{Resenha} Quem é Você, Alasca?




Título: Quem é Você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 9788578273422
Número de Páginas: 229
Ano: 2013
Skoob | Onde comprar?

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".



Como todos os livros de John Green, os personagens são jovens e possuem algum problema: em "A Culpa é das Estrelas", Hazel tem câncer; Em "O Teorema Katherine", Colin tem que ser gênio e descobrir o teorema de seus relacionamentos; Em "Cidades de Papel", Quentin vai a procura de Margo, que sumiu de propósito; já em "Quem é Você, Alasca?", é a vez de Miles ir à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez" na Culver Creek, escola em que seu pai e outros familiares estudaram.

Lá, ele conhece o Coronel (Chip), seu primeiro amigo, Takumi (um japonês meio solitário), Lara (uma imigrante romena) e é claro, a sexy e intrigante Alasca Young. E, na companhia deles, Miles tem sua vida mudada.

No ambiente de um colégio interno, a vida de Miles muda, principalmente por conta de Chip e Alasca. Cercado de bebidas, trotes e novas experiências, ele acaba se aproximando cada vez mais de Alasca e, querendo ou não, acaba se apaixonando por ela. Mas, há sempre uma reviravolta num bom livro, que nos faz pensar sobre nossas vidas, encarar a verdade sobre nós.  

Neste livro, John Green desperta os defeitos mais humanos em seus personagens, o que pode causar certa antipatia de primeira vista, mas afinal, todos somos um pouco egoísta, estranhos, vagos, infeliz e estúpidos. Não é um livro "feliz" e romântico como os demais, mas sim filosófico.

Já li todos os livros próprios do John Green e, sem dúvida alguma, esse é o melhor.

Avaliação: 5.0 de 5.0

4 comentários :

  1. Oi Lucas tudo bem?
    Acredita que nunca li nada de John Green? Preciso comprar um trocar um livro e tentar ler, as pessoas falam muito bem dos livros do autor.
    Quem é Você Alasca é interessante, acho que poderia começar por ele.


    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John Green é aquele escritor perfeito pra quando você está procurando um livro bem leve e descontraído. Eu gosto, tanto que já li todos os livros.
      Sobre começar com Quem é Você Alasca, não sei se seria uma boa opção, afinal, esse é o melhor... Aconselharia a começar por A Culpa é das Estrelas, assim como eu :-)

      Excluir
  2. Então... gostei pq me fez lembrar de outros tempos. É bem verdadeiro, de uma forma simples :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucas!
    Eu também achei esse o melhor livro do John, eu realmente me surpreendi muito com ele e a escrita foi tão bela, eu lia com um bloquinho do lado anotando as frases, hahaha.
    Apesar de te sido triste a parte do "depois" eu realmente amei.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Kami.
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir