{Resenha} O Conto da Ilha Desconhecida



Título: O Conto da Ilha Desconhecida
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788571648492
Número de Páginas: 64
Ano: 1998
Classificação: 

Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas.

Estava em dúvida por qual livro do autor começar e com um pouco de medo também, pois seus livros são conhecidos por conterem parágrafos extensos e escrita um pouco pesada, mas nada disso apagou o brilho da fascinante inteligência do escritor português em meu primeiro contato com suas palavras. Foi então que encontrei um pequeno livro, que continha um conto maravilhoso de Saramago, não resisti e peguei na hora.

Para os amantes da literatura universal, Saramago é um dos escritores essenciais para ler e conhecer. O ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 e do Prêmio Camões de 1995 entrou para o hall dos expoentes da Literatura Portuguesa com os seus escritos um tanto peculiares.

Em O Conto da Ilha Desconhecida, o autor nos leva a reflexão através de uma história muito interessante: um súdito pede um barco para o rei, certo de que descobrirá alguma ilha desconhecida, mas todos proclamam "não há mais ilhas para serem descobertas". O homem então desafia a razão dos outros e luta até conseguir o que queria: um barco para a sua expedição.

A forma como cada personagem é retratada, faz com que o leitor perceba uma certa semelhança com situações e pessoas do nosso dia a dia. Um rei que atende apenas quem ele quer e segundo os seus benefícios, um homem que não desiste até alcançar o seu sonho, uma mulher que não tem medo de deixar toda a sua vida para trás para, simplesmente, viver.

A curta história fez com que eu parasse para refletir sobre todos os meus objetivos e sonhos e o que eu estou fazendo para alcançá-los, será que eu permito que as críticas dos outros me façam desistir daquilo que eu tanto quero? Será que faço todo o possível para realizar meu sonho ou será que na primeira barreira eu jogo tudo para o ar?

O livro me impactou muito, e acredito que possa impactar você também. Um conto curto, mas que fará você refletir durante longos dias, além de conhecer a escrita maravilhosa de Saramago. Tinha receio de ler algo do autor assim como eu? Então comece por O Conto da Ilha Desconhecida.

6 comentários :

  1. Nossa adorei, queria muito ler algo do autor, vou começar por esse conto.

    Obrigada pela dica
    Beijos Ariane

    ResponderExcluir
  2. Adoro Saramago, que bom que vc não cogitou desistir... Não conheço esse conto e depois da sua resenha, com certeza irei procurar para ler... Amei a dica!
    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha me ganhou! Fiquei super curiosa e esse livro aprece realmente maravilhoso! Adoro quando o autor nos faz refletir assim, muito obrigada pela recomendação!

    ResponderExcluir
  4. Olá! tudo bom contigo?
    Eu amei, li apenas um livro do autor, mas nossa foi pura amor por ele, excelente autor.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Ainda não conheço a escrita do autor, mas tenho bastante curiosidade. Sua resenha deixou clara que é uma leitura que deve ser feita, então já vou anotar a dica aqui. Livros para refletir e fazer uma ponte sobre o comportamento humano são os meus favoritos e me ganham fácil. Adorei suas impressões! Beijão :*

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não tive a oportunidade de ler algum livro do autor, mas tenho muita vontade. Quem sabe se eu ler esse seja um bom começo, né? Anotei a dica ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir