{Especial Rick Riordan} Por que ler Rick Riordan?




Muitos de vocês já devem ter lido alguma obra ou ouvido falar de Rick Riordan. Suas obras se tornaram praticamente parte da cultura pop e modernizaram e fizeram com que a mitologia grega e romana, egípicia, e agora nórdica, virasse febre entre os jovens, seu principal público. Mas eu vim aqui para dar alguns motivos para se entrar nesse mundo e embarcar nas aventuras criadas por Rick em seus livros.

Vamos primeiramente conhecer um pouco sobre o autor. Richard Russell Riordan, Jr. (San Antonio, 5 de junho de 1964), também conhecido simplesmente como Rick Riordan, é um escritor norte-americano mais conhecido por escrever a série Percy Jackson & os Olimpianos. Ele também escreveu a série adulta de mistérios Tres Navarre. Ajudou a desenvolver os dez livros da série The 39 Clues e escreveu o primeiro livro da série, O Labirinto dos Ossos. Em 2012, ele completou uma trilogia focada em mitologia egípcia, As Crônicas dos Kane, e já publicou todos os cinco livros planejados da série Os Heróis do Olimpo, a continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos, que foca na mitologia romana e grega. Ele também está escrevendo a série Magnus Chase e os deuses de Asgard, baseada na mitologia nórdica, que já está no segundo livro. Riordan também anunciou uma sequência para Os Heróis do Olimpo, uma série de cinco livros chamada As Provações de Apolo, cujo primeiro livro foi O Oráculo Oculto.

Como pudemos perceber, Rick já percorreu um grande caminho (de sucesso) e hoje seus livros ocupam prateleiras por todo mundo (inclusive a minha). Seu renome se deu a partir de seu primeiro sucesso Percy Jackson & Os Olimpianos, uma série de cinco livros juvenis. Eu, assim como boa parte dos leitores, comecei com ela e depois fui conhecendo um pouco mais dos universos mitológicos criados por Rick.

Mas por que ler Rick Riordan? Quem gosta de aventuras, juntamente com personagens carismáticos, bom humor e boa dose de mitologia, afinal, a maioria dos seus livros tratam alguma mitologia, irá adorar. Rick consegue cativar seu público e divertir, enquanto apresenta um conhecimento sobre algo que muitos não conhecem, como a história de alguns deuses gregos, romanos, nórdicos e egípcios.

Por mais que o fato de apresentar as mitologias aos jovens seja muito legal, Rick conseguiu adaptar muito bem, mudando alguns aspectos, assim como um pouco da personalidade, dos deuses, deixando tudo mais próximo dos jovens de hoje em dia, colocando refências e até mesmo citando algumas indagações que o jovem teria ao ler o livro, afinal, seus personagens, pelo menos nas séries de mais sucesso, são jovens.

Além de inovar bastante nesse aspecto, Rick Riordan acaba por inspirar certos jovens a pesquisar mais sobre ou até mesmo iniciar a escrita de um livro, principalmente se os livros forem lidos na idade a que destinam, pois, além de entreter, as aventuras também despertam nossa imaginação.

Depois de todos esses motivos, também temos as edições, que em suma são publicadas pela editora Intrínseca. Todas elas seguem um padrão de capa parecido, tornando possível a identificação dos livros de Rick, assim como a diagramação. Todo acabamento é muito bem feito, dando orgulho de se ter o livro na estante. Além dos livros das séries principais, Rick também escreveu livros derivados e avulsos, que podem mudar de tamanho, assim como também possuir capa dura ou não, ilustrações coloridas, papéis diferentes e etc.

Ler Rick Riordan só traz benefícios. Por mais que seja uma leitura leve e divertida, o conhecimento é adquirido ao se ler as páginas. Por mais que o público destinado seja os jovens, isso não proíbe que pessoas mais velhas também curtam as aventuras dos personagens de Rick em meio às mitologias. Se você ainda não leu nada do autor, eu recomendo, principalmente se for começar pela razão do sucesso de Rick Riordan: Percy Jackson. 

2 comentários :

  1. Eu adoro tenho desde Os heróis do Olimpo a provações de Apolo, foi os livros de Rick Riordan que me levarão au mundo da leitura pois por dificuldades como a dislexia e o TDAH eu não chegava nem perto de ler o resumo na parte de trás do livro mais graças au tio Rick como nós fãs o chamão eu não vivo sem um livro superei minhas dificuldades,eu aconselho quem não leu a ler as maravilhosas obras de Rick Riordan. OBRIGADO RICK RIORDAN

    ResponderExcluir