{Resenha} A Sutil Arte de Ligar o F*da-se



Título: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se
Autor: Mank Manson
Editora: Intrínseca
Tradução: Joana Faro
ISBN: 9788551002490
Número de Páginas: 224
Ano: 2017
Classificação: 


Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço.
Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva - sem querer desprezar o valor de nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o foda-se.
Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.
Para os céticos e os descrentes, mas também para os amantes do gênero, enfim uma abordagem franca e inteligente que vai ajudar você a descobrir o que é realmente importante na sua vida, e f*da-se o resto. Livre-se agora da felicidade maquiada e superficial e abrace esta arte verdadeiramente transformadora.

Confesso que tenho um preconceito com livros de autoajuda, pois normalmente, no meu ponto de vista, falam coisas um tanto utópicas que acabam sendo massageadora de egos e bastante otimistas, não condizendo totalmente com a realidade em que vivemos, mas o título "A Sutil Arte de Ligar o F*da-se" me interessou, principalmente por apresentar uma proposta bem diferente das quais já estamos acostumados no gênero. O livro de Mark Manson, através da curiosidade, acabou se tornando uma grande surpresa positiva.

As vezes é difícil ouvir verdades e ainda mais difícil aceitá-las. É isso que Mark veio fazer no livro: falar verdades nuas e cruas. Aqui não temos ninguém nos dizendo que tudo na nossa vida vai dar certo, que somos ótimas pessoas, que devemos estar sempre felizes e que a vida é inteiramente bela. Mark nos diz aquilo que fingimos não existir e evitamos pensar algumas vezes. Não importa quem você é, o seu emprego, a quantia de dinheiro que você tem no banco, a vida é feita de vários problemas e eles chegarão à você e você terá que lidar com eles. Essa é a "mensagem" principal do livro.

Um dia a gente vai morrer, então, nada mais justo do que selecionar com o que se preocupar de verdade. Há situações em que achamos estar felizes, mas que só contribuem para nossa infelicidade, como buscar algo que você ainda não tem ou que não é, pois isso só acentua o fato de você não ter ou não ser, causando uma certa frustração e dependência, na qual será baseada a sua felicidade. Haverá problemas, isso é óbvio, mas você pode se perguntar quais problemas você prefere enfrentar na vida, resolvendo se importar com coisas que realmente importam pra você.

Mark Manson tem uma escrita muito divertida (e até um pouco grosseira as vezes) que contribui para que a leitura seja bem fluida e interessante. Ele fala tudo, sem se preocupar com quem lê, dando importância para deixar bem claro tudo o que quer expressar. Mark quer desconstruir tudo aquilo que fomos ensinados ao decorrer da vida, procurando mostrar um jeito mais simples e leve de viver. Ele aborda assuntos como relacionamentos, morte, culpa e responsabilidade, casamento, emprego... Basicamente aquilo que os outros livros do gênero também abordam, mas de uma forma bem diferente.

A leitura, apesar de fluida e divertida, pode ser um tanto repetitiva, mas acredito que esse foi um ponto positivo. Por ser um livro de autoajuda, tais ensinamentos ou exposições devem ser fixados na nossa mente, principalmente por ser um livro que apresenta ideias que não estamos acostumado a ler ou ouvir, então o autor acaba repetindo alguns significados ou situações nos capítulos. Essa repetição contribui para um melhor entendimento da obra no geral, nos fazendo refletir constantemente.

Apesar de ser leitura bem rápida, acredito que não deve ser lido rapidamente. São muitas as experiências vividas por Mark abordadas nas páginas, todas com uma visão ou ensinamento como justificativa, então é algo que deve ser absorvido, portanto requer uma atenção maior. Eu poderia ter realizado a leitura em um tempo menor, mas resolvi investir uma semana na leitura, para não deixar passar nada que poderia me agregar. Foi uma boa escolha.

Apesar do título chamativo, A Sutil Arte de Ligar o F*da-se é um livro bastante consistente e sério (apesar de conter humor e ser um tanto irreverente), prático e sem rodeios. Mark Manson expõe seu modo de ver a vida e apresenta maneiras e soluções de como viver desse jeito, gerando bastante reflexão sobre como somos influenciados pelo meio em que vivemos e sobre o modo que vivemos. Foi um livro que causou bastante surpresa em mim e que lerei outras vezes durante a vida, provavelmente. Recomendo.

0 comentários :

Postar um comentário