{Top 5} Os Maiores Vilões da Literatura



Olá, pessoal, tudo bom? Hoje é dia de mais um Top 5 e o tema dessa vez será vilões, os maiores da literatura. Sempre tem aquele personagem que nasceu para acabar com a vida do mocinho ou da donzela, certo? Mesmo que ele não seja completamente mal, há sempre aquela pedra no caminho. Então vamos lá para o Top 5.

TÉO - DIAS PERFEITOS

Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez.

Eu não poderia de citar Téo, do Dias Perfeitos, livro do autor Raphael Montes. Sabe quando você lê um livro e fica boquiaberto por conta da crueldade do personagem? Foi isso que aconteceu comigo, tanto que, ao terminar o livro, eu fiquei de ressaca literária. Téo pode até não ser considerado um vilão, mas a crueldade dele é digna de um, por isso ocupa o quinto lugar.


PRESIDENTE SNOW - JOGOS VORAZES

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Presidente Snow, Presidente Snow... As distopias estão cada vez mais em alta nesses últimos tempos, mas crueldade igual a dele não tem. Quem já leu a trilogia vai saber do que eu estou falando. Até que ponto chegar para permanecer no poder? Acho que o Snow não tem limites, ele faz o que é preciso para manter a "ordem" em Panem.


JOFFREY LANNISTER - A GUERRA DOS TRONOS

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. 

Outro personagem que também não é vilão, mas a sua crueldade é digna de um. Quantas vezes, ao ler as páginas de As Crônicas de Gelo e Fogo que não ficamos morrendo de ódio desse adolescente mesquinho? Me atrevo a dizer que ele é o personagem mais odiado desses últimos tempos.


PHILLIP BLAKE, O GOVERNADOR - THE WALKING DEAD

No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação.

Não poderia faltar Phillip Blake nesse Top 5, não é verdade? Quem assiste The Walking Dead já deu pra perceber o quão cruel o Governador pode ser, porém, nos quadrinhos e nos livros, que são especialmente para a contar a história dele, ele é ainda mais. Com descrições pra lá de violentas e nojentas, Robert Kirkman e Jay Bonansinga constroem o perfil do anti-herói e lideram sua ações, fazendo com que ele receba o segundo lugar. Não é à toa que na parte de trás do livro está escrito "não recomendado para menores".  


BIG JIM RENNIE - SOB A REDOMA

Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine. Subitamente a cidade é isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.
Dale Barbara, veterano da guerra do Iraque, se une a um grupo de moradores da cidade para manter a situação sob controle. A força de oposição é representada por Big Jim Rennie, um político que está disposto a tudo - até matar - para continuar no poder, e seu filho, que guarda a sete chaves um horrível segredo. Mas essa não é a única preocupação dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.

É claro que o mestre do terror, Stephen King, não poderia ficar de fora desse Top 5. Em Sob a Redoma, esqueça os seres sobrenaturais, porque o que é realmente explorado é o ser humano. Assim como o Presidente Snow, Big Jim Rennie é um político que se sente ameaçado após a aparição da redoma, e que pode (e faz!) de tudo para permanecer no poder, não importa o que. Caso vocês assistam a série Under The Dome, não é daquele Big Jim que eu estou falando, nem um pouco. Portanto, vale a pena dar uma conferida nas 950 páginas de Sob a Redoma e presenciar a tamanha crueldade de um político querendo permanecer no poder. 

Então, pessoal, esse foi mais um Top 5. Foi um pouco difícil pensar em vilões, tanto que vocês podem ter percebido que, de certa forma, os selecionados não são inteiramente vilões, mas espero que vocês tenham gostado. Semana que vem tem mais!
 

0 comentários :

Postar um comentário