{Resenha} João e Maria



Título: João e Maria
Autor: Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca
Tradução: Augusto Calil
ISBN: 9788580577761
Número de Páginas: 56
Ano: 2015
Classificação: 

O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

Contos de Fadas são conhecidos mundialmente, principalmente João e Maria. Como eu sempre falo nas resenhas com esse tema, sou um grande fã desses contos e procuro sempre ler os livros baseados, originais ou releituras dos clássicos. Quando soube que Neil Gaiman, conhecido pelo seu ar mais obscuro, iria recontar um dos contos de Fadas mais conhecidos e coloridos, tive que conferir, mas infelizmente, veio um pouco de frustação.

Acho que todo mundo conhece a história de João e Maria, mas vamos lá. Na releitura de Gaiman, o povoado de João e Maria está sofrendo pela guerra. Os fazendeiros estavam perdendo suas plantações, seu gado, sendo assombrados pela morte. A família das crianças estava nessa mesma situação. A comida já não dava mais para a mãe, o pai e seus dois filhos e isso fez com que a mãe tivesse a ideia do marido abandonar os filhos na floresta, pois, com sorte, seriam achados por outra pessoa e poderiam ter uma vida melhor. O pai, relutante, aceita a ideia, pois não vê outra saída.

João havia escutado e na manhã seguinte levou pedras para jogar no caminho, para descobrir o caminho de volta para casa. As crianças conseguem voltar, mas o pai as leva para a floresta novamente e, dessa vez elas não têm a mesma sorte. João leva pão para marcar o caminho e esse é comido pelos animais, deixando-os perdidos na floresta até eles chegarem numa casa feita de doces habitada por uma senhora, que tem outras intenções ao invés de apenas abrigar o garotos e cuidar deles.

Basicamente a história é essa. Vocês perceberam alguma diferença entre a releitura e o conto conhecido por todo mundo? Pois é, não tem, apenas a mudança de alguns termos que deixou o conto, de certa forma, mais adulto. Neil Gaiman dá uma maior ênfase à guerra e não utiliza o termo bruxa para a habitante da casa de doces, que é uma velha canibal, por conta da fome causada pela guerra.

Por mais que a história em si não tenha sofrido mudanças inéditas, as ilustrações, por meio de Lorenzo Mattotti, dão um ar condizente ao drama imposto por Neil, através das imagens pretas e brancas. A maioria das imagens são compostas por duas folhas, quase inteiramentes negras, com detalhes em branco, para ser possível a identificação da cena. É algo bem diferente das ilustrações coloridas (muito coloridas) que costumamos ver relacionadas ao conto João e Maria.

Quando eu disse que havia me frustado com a releitura, foi sobre o fato de ser algo comum, mas não me arrependo de ter realizado a leitura e, principalmente de ter essa edição na minha estante. A edição, publicada pela Intrínseca, é de luxo, com capa dura, num tamanho maior do que estamos acostumados e com uma diagramação digna de livros de contos de fadas, juntamente com as ilustrações. A edição também possui um adendo no final com várias curiosidades sobre as mudanças que o conto original dos Grimm sofreram ao decorrer dos anos em diversos países.

Enfim, por mais que a releitura não tenha sido algo bem inovador, vale a pena ter a edição na estante. Com um ar mais adulto e com a ausência de magia, Gaiman nos leva de volta a história dos dois irmãos abandonados pelos seus pais e que buscam sobreviver de alguma forma. É um livro bem legal para os amantes de contos de fadas como eu.

11 comentários :

  1. Olá tudo bem ? Achei bem legal a premissa do livro e sua resenha está espetacular, acho bem legal também quando os autores acrescentam algo a mais em um conto de fadas igual ao filme João e Maria .

    ResponderExcluir
  2. Lucas, sou muito apaixonada por contos de fadas e amo ler suas releituras.
    Então, lógico que fiquei louca para ter essa edição.
    É uma pena que você tenha se frustado, mas tenho certeza que deve ser ótimo ter essa edição e continuo querendo muito.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Olá, adoro releituras de contos de fadas e confesso que esperava mais desta. Ainda assim, acho válida a leitura pelas ilustrações.
    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    tem tempos que quero ler esse livro, João e Maria por Neil Gaiman, agora fiquei curioso, são apenas 56 páginas mesmo? Gosto de releituras, contos de fadas. Parabéns pela publicação. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse livro é mesmo muito lindo, comprei o meu esse mês em uma super promo da Amazon. Mesmo que a releitura não seja tão inovadora, acho que vale muito a pena adquirir esse exemplar. Adorei sua resenha!

    Super beijo
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Adoro releituras de contos de fada! Mesmo não trazendo tantas coisas novas como esperado. Sua resenha desse livro ficou um arraso! Muito bem escrita. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Hello!
    Quero conhecer algum livro do Neil Gaiman ainda e fiquei interessada no livro João e Maria.
    A arte ficou mtooo bem feita e fiquei impressionada.
    Eu sou fa de releituras, apesar de nao ser algo assim que nos deixe de queixo capidos, eu acho bem legal como outros autores trazem a mesma historia q todos ja conhecem.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Ola eu adoro qualquer releitura de nossos lindos contos de fadas, João e Maria sempre um clássico, amei essa capa mais adulta e sinistra, li muitos elogios a esse livro, mesmo com poucas mudanças tenha certeza que será uma leitura maravilhosa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Hey!

    Nada melhor do que a combinação da criatividade de Neil Gaiman com um bom ilustrador. A edição parece realmente linda, e nem tem muito o que se falar sobre o talento de Gaiman. Muito legal mesmo :) Parabéns pelo blog!!

    www.forasteras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oie
    nossa, eu adorei esse lançamento, estou louca para ler e sua resenha conseguiu me deixar mais curiosa ainda, adorei o enredo e a edição em geral, boa dica e resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu adoro esses clássicos e quase comprei esse livro esses dias, fiquei pensando e pensando... mas por curiosidade de ainda não ter lido nada o autor e ser muito curiosa pela sua narrativa. Que pena que não teve aquela mudança, mas acredito que tenha sido um leitura válida já que você curti muito contos de fadas. Espero poder conferir logo.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir