma literatura atemporal.

Imagine se você tivesse a oportunidade de navegar pelos sete mares, trabalhando como marinheiro e médico, conhecendo lugares inacreditáveis, que fazem você duvidar de sua sanidade mental. Imagine passar anos perdido em uma ilha, com seres que você não sabe muito bem como categorizar. Imagine que mesmo com todos os naufrágios que sofreu, você ainda continua apaixonado pelo mar, pela navegação, pelas descobertas, e não consegue passar um ano sequer em terra firme. Imaginou? Lemuel Gulliver é assim, e sobreviveu a tudo isso e mais um pouco para contar a sua história para nós.

Lemuel Gulliver, desde os seus 14 anos, estudou navegação e medicina, navegar era o seu sonho, e o alcançou sendo cirurgião em navios. Mas algumas viagens não saíram como o esperado, e alguns naufrágios ocorreram, para a sorte de Gulliver (ou não). E como consequência desses pequenos acidentes, Lemuel conheceu terras antes desconhecidas por nós, meros humanos, mas habitadas por criaturas um tanto peculiares.

Em uma de suas viagens, no ano de 1699, rumo às Índias Orientais, o navio foi de encontro à um enorme rochedo, o inevitável aconteceu, mas Gulliver naufragou no país de Lilipute, infelizmente sem nenhum rastro de sobrevivência dos outros tripulantes. Ficou desacordado durante um tempo, e acabou sendo aprisionado pelos habitantes daquele local.

Lilipute, terra dos homens pequenos (quando eu digo pequeno, eu não quero dizer como um anão, eu quero dizer pequeno como um rato), mesmo assim, os liliputianos conseguiram amarrar Gulliver ao chão e transformar o rapaz em um prisioneiro. Depois de tirar todas as dúvidas sobre o ser humano gigante, e estabelecerem uma comunicação razoável, decidem tratar o estranho como um estrangeiro, e passam a cuidar de Lemuel.

Depois de muitas descobertas, Gulliver parte em direção a outras terras e conhece outros povos, alguns piores que os humanos, outros, melhores, sem sombra de dúvidas.

Muitas coisas estranhas e bizarras acontecem em suas viagens, mas Lemuel Gulliver percebe que todos as manias dos povos que ele conheceu, existiam também em sua terra natal, a Inglaterra. E o marinheiro passa a visualizar seus conterrâneos de uma forma totalmente diferente e até mesmo repugnante.

A leitura do livro chega a ser um pouco cansativa no início, os primeiros lugares que o protagonista visita não chegam a impressionar muito o leitor, pelo menos comigo foi assim, mas da metade do livro em diante, a narrativa se torna espetacular, o protagonista visita lugares realmente incríveis, e você passa a querer conhecer cada um deles, e nesses lugares você encontrará desde seres estúpidos até cavalos falantes inteligentes.

Se você ler a obra e parar para analisar além da ficção, conseguirá perceber uma clara ligação com a humanidade atual, mesmo o livro tendo sido escrito em 1726, pois a corrupção, a inteligência, o afeto, e o psicológico humano se encontram nas viagens e na mente de Gulliver.

Para quem é apaixonado por história, também é uma leitura muito válida, o livro retrata a sociedade inglesa da época de maneira bem peculiar e curiosa, você vai até querer pesquisar algumas coisas enquanto flui a leitura.

E As Viagens de Gulliver é, sem dúvida, um dos clássicos mundiais que todos deveriam ler, se não está na sua lista de livros para ler antes de morrer, pode colocá-lo.

Recomendo sem medidas, e mesmo que o início pareça cansativo, persista, pois garanto que a leitura valerá a pena.

7 comentários :

  1. Eu preciso entrar em algum desafio ano que vem que cobre ler mais clássicos pois nesse ponto eu estou super atrasada. Lembro que li uma versão daquelas adaptadas e resumidas de Gulliver - já deveria ter lido o livro na íntegra...
    Se bem que com esse início meio lento eu acredito que teria dificuldades em seguir com a leitura. Mesmo que você diga que a coisa melhore e muito depois, sou meio daquelas que se não me ganha logo no início eu largo, sabe?
    Mesmo assim, preciso dar um jeito de encaixar o livro na lista de livros para ler antes de morrer ;)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  2. Conheço a história mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Inclusive, já comprei essa edição da Martin Claret para dar de presente, mas ainda está em falta na minha estante!

    Tenho certeza, agora mais ainda depois da sua resenha, que "As viagens de Gulliver" é um ótimo livro. Adoro clássicos, preciso ler em breve!


    Bjs :)



    tamiresdecarvalho.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não tive oportunidade e nem interesse desperto pela obra.
    Sei que é um clássico, mas vou continuar negligenciando por algum tempo.
    Adorei saber suas impressões acerca da obra e me surpreende um pouco que já naquela época, conseguiu ser retratada algumas coisas como a corrupção que se assemelha à nossa época.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Primeiro devo dizer que você me deu uma grande ideia. Existem muitos livros que quero ler e sempre acabo protelando, então farei sim uma lista de livros para ler antes de morrer e depois da sua resenha As Viagens de Gulliver com certeza estará nela. Confesso que sabia o básico sobre a história e ler o que você disse me fez ver a obra de uma forma mais ampla. Sou dessas apaixonadas por história então quero muito conhecer esta parte em particular do livro. Além disso achei interessante essa "metáfora" com a sociedade atual. Boa dica

    ResponderExcluir
  5. Narrativa um pouco cansativa no início até que tudo bem, mas saber que só melhora mesmo e se torna espetacular da metade pra frente me deu um certo desânimo. Mas essa é uma história que sempre tive vontade de ler, e um dia acabarei me rendendo a ela, só preciso me preparar psicologicamente... Hehe... Interessante o livro ter essa ligação com a humanidade atual,acho que essa é uma característica encontrada muitas vezes em clássicos, é algo que acredito que colabora para eles se manterem em evidência por tanto tempo.

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu sempre via coisas a respeito do filme, mas nunca tive vontade de assistir, e nem de ler o livro. Não sei por que. Mas a sua resenha me deixou curiosa...haha' não sabia que tinha conteúdo histórico no meio, na verdade, eu nem mesmo sabia direito sobre o que era a história *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca li uma resenha sobre. Eu preciso ler mais clássicos, conhecer mais clássicos rs' e esse parece ser um livro muito bom, gosto de livros que de alguma forma tem uma ligação com o presente.. anotei a dica e espero conferir!

    Beijos!

    ResponderExcluir