{Resenha} O Inverno de Frankie Machine



Título: O Inverno de Frankie Machine
Autor: Don Winslow
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Raposo
ISBN: 9788580575484
Número de Páginas: 352
Ano: 2014
Classificação: 
Frank Machianno é um assassino de aluguel. Um assassino de aluguel aposentado, na verdade. Quando estava na ativa, era conhecido como Frankie Machine, mas os dias de crime ficaram no passado e ele leva uma vida tranquila no litoral de San Diego, onde é conhecido por ser um empresário comprometido e um pai e ex-marido exemplar. Quando, porém, o filho do atual chefe da máfia lhe pede um favor, Frank se vê obrigado a atender, e as ameaças de sua antiga profissão voltam a atormentá-lo. Alguém do passado o quer morto e Frank precisa descobrir quem e por quê. O problema é que o rol de candidatos é tão extenso quanto a lista telefônica da Califórnia e o tempo de Frankie está acabando.

Don Winslow, Don Winslow... Depois da minha experiência com Selvagens, minha definição de thriller mudou. A facilidade com que Don consegue criar um enredo envolvente, misterioso e cheio de suspense é impressionante! Sem falar nos personagens mais cheios de realidade possíveis. E, ainda bem, O Inverno de Frankie Machine não fica de lado e segue o mesmo patamar.

No enredo acompanhamos Frankie Machianno, um senhor de 65 anos que é, ao mesmo tempo, um empresário no ramo de iscas para peixes, imóveis e até mesmo pano para mesas. No seu tempo livre, acaba passando no mar surfando. Um senhor bem de vida... Até o seu passado lhe visitar. A máfia.

No passado, Frankie era conhecido como Frankie Machine (a Máquina), pois, no mundo da máfia, era o melhor atirador. Invejado por muitos e temido por todos. Não havia trabalho o qual Frankie não desse conta. Porém, agora, com 65 anos e depois de ter deixado o lado mafioso para trás para cuidar de sua família, principalmente sua filha, ele tem a máfia ao seu encalço. O "por que"? Ele não sabe. "Quem?" Ele também não sabe. A única coisa que sabe é que irá ter que retornar as origem e colocar a Máquina para funcionar.

O thriller de Don é de tirar o fôlego de uma forma totalmente original e realista. Primeiramente, quantos livros conhecemos em que o protagonista bad-ass é um senhor de 65 anos? Pois é, não são tantos. Depois temos as cenas com um toque cinematográfico. O filme é facilmente imaginado por aquele que lê, com direito a câmera lenta e mudança de closes. Reviravoltas. Não são aquelas reviravoltas previsíveis. Don consegue nos surpreender no momento em que menos esperamos com acontecimentos que também menos esperamos. Um tremendo mestre da escrita.

Grande parte do livro é sobre o passado de Frankie Machine. Começamos com o presente e, para o entendermos, precisamos saber de vários acontecimentos da vida na máfia da Máquina. Don nos conta de uma maneira detalhada, mas de maneira alguma cansativa, os casos em que Frankie se meteu no passado. Cada morte, cada assassinato, cada roubo. Tudo isso de uma forma gradativa, resultando no "porque" da perseguição que está ocorrendo no presente. Se fosse um livro de 500 páginas apenas com o passado de Frankie, eu não teria problema nenhum em lê-lo.

"A vida é como uma laranja gorda, pensa Frank. Quando você é jovem, aperta a fruta com força e rapidez, tentando tirar todo o suco rapidamente. Quando envelhece, aperta devagar, saboreando cada gota. Porque: um, você não sabe quantas gotas ainda lhe restam, e, dois, as últimas gotas são as mais doces."

O mais interessante dos livros de Don Winslow é que os seus protagonistas não são heróis, mas sim anti-heróis. Não temos aquela figura perfeita de uma personagem que só faz coisas boas e quer o bem de tudo e de todos. Não. Aqui temos aquele personagem de 65 anos que acorda cedo, prepara o seu café, faz o que tiver que fazer para conseguir o seu sustento e a segurança da sua família, até mesmo encarar a máfia sozinho.

Já deu pra perceber que eu sou um fã de Don Winslow, né? Ele é o cara. Em apenas 350 páginas, ele consegue explorar o crime organizado, prostituição, drogas, brigas entre chefes de diferentes máfias e violência através de um senhor de 65 anos com mais colhões do que qualquer um por aí. Pra quem gosta de um thriller de boa qualidade, O Inverno de Frankie Machine é a escolha certa.

4 comentários :

  1. Lucas, Lucas... ando fugindo de thriller porque houve uma época dessas que li muitos. Mas olha, sua resenha me fez querer quebrar essa dieta. Por pouco não comprei o Selvagens uma vez, agora acho que vou comprar os dois de uma tacada só.

    Abraços,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, Juan! Se você curte thriller, não tem razão para ainda não ter os livros do Don Winslow na sua estante! Hahahaha

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi Lucas, muito bom o post.
    Fiquei curioso quero ler este livro.
    Aguardo sua visita
    http://sorteiefb.com.br/tab/promocao/372041
    seguindo seu blog ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de thriller, Vinícius, não irá se arrenpender de maneira alguma se ler O Inverno de Frankie Machine. Isso eu te garanto!
      Já passei lá na sua página e obrigado por seguir :-)

      Excluir