{Crítica} Ernest e Celestine





Todos sabemos que vivemos em um mundo de preconceito, desigualdades e medos. Esse é o mundo retratado, de maneira sensível e lúdica, na animação francesa Ernest e Celestine.

Celestine é uma ratinha órfã que, durante toda a vida, ouviu histórias sobre um urso malvado comedor de ratos. Apesar disso, ela nunca acreditou nas histórias, e sempre sonhou em ser amiga de um urso. A função dela, assim como de outros ratinhos órfãos, é de ir à superfície de noite e pegar dentes dos ursos para fazer próteses dentárias.

Já Ernest é um urso que não tem emprego e está passando fome. É em busca de alimento que ele encontra Celestine, que o ajuda a entrar em uma loja de doces para conseguir se alimentar, em que o companheirismo e amizade deles começa a se formar.

A amizade dos dois é mostrada como algo visto com maus olhos pela sociedade em que eles vivem e as dificuldades que eles tem que enfrentar para poder continuar com seu relacionamento. A cena clímax do filme, que eu não vou citar por motivos óbvios, mostra como a sociedade é precipitada em relação aos rótulos que dá para as pessoas e como o preconceito apenas é passado de geração em geração pelas pessoas mais velhas.

A animação do filme é muito bonita, com uma arte diferenciada em estilo aquarelado similar a livros infantis mais antigos. Algumas sequências de cenas são espexificamente bonitas, como a que mostra uma arte de Celestine sendo criada ao som de uma música tocada por Ernest.

Essa provavelmente é a animação mais leve e doce entre os concorrentes a Melhor Animação do Oscar. Apesar disso, ele provavelmente tem poucas chances de ganhar a premiação, já que Frozen, da Disney e Vidas ao Vento, do Estúdio Ghilbi, são os favoritos por diversos motivos. Mesmo assim, Ernest e Celestine é uma linda obra prima que merece ser vista.



Título: Ernest e Celestine (Ernest et Célestine)
Elenco: Lambert Wilson, Pauline Brunner
Direção: Benjamin Renner, Vincent Patar, Stéphanie Aubier
Gênero: Animação, Comédia, Drama
Duração: 80 min
Classificação: Livre
Avaliação: 4,0 de 5,0

Um comentário :

  1. Olá

    Adorei esse filme. Fiquei torcendo por este e também por Kaze Tachinu porque sou fã do Hayao Miyazaki. Mas foi uma grata surpresa assistir essa animação e, com a minha irmã que tem seis anos. Achei o roteiro muito bem construído, os personagens muito carismáticos e o traço bem interessante. Recomendo e curti sua crítica.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir