{Resenha} Bem Vindo à Vida Real



Título: Bem Vindo à Vida Real
Autor: Christian McKay Heidicker
Editora: Intrínseca
Tradução: Glenda D’Oliveira
ISBN: 9788551001677
Número de Páginas: 320
Ano: 2017
Classificação: 

Jaxon passa todo o tempo livre – e até o que deveria estar ocupado – na frente do computador, jogando com outros gamers on-line. Duzentas e cinquentas horas por mês, para ser mais exato. Até que um dia, quando sai para levar o carro do pai a um lava jato, ele conhece Serena e consegue garantir seu primeiro encontro com uma garota de carne e osso. O problema é que minutos depois ele é levado para a Vídeo Horizontes, uma clínica de reabilitação para viciados em videogame. Lá, Jaxon vai ter que conviver com outros jogadores em tratamento e aprender habilidades úteis na vida real até acumular 1 milhão de pontos em tarefas do dia a dia. Como Serena não tem celular nem perfil no Facebook, Jaxon tem quatro dias para atingir a pontuação e ter alta da clínica.
E ele fará de tudo — mentir, trapacear, trair e até mesmo aprender a bordar — para alcançar seu objetivo. Mas, se nenhum desses macetes der certo, talvez Jaxon precise, enfim, se abrir de verdade, confrontar a ausência da mãe e, quem sabe, admitir para si mesmo que não é apenas a fissura pelos games que o impede de se conectar com o mundo à sua volta.
Um livro ao mesmo tempo divertido e comovente, Bem-vindo à vida real é uma história repleta dos dilemas e urgências da existência humana, com personagens apaixonantemente desajustados e entremeada de referências que são verdadeiros easter eggs plantados carinhosamente pelo autor – fissurado por ciências e Final Fantasy, Zelda, Mario Kart, Diablo, Dark Souls...

É muito legal quando um livro se passa numa realidade bem próxima à nossa, não? Quando eu vi que a Intrínseca lançaria um livro sobre um jovem gamer, minha empolgação foi à mil. Eu já tive uma fase em que passava oras jogando videogame e na frente do computador jogando algum mmorpg e adorava essa fase, que ainda se faz presente em alguns momentos, o que me deixou muito curioso para conhecer o enredo de Bem Vindo à Vida Real. Foi uma experiência bem divertida e reflexiva.

A sinopse do livro já é em si bem explicativa, mas vamos manter o padrão. O nosso protagonista é Jaxon, de 16 anos, que passa horas trancado no quarto, com as janelas fechadas, jogando Arcadia, um jogo online que ele sabe jogar muito bem, porém, atividades físicas e tarefas de casa não fazem parte do dia a dia do garoto, o que irrita um pouco sua madrasta e seu pai.

Um dia, a madrasta de Jaxon pede que ele vá lavar o carro, e, contrariado, pois tem que sair do jogo por alguns minutos, vai, porém, no lava-jato, algo novo e totalmente inesperado acontece: Jaxon conhece uma garota, Serena, a faz rir e consegue um encontro para daqui quatro dias, porém, a garota não tem celular e nem facebook, então a única forma que ele tem para falar com ela é estar no lugar e no horário combinado. Mas algo atrapalha seus planos.

Ao voltar pra casa alguns minutos depois, o garoto acaba sabendo que está sendo levado para clínica de reabilitação para pessoas viciadas em videogame, a Vídeo Horizontes. Contra a vontade de Jaxon, ele é levado para a clínica, onde acaba conhecendo outros membros, e só poderá sair de lá depois de conseguir um milhão de pontos em atividades e campeonatos - ele fará de tudo para conseguir e se encontrar com Serena.

Recheado de referências ao mundo dos games, Bem Vindo à Vida Real é uma leitura bem divertida e fluída. Christian nos apresenta a um adolescente comum, que pode ser encontrado em qualquer lugar, praticamente, e o transporta a uma clínica em que o tratamento também é um jogo. Algo bem criativo e interessante, além da escrita de Christian ser bem despojada e divertida, fazendo com a leitura leve e rápida.

Apesar da atmosfera de videogames que o livro se passa, o autor também foca no relacionamento interpessoal das pessoas, focando no trabalho em equipe, que é mostrado através das tarefas, e também pelo modo que um personagem trata o outro e se coloca no lugar dele, procurando gerar reflexões no leitor sobre empatia e boas maneiras, em suma. Foi algo bem interessante de misturar com a parte divertida que o livro tem. Assim como também faz refletir sobre aquela frase famosa atribuída a Nicolau Maquiavel: Os fins justificam os meios. Será?

Uma das coisas que eu mais gostei do livro foi o início dos capítulos, que fazem uma referência direta aos games com títulos como "carregando", "PvP", "Guildas", "NPCs" e entre outros, fazendo com que a atmosfera gamer seja ainda mais concreta e  criando um laço maior com a realidade do leitor que joga ou que já jogou algum tipo de videogame. Também há avatares de Jaxon e da Serena, assim como a pontuação que o garoto se encontra naquele momento.

Bem Vindo à Real é um livro com uma ideia bem criativa e divertido, porém, acaba sendo um livro um tanto comum, mas que ainda assim proporciona uma leitura agradável e prazerosa com direito a reflexões sobre nossas relações interpessoais. Vale a pena a leitura!

0 comentários :

Postar um comentário