{Resenha} Um Solitário à Espreita



Título: Um Solitário à Espreita
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia de Bolso
ISBN: 9788535922929
Número de Páginas: 285
Ano: 2013
Classificação:

Dividido em quatro seções que dão conta de temas como língua e literatura, a realidade, a memória e os afetos, além de pequenas fabulações, 'Um solitário à espreita' traz para a forma da crônica, este gênero tradicionalmente praticado por alguns autores brasileiros, a visão de mundo e as opiniões de Milton Hatoum. O futuro da literatura, a dureza dos anos vividos sob o regime militar, a realidade cambiante das nossas grandes cidades - tudo isso vem embalado numa prosa tão gentil quanto especulativa, tão sagaz quanto calorosa.


Conheci o autor no início de Maio na 3° FLI (Feira Literária de Iguape), assisti sua palestra, gostei, e resolvi comprar algum de seus livros, dentre todos peguei o de crônicas, depois de concluída a leitura eu estou com o sentimento de que acertei na escolha.

Milton Hatoum é o nome do artista, se você ainda não o conhece, deve conhecê-lo o mais rápido possível. Reconhecido internacionalmente, seus livros já foram traduzidos para 17 línguas, e já é considerado um autor de renome.

Em seu livro de crônicas, Hatoum resgata a essência dos pequenos momentos, dos mínimos detalhes, transformando até um inseto em uma crônica. Como cronista tardio, o escritor faz uso da ficção para complementar suas histórias que dão início ainda em sua infância e partem para momentos vividos em toda a sua vida, das temporadas que viveu na França, na Argentina e Estados Unidos, até as pequenas cidades do nosso Brasil.

Dividido em 4 seções, cada uma contém um aspecto próprio, são elas: Dança da espera; Escorpiões, suicidas e políticos; Adeus aos corações que aguentaram o tranco; e, Dormindo em pé, com meus sonhos. Ao todo são 96 crônicas, escritas entre 1994 e 2012, publicadas originalmente em periódicos, todas foram reescritas para a publicação do livro.

Apesar de ser uma edição sem orelhas, por ser de bolso, o papel é Pólen Soft, o que facilita a leitura, recomendo não só esse livro, como todos os outros da coleção da Companhia de Bolso, são clássicos indispensáveis de se ter em nossas estantes.

Simplesmente não existe crônica ruim nesse livro, espero que o autor volte a lançar uma obra apenas com crônicas, enquanto isso vou aproveitando seus outros livros já publicados.

E você, já leu?

8 comentários :

  1. Já ouvi falar muito bem desse autor e ele foi indicado em algumas matérias do meu curso da faculdade, agora com sua resenha estou mais empolgada ainda para ler algo do autor.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana.

    Eu tinha visto a capa deste livro no Skoob e fiquei bem interessada no livro. Tenho poucos livros de crônicas e lendo sua resenha deu vontade de ter este livro na minha estante, assim terei uma boa quantidade de crônicas para ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Hum não me interessou muito o livro, começando pela capa, mas para quem curte a história será uma ótima dica. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana,
    Não conhecia a obra, mas gosto muito de crônicas. Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  5. Oi, não conhecia o livro e nem o autor, mas o livro em si, não me interessou, pois não faz o meu estilo, mas para quem gosta, é um prato cheio. Dessa vez, deixo a dica passar.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    Não conhecia o livro, mas também não me atraiu. Mas fico feliz que tenha gostado!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei muito interessante o livro, e fiquei curiosa sobre como ele transforma um inseto em crônica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Não conhecia o autor e muito menos a suas obras, mas fiquei bem interessada.
    Só estou com o pé atrás por conta de não ler muitas crônicas. Mas vou ir pela sua resenha e ver no que dá :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir