{Resenha} Os Irmãos Tapper Declaram Guerra (Um Contra o Outro)



Título: Os Irmãos Tapper Declaram Guerra (Um Contra o Outro) (Os Irmãos Tapper #1)
Autor: Geoff Rodkey
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788580578843
Número de Páginas: 237
Ano: 2016
Classificação: 

Os gêmeos Claudia e Reese, de 12 anos, não poderiam ser mais diferentes, mas em uma coisa eles são realmente idênticos: a determinação em sair ganhando na terrível guerra travada entre os dois! Tudo começou quando… Bem, na verdade eles discordam até quanto a isso, mas, oficialmente, começou no refeitório da escola, quando Claudia sofreu um ataque cruel e covarde do próprio irmão. Aos poucos, a guerra foi se acirrando e, das ruas de Nova York, passou para o universo ficcional do jogo on-line preferido de Reese. E eles não pouparam esforços para vencer as duras batalhas.
Contado de uma forma totalmente original, incluindo fotos, capturas de tela dos jogos, registros de chats e muitas mensagens trocadas pelo celular entre os pobres pais dos beligerantes, Os irmãos Tapper declaram guerra (um contra o outro) mostra, de forma autêntica e hilária, os conflitos entre dois irmãos adolescentes numa era saturada de recursos visuais e digitais.

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho um apreço com esses livros infantojuvenis bem humorados. Um dos destaques, que entrou para minhas melhores leituras de 2015, foi Os Dois Terríveis, também publicado pela Intrínseca, que foi uma leitura impecável. Ao ver a capa d'Os Irmãos Tapper Declaram Guerra (Um Contra o Outro), Os Dois Terríveis foi o primeiro livro que me veio a mente, me fazendo criar certa expectativa, o que não é muito legal em algumas vezes. Essa foi uma dessas vezes, mas de jeito nenhum foi uma leitura ruim – muito pelo contrário.

Claudia e Reesse são gêmeos, de 12 anos, e são muito diferentes um do outro, como é de se esperar. E, como sempre acontece com irmãos, há brigas, mas os dois levaram essas brigas a um outro patamar. Declararam guerra. Tudo começou quando Reese, durante o lanche, no refeitório, na presença de todo 6º ano, inclusive o menino que Claudia gostava, ao sentir um cheiro muito ruim, disse, pra todo mundo ouvir, que Claudia havia peidado. Todos riram e chamaram Claudia de Princesa Peidona, o que irritou muito a garota. Irritou o bastante para decidir dar o troco no irmão. Eis o começo da guerra dos gêmeos Tapper.

Ao decorrer do livro, acompanhamos as vinganças dos irmãos um contra o outro, tudo de uma forma bem divertida e descontraída. Pra começar, quem "escreveu" o livro foi a própria Claudia, que decidiu gravar entrevistas com os envolvidos da guerra e transportar para as páginas de um livro, para que tudo fosse registrado. O livro é como se fosse uma entrevista gigante com direito a comentários pessoais de Claudia "rabiscados" nas páginas. É algo bem original.

Um dos outros pontos fortes do livro, além da originalidade, é a sua atualidade. Os gêmeos são praticamente criados por uma babá jovem, pois seus pais trabalham demais (tanto que a presença deles é feita através de mensagens de celular, não entrevista), uma situação bastante recorrente nos dias de hoje. O ponto forte da atualidade é a menção de um jogo, MetaWorld, uma espécie de Minecraft, que faz bastante sucesso entre o público infatojuvenil hoje em dia, que é cenário de uma das vinganças dos gêmeos. É ótimo para o público alvo, pois a identificação é quase impossível de não acontecer.

Apesar do livro ser destinado ao público infantojuvenil, quem tem ou teve irmão com uma idade próxima, vai se encontrar rindo em algumas partes, pela semelhança das relações, como aconteceu comigo. Apesar de eu ter vinte anos, há algumas discussões dos gêmeos Tapper que acabo tendo até hoje com minhas irmãs. É algo bem legal. O autor soube focar em pontos muito reais das relações e brigas entre irmãos. E, sendo um livro infantojuvenil, tem uma lição por trás de tudo isso, gerando certas reflexões.

A Íntrinseca, como sempre, nos presenteia com uma ótima edição, como tem acontecido com a maioria dos livros infantojuvenis publicados pela editora. Tem capa dura, muito bonita, várias imagens, fotos, ilustrações, as mensagens de celular dos pais, os comentários escritos por Claudia... Uma diagramação muito legal capaz de chamar atenção de qualquer um, principalmente das crianças e dos pré-adolescentes.

No começo da resenha eu citei que tinha criado uma certa expectativa por conta d'Os Dois Terríveis, que foi completamente hilário para mim. Eu esperava rir tanto quanto ri no outro livro, mas infelizmente não foi o caso. É, com toda certeza, muito divertido, mas não chegou a ser hilário pra mim, talvez por conta da expectativa criada, mas não me arrependo, de forma alguma, de ter lido, pois foi uma ótima distração. Eis o motivo de não ter recebido cinco estrelas.

O livro de Geoff Rodkey é o primeiro de uma série sobre as travessuras dos irmãos Tapper. Recomendo para quem quer uma leitura rápida, divertida e principalmente para quem tem irmão, pois a nostalgia é quase certa, com direito a algumas reflexões. Espero pela continuação que parece ser bem legal, pois há os dois primeiros capítulos no final desse volume.

31 comentários :

  1. Oi Lucas, eu não conhecia esse livro, portanto é a primeira resenha que leio dele. Confesso que pela capa não leria o livro, mas daria uma chance depois que li sua resenha. Sempre é bom poder encontrar uma história que tem tudo para ser leve, divertida e descontraída. Bom, não tenho irmãos, mas acho que me emocionaria da mesma forma, porque adoro ler sobre relacionamentos familiares e afins. É um gênero que me agrada bastante. Poderia gostar ainda mais por não ter expectativas sobre a obra.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, mas assim como você também adoro ler lviros infantojuveis porque eles acabam trazendo algo de bom para a gente, aprendemos com eles.
    Achei interessante os gêmeos serem praticamente criados por uma babá jovem, hoje em dia é o que mais existe por ai, pais que tem filhos, mas trabalham loucamente.
    Quero ler esse livro, achei curioso.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Ooi
    O livro me pareceu muuuito divettido haha pena que não foi tanto quanto esperava. Ainda quero lê-lo, ANOTADO!
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro mas achei a temática dele bem interessante. Eu gosto de infanto-juvenis e esse acho que se lesse esse livro eu gostaria muito dele, a ideia é mesmo bem bacana.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom ler algo divertido e rápido né? Eu gosto bastante, porém esse livro em questão não faz muito meu estilo. Tenho certeza que a molecada vai se amarrar.... Como eu não tenho irmãos e pouca curiosidade em ler o livro, passo a dica.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Tudo bom?
    Já ouvi falar bastante desse livro. Parece ser incrível.
    Faz tempo que não leio nada infanto juvenil, ando na fase dos romances já tem um tempo.
    Mas adorei a sua resenha e já vou adicionar esse livro a lista!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvido falar ainda desse livro. Mas como é bem infanto juvenil a gente releva. haha

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Realmente não é muito legal ler um livro usando outro como parâmetro, a gente acaba esperando demais do livro, mas pelas coisas que você falou me deu vontade conhecer esses irmãos e sua Guerra Declarada, me pareceu bem divertido, vou guardar a dica para uma leitura mais leve.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adoro livros infanto-juvenis. Sempre são ótimos para distrair. Ótima resenha, parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Gostei dessa premissa do livro, e para mim, os livros infanto juvenis sempre se tornam um livro divertido. Confesso que achei uma gracinha a capa escolhida, e estou curiosa para conferir essa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Que legal! Adorei a premissa!
    Me lembrou eu e meus irmãos. ...
    Meus filhos. ..Enfim, me pareceu que se tem irmão, vai se identificar.

    Parabéns pela resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Que legal! Adorei a premissa!
    Me lembrou eu e meus irmãos. ...
    Meus filhos. ..Enfim, me pareceu que se tem irmão, vai se identificar.

    Parabéns pela resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oioi! Tudo bem?
    Eu vi o lançamento do livro Os Irmãos Tapper Declaram Guerra (Um Contra o Outro) e achei fofinho.
    Mas nao é meu tipo de leitura, mas para um jovem acho que é mais ideal.
    Gostei de saber mais da historia, quem tem irmao sabe como é, haha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Ola Lucas, amei a premissa do livro e pela leveza da história, já quero conhecer os irmãos e saber o que tanto irão aprontar, afinal irmão já brigam imagina sendo gêmeos então. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Oi. só pela capa deu pra perceber que se trata do um livro divertido. Compraria com certeza se visse em uma livraria. Adorei conhecer ele agora e já vou marcar na minha lista de futuras compras. Adorei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Para todos os gêneros.
    Esse livro tem uma temática ótima. E ele foi citado na Turnê da Intrínseca. Sendo um livro super divertido.
    Uma pena não ser tão divertido ´para você. Mas estou muito louca para ler.
    Ótima resenha.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Fiquei bastante curiosa com o livro porque adoro infanto juvenil. Me fez lembra do livro Diário de um Banana, que mostra essa relação entre irmãos. Espero ler em breve.
    Beijos!
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Desde a apresentação do livro na Turnê Intrínseca que estou ansiosa para ler e indicar para os meus irmãos, porque deve ser bem divertido as loucuras desses dois irmãos e rir com essas coisas me lembra dos meus momentos de traquinagem e vingança contra meus irmãos haha.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bom?
    Esse tipo de livro não me atrai, mas, é como você disse mesmo, eles sempre trazem ensinamentos bons para os leitores ^^"Não é um livro que eu lerei, mas, anotei a sugestão para meus primos mais novos, que amarão a leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Também adoro infantojuvenis bem humorados! Um que gosto muito, também publicado pela intrínseca, é O Menino de Vestido. Sensacional! Gostei muito da sua resenha, mas a premissa de Irmãos Tapper não me convenceu :/ Quem sabe mais pra frente eu dê uma chance a essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Eu conheci esse livro na Turnê Intrínseca. Realmente parece ser uma ótima leitura, mesmo eu não me identificando tanto assim, por causa da diferença de idade entre mim e meus irmãos. Mas, com certeza, pra passar a tarde e conseguir boas risadas acho que a leitura vale a pena.

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucas,
    Esse livro parece ser bem bacana mesmo para indicar para leitores mais jovens. Valeu!

    ResponderExcluir
  23. É a primeira vez que ouço falar dessa obra e olha que costumo ler muitos blogs literários atrás de resenhas e sugestões para leituras futuras.

    Esse livro definitivamente não faz meu estilo, mas gosto de ver resenhas assim para ter o que sugerir quando amigos "jovens" (não sou "velha", mas já passei dos 30), filhos de amigos, perguntam para mim o que eu acharia legal que eles lessem. Obrigada pela dica. =)

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro, mas já anotei a dica, parece ser bem divertido, adoro infanto juvenis, são perfeitos para aquele momento em que acabamos de sair de um livro com uma carga mais dramática, e precisamos de uma leitura mais leve.
    Além de ter um filho bem nessa faixa de idade, rsrsrsrs

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Lucas,
    Gosto muito de livros infanto-juvenis, por isso, fiquei bem animada quando li isso no começo de sua resenha! A premissa desse livro é bem atual mesmo, muitos pais nem se importam com os filhos aparecendo apenas em poucos momentos e, muitas vezes, não ajudando em nada.
    É uma pena que o livro não tenha sido tão hilário para você, pois, de certa forma, era isso que eu esperava.
    Entretanto, já anotei a dica, pois sei que vou curtir a leitura, mesmo não rindo muito rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  26. Oie
    muito legal a resenha, esses infanto juvenis são ótimos para passar o tempo e para primeiras leituras de pré adolescentes ahha adorei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Esses livros infantojuvenis são maravilhosos. São animados e nos faz lembrar da nossa adolescências. Eu e meus irmãos quando criança eramos terríveis e só de ler essa resenha já me fez lembrar de coisas do passado.
    Adorei a sua resenha e se tiver oportunidade vou ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. Essa história parece ser uma graça. Adorei a premissa! Pelo que percebo, a história está bem de acordo com a forma como os irmão se relacionam na fase da infância e da adolescência. Por amigos que sejam, sempre rola uma competição. Muito boa a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. Aaaah eu amo livros infantojuvenis, são leituras tão agradaveis. Sobre esse livro tenho vontade de ler, amei sua resenha, certeza que irei gostar.

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Gosto de conhecer novos livros, mesmo que não sejam os gêneros que gosto de ler. Livro juvenis como esse são bons para criar um acervo (por hora na minha mente) do que introduzir ao meu filho quando chegar o momento! A grande variedade de livros par ao publico, sempre trazendo lições para os pequenos, é muito bom!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  31. Oie!
    Eu vi esse livro pelo skoob e quero muuito ler ele. É a primeira resenha que vejo e ele me parece mais sensacional ainda. Estou super ansiosa para ler. Adorei a sua resenha.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir