{Resenha} Os Piores Pirralhos do Mundo



Título: Os Piores Pirralhos do Mundo
Autor: David Walliams
Ilustrador: Tony Ross
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788551001950
Número de Páginas: 
Ano: 272
Classificação: 
Skoob

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA CONHECER AS CRIANÇAS MAIS INSUPORTÁVEIS (E ENGRAÇADAS, CARISMÁTICAS, IRREVERENTES) DO MUNDO?
Então vamos lá. Uma galeria especial para os meninos e meninas que são perfeitos exemplos do que não fazer!
Sofia Sofá passa tanto tempo esparramada vendo TV que já não dá para saber o que é a Sofia e o que é o sofá! E o que fazer com Beto Babão, conhecido como o menino que mais baba na face da Terra? E é uma baba capaz de arruinar um museu inteiro! Tem também a Charlene Chorona, que, como é de se imaginar, chora bastante. Até aí, tudo bem, mas a menina tem o péssimo hábito de botar a culpa por tudo no pobre irmãozinho. Sem contar a Filomena Flatulenta, que... Bem, nem precisa explicar.
Nestas dez histórias tão divertidas quanto horripilantes, tão criativas quanto nojentas, David Walliams faz os pequenos leitores morrerem de rir com os pirralhos mais malcriados, mais bagunceiros e mesmo assim mais adoráveis do mundo.

Os livros do David Walliams são referência quanto o público em questão é o infantojuvenil e, por mais que eu adore livros infantojuvenis, nunca tinha tido contato com o autor antes, até Os Piores Pirralhos do Mundo. O livro, todo ilustrado e com uma diagramação totalmente diferenciada, com pequenas histórias sobre cada pirralho com suas personalidades e manias, acabou merecendo um lugar especial na estante. Divertidíssimo e engraçado, Os Piores Pirralhos do Mundo foi uma ótima maneira de conhecer David Walliams.


O livro conta com dez histórias principais, sendo que cada uma tem um protagonista e não há nenhuma ligação entre elas. a não ser o fato dos personagens serem os piores pirralhos do mundo. Temos O Beto Babão, a Charlene Chorona, a Sabrina Dançarina, Melvin Meleca, Pedro Piolho, Filomena Flatulenta, Sérgio Sério, Suzie Imunda, Antônio Eduardo, que nunca estava errado e a Sofia Sofá. As histórias são curtas, com média de vinte páginas, e a diversidade delas é muito legal, tornando a identificação do leitor ainda mais fácil (independente da idade). Por mais que as histórias sejam sobre crianças bagunceiras e até um pouco malcriadas, há sempre uma lição no final de cada uma, então os pais podem ficar tranquilos.



Algo que vale a pena mencionar e elogiar muito é o trabalho da diagramação no livro. As histórias contam com diferentes tipografias, em tamanhos e posições diferentes, tornando a leitura muito mais dinâmica e divertida, principalmente pros pequeninos, porque é algo que  atrai muita atenção. E escrita leve e divertida de David juntamente com essa diagramação fazem do livro uma obra infantojuvenil muito legal!

Além da diagramação diferenciada, o livro é quase inteiramente ilustrado. A ilustrações divertidas de Tony Ross, com aquele ar de desenho infantil mesmo, ocupam quase todas as 272 páginas do livro e conversam diretamente com a história em alguns momentos, complementando um texto, por exemplo. 



Outra coisa que vale a pena mencionar é o trabalho que a Intrínseca teve com essa edição. O livro é num formato diferente, mais quadrado, com capa dura, título dourado, assim como a lombada, papel branco, porém couché, aqueles tipo de revista ou livros didáticos. Eu já comentei sobre a diagramação e ilustrações, que fazem do livro uma peça muito legal e divertida. Um livro merece um lugar especial na estante e ótimo para as crianças.



Os Piores Pirralhos do Mundo terá sequência, com outras histórias, e não vejo a hora de poder conferir a versão nacional. É um livro altamente recomendável para crianças, pré adolescentes ou até mesmo adultos ou jovens que gostam de um livro ilustrado e divertido. Espero poder conhecer um pouco mais do trabalho de David Walliams. Muito legal!

0 comentários :

Postar um comentário