{Resenha} Uma Casa no Fundo de Um Lago



Título: Uma Casa No Fundo de Um Lago
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
ISBN: 8551003852
Número de Páginas: 160
Ano: 2018
Classificação: 

James e Amélia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas.
À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d'água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta.
Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma.

Josh Malerman é um escritor que pode ser considerado um divisor de águas quanto a reação dos leitores aos seus livros: ou amam ou odeiam, dificilmente tem um meio termo, isso desde Caixa de Pássaros (que se tornou um dos meus livros favoritos, razão pela qual eu continuo lendo os livros dele). Tive uma ótima experiência com Caixa de Pássaros, porém não foi a mesma coisa com Piano Vermelho, mas ainda assim resolvi tentar a leitura com Uma Casa no Fundo de Um Lago: a experiência acabou não sendo uma das melhores também.

No enredo de Uma Casa No Fundo de Uma Lago,temos dois adolescentes, ambos com 17 anos, tendo um primeiro encontro. Ao invés de cinema ou jantar em algum lugar como num encontro comum, eles decidem ir passear de canoa pelo lago. Tudo ocorria normal até avistarem uma entrada para um outro lago, onde eles encontram uma casa no fundo de um lago, e é aí que as coisas começam a se desenrolar.

Os dois adolescentes ficam super curiosos com aquele fato e isso passa a ocupar a mente deles pelo restos dos dias, os fazendo visitar a casa muitas vezes em busca de decifrar o mistério, tanto que a maior parte do livro se passa nessas visitas (se não quase todo).

Josh atacou novamente. Nos entregou um enredo curioso e fora do clichê, porém acredito que dessa vez pecou em alguns momentos, principalmente por conta da duração da história. Por ser um livro de poucas páginas, o envolvimento com os personagens quase não existe - por mais que eu ache que esse não tenha sido o foco do autor. Há a curiosidade do mistério, porém, a motivação de leitura não dura tanto assim.

Continuando a comentar sobre o número de páginas e as motivações na leitura, o que deveria ter sido realizado em poucas tempo, acabou durando uma semana para mim, por conta do não envolvimento (arrisco me a dizer que nem o mistério da casa me pegou tanto assim). Um livro que não causou muitas mudanças em mim, podendo até ser considerado um tanto "esquecível".

Um fato polêmico de Josh Malerman é: seus finais. E aqui a gente tem mais um dos seus finais abertos, o que acaba sendo um caso de amor e ódio com seus leitores. Eu não havia me incomodado com Caixa de Pássaros, mas me incomodei com Piano Vermelho, no caso desse novo romance, acredito que a palavra que mais define é indiferença. É um daqueles livros que você termina e se pergunta: acabou? Pode ser frustrante.

Por mais que tenham ocorridos esses problemas, na minha opinião, Uma Casa no Fundo de Um Lago não é o que parece ser, em sua forma lateral. É um livro metafórico, que nos faz pensar em algumas teorias sobre o caso dos dois adolescentes no meio de um lago, principalmente quanto ao seu final.

Em suma, Uma Casa no Fundo de Um Lago é um livro curiosos e que traz alguns questionamentos e gera algumas teorias, porém, acredito que não entregou o que deveria, pecando nos pontos citados. Não é um livro que eu "condeno", mas também não é um livro que eu recomendaria a alguém. Continuarei lendo os próximos trabalhos de Josh, apesar das frustrações, por conta da sua criatividade.

0 comentários :

Postar um comentário