{Resenha} Meu Livro. Eu que Escrevi.



Título: Meu Livro. Eu que Escrevi.
Autor: Duny Eveley (Raony Phillips)
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551002384
Número de Páginas: 168
Ano: 2017
Classificação: 

Duny (lê-se Dani) é uma celebridade de alcance mundial, alçada ao estrelato por seu imenso talento, inteligência, classe e beleza incomparáveis. Ou, pelo menos, era isso o que ela esperava da vida - que, no caso de Duny, se resume basicamente a um loop infinito de lacres, barracos e baixarias cometidos em busca da fama. Meu livro. Eu que escrevi é o maior deles.
Conhecida dos fãs principalmente por trabalhar e morar na Pensão da Tia Ruiva e ser uma das estrelas da websérie Girls in the House, Duny hoje comanda também o reality show investigativo Disk Duny e é comentarista on-line de premiações como o Oscar e o Grammy para uma grande rede de TV, mas ela já passou por muita coisa nessa vida: da humilhação pública de fazer agachamentos em trajes sumários num programa de auditório a fingir que suporta crianças só para ser babá da filha de uma artista famosíssima e ficar um tantinho mais perto dos maiores nomes da música pop.
Se valeu a pena? Para Duny, ainda vamos saber. Mas, para quem lê essa autobiografia recheada do início ao fim com o melhor da ironia (ou grosseria) moderna e total ausência de preciosismo vernacular, vale cada página.

A websérie nacional Girls In The House, criada por Raony Phillips, que usa como base o The Sims 4 conquistou a internet. Duny é uma das principais personagens da série, sendo a grande estrela do show, por conta dos seus bordões e personalidade forte, se é que podemos chamar assim. Quando soube do lançamento, fiquei bastante curioso, pois aprecio a série e acreditava que seria muito divertido ler um livro escrito pela e sobre a personagem mais icônica da série. E realmente foi o que aconteceu.


Quem conhece a websérie e já assistiu pelo menos alguns capítulos já conhece um pouco sobre Duny Eveley: ela quer ser famosa e já se meteu em algumas situações um tanto embaraçosas para conseguir isso. Em Meu Livro. Eu que Escrevi. acabamos sabendo de mais alguns desses perrengues que Duny se enfiou, escritos pela própria Duny, do jeito dela, ou seja, sem se preocupar com censura, do jeito mais sincero e "dane-se" possível.

Como uma espécie de autobiografia, o livro conta com nove capítulos, com Duny narrando uma situação da sua vida. A forma como é contado, além da aparição e citação de outros personagens, segue o mesmo estilo dos episódios da série do youtube, com a mesma dose de humor, apesar de ser um livro (o que não é algo fácil de se fazer). Existe uma pequena ligação entre os capítulos, nada muito dependente, mas ainda assim, a ordem é muito bem construída.


Um fato que pode gerar uma certa dúvida sobre a qualidade do livro é: ele é escrito por um youtuber. Mesmo não sendo a estrela de seu canal, Raony ainda veio do youtube e isso pode causar certo pessimismo e preconceito quanto ao livro. Mas essa preocupação não é necessária aqui. O livro é muito bem escrito, com o humor que quem vê a websérie já conhece e ainda possui uma certa "crítica" aos próprios youtubers em alguns momentos.



Um ponto extremamente importante a ser citado é o trabalho que a Intrínseca teve com a edição. Está algo impecável. A qualidade do livro, no quesito físico, é algo impressionante. Há a presença de dourado na capa, folhas mais grossas e amareladas, cores no meio das páginas, ilustrações coloridas pelo próprio Raony no começo de cada capítulo, diagramação diferenciada em algumas partes dos capítulos, quando há troca de mensagens, por exemplo, e ainda possui uma ótima revisão, praticamente sem erros. Como de costume, Intrínseca está de parabéns, pois ficou um trabalho muito bonito.

Vale ressaltar que, apesar de ser um livro muito legal, Meu livro. Eu que Escrevi. não é pra todo mundo. Para aqueles que não conhecem a série (ainda), uma certa dispersão pode ser causada, pois algumas situações requerem um conhecimento prévio, como a aparição e citação de outros personagens durante a narrativa, assim como algumas piadas, que podem ficar sem sentido. Além disso, o humor escrachado também pode não agradar todo mundo, até porque a série também não agrada todo mundo. Agora, quem viu e acompanha Girls In The House, a leitura é indispensável.



Divertidíssimo, bem escrito e muito bem feito, Meu Livro. Eu Que Escrevi. foi um lançamento que surpreendeu. Com uma narrativa bem fluída e com poucas páginas, é um livro que pode ser lido rapidamente e ainda deixar aquele gosto de "quero mais". É muito legal acompanhar as confusões de Duny, a maioria delas totalmente inéditas, e ainda rir com as atitudes, pensamentos e dizeres cômicos e cheios de sinceridade da personagem.  

4 comentários :

  1. Olá
    Realmente estou por fora do mundo das webseries, preciso de dicas para começar. Quanto ao livro, acho que deve ser super divertido, a Duny parece ter uma personalidade e tanto. Fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Nosssa eu morro de rir daquela série e Danny é um figura, desbocada kkkkkkk gente ela é hilaria e adoroo, e não sabia que tinha um, livro e com certeza eu irei comprar assim que der kkk.

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu adorava jogar The Sims, e vejo muitos memes na internet dessa série. Acho um sarro, e pretendo assistir algum dia. Quanto ao livro, tenho interesse também, pois apesar de ter pavor de livro de YouTuber, onde só fala sobre as coisas que eles fazem no canal, não vejo problemas quando o YouTuber escreve ficção. Acho ótimo, inclusive. Dica anotada! Adorei a resenha! Beijos:*

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Tudo bom?
    Eu gostava de jogar The sims com marido e não sabia dessa webserie.
    Não sei se acompanharia mas vou comentar com marido que adora.
    Beijos

    ResponderExcluir