{Resenha} Só Escute



Título: Só Escute
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Tradução: Alessandra Esteche
ISBN: 9788555340581
Número de Páginas: 352
Ano: 2017
Classificação: 

Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.
Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.
Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?

Sarah Dessen tem um nome no mercado editorial e uma fama que a acompanha, porém eu nunca tinha conhecido o trabalho da autora, apesar de já ter tido curiosidade depois de ler algumas resenhas de seus livros. Só Escute foi o primeiro livro dela que eu li e posso dizer que foi uma ótima primeira experiência. Apesar de ser um livro jovem adulto, Sarah trata de assuntos bem sérios e recorrentes hoje em dia de uma maneira bem madura e sensível. 

Em Só Escute temos Annabel como nossa protagonista. Ela é uma garota que teve sua vida virada de cabeça para baixo por conta de um acontecimento ocorrido com ela, o qual mantém segredo. Antes, Annabel tinha seus amigos, uma vida social legal na escola, mas depois do ocorrido, ela já não possui a amizade de sua melhor amiga, Sophie, e ainda é julgada pelos outros colegas da escola. De garota popular, a garota solitária. Como se já não bastasse, uma de suas irmãs passou por um distúrbio alimentar por conta da carreira de modelo e a família está tendo que lidar com isso - por mais que gostem de fingir que está tudo bem.

Annabel, acostumada a ter tudo, agora não tem quase nada e tem que se adaptar a essa nova vida, tendo um segredo a assombrando em vários momentos. Durante essa adaptação, Annabel acaba se aproximando de Owen Armstrong. O garoto é considerado "garoto problema", pela fama de garoto explosivo, e anda com os fones de ouvido pela escola, solitário. Os dois acabam se tornando amigos e isso acaba afetando na vida dos dois, guiando a trama do livro.

A escrita de Sarah é totalmente fluida e agradável, tornando a leitura bastante rápida. Narrado em primeira por Annabel, viajamos entre passado e presente, contribuindo para um melhor entendimento da obra e das mensagens contida nela.

Sendo um livro jovem adulto, é esperado que tenha um romance, mas o legal é que ele não é foco de Sarah Dessen. A autora procurou abordar a questão familiar, a amizade, suas vantagens e desvantagens, no caso de uma amizade tóxica, e principalmente o segredo que Annabel esconde. Ao decorrer do livro, o leitor pode já imaginando o que aconteceu com a protagonista e entender o seu comportamento atual por conta do medo.

Um ponto alto da trama é a realidade contida nela. A autora criou um enredo bastante real, uma história que poderia acontecer com o leitor ou com qualquer outra pessoa conhecida. Os personagens são totalmente humanos, com seus defeitos e qualidades, e lidam com as situações de forma natural e coerente, sem nenhum super poder, apenas naturalidade, como qualquer pessoa poderia lidar.

Apesar da história um tanto simples, Só Escute traz situações complicadas e aborda temas bem importantes de uma forma bem real e sensível. Sarah Dessen utiliza a vida de Annabel, de sua família e amigos para falar sobre abuso, violência, inveja, distúrbio alimentar, amizade, segundas chances e principalmente sobre sinceridade. Um livro capaz de gerar várias reflexões de uma forma bastante real.  

0 comentários :

Postar um comentário