{Resenha} A Princesa Prometida



Título: A Princesa Prometida
Autor: William Goldman
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551003213
Número de Páginas: 416
Ano: 2018
Classificação: 
Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa.
Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.
Em uma paródia aos épicos clássicos, William Goldman escreve um divertido romance com direito a tudo que o gênero tem a oferecer: piratas, duelo de esgrima, traições, tramas políticas da realeza e um romance apaixonante. Esta edição de luxo em capa dura traz os textos extras que William Goldman escreveu para as edições comemorativas de 25 e 30 anos da obra original - que misturam ficção e realidade e ajudam a compor o universo emblemático que transformou a obra em um fenômeno.

Você já leu um livro sobre um livro? A Princesa Prometida foi originalmente escrito por Morgenstern e tem mais de mil páginas, porém, William Goldman ouviu a história pelo seu pai quando era pequeno, com algumas modificações, o que fez o livro se tornar uma das histórias mais especiais para Goldman, que, depois de anos, decidiu fazer uma edição "com as melhores partes". E o resultado é muito agradável.

O enredo de A Princesa Prometida é bem contos de fadas: temos uma princesa, cavaleiros, príncipe, batalha, lugares mágicos e tudo mais que a gente pode ter direito, porém de uma forma bem diferente, podendo até ser considerado uma paródia. Temos a Buttercup, uma camponesa que se apaixona pelo garoto que cuida das vacas de sua família, Westley, mas o destino os separa, até que Buttercup é considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo e noiva do príncipe do reino, porém o seu antigo amor volta em busca da mão da moça, dando início às reviravoltas bem divertidas do livro.

A história criada originalmente por Morgenstern, apesar de ter os clichês, é extremamente divertida, mas acredito que isso dada a edição de William Goldman, pois ele mesmo explica porque deixou alguns trechos de fora. No meio da narrativa da história, temos umas pausas em que Goldman conversa com o leitor, falando sobre o trecho ou então explicando algo que tem relação com o que foi descrito. Acredito que essas intervenções fizeram do livro ainda mais divertido e interessante.

O livro acaba sendo dois em um, mas numa quantidade diferente. Acabamos acompanhando a realidade através da história de Goldman com a história criada por Morgenstern, a importância do livro em sua vida e como foi o processo até chegar na edição publicada, como também a história de Buttercup e dos outros personagens nesse conto de fadas bem diferente. É uma leitura extremamente divertida e interessante, os dois lados e com uma narração de ótima qualidade, bastante fluida.

Sendo um clássico dos anos 80, essa é uma edição comemorativa de 30 anos publicada pela Intrínsenca, que deu o cuidado que o livro merecia. A capa é dura e tem essa ilustração extremamente linda e o interior é padrão de qualidade Intrínseca, tendo folhas de rosto diferenciadas no início das partes. É uma edição que vale a pena ter na estante.

A leitura de A Princesa Prometida acabou sendo uma surpresa muito agradável pra mim, ainda mais pela edição com comentários bem diferentes, o tornou tudo bem divertido. É um conto de fadas igual, mas ao mesmo tempo bem diferente dos quais estamos acostumados, não deixando de ser épico. Um livro com ótimos personagens, cheio de reviravoltas e com direito a intervenções de Goldman muito legais.

0 comentários :

Postar um comentário