{Top 5} Melhores Livros de Thriller Psicológico!




Arrisco a dizer que Thriller é um dos meus gêneros favoritos, incluindo todos os seus subgêneros. Hoje, irei focar nos thrillers psicológicos, que têm aquela onda de suspense e mistério focando mais no psicológico dos personagens. Demorei um pouco para selecionar as melhores leituras e ainda não tenho certeza sobre a posições que eu os coloquei, mas vamos lá.

SOB A REDOMA - STEPHEN KING

Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.
Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.
Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.
No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.

Esse livro, de quase mil páginas, foi uma completa surpresa pra mim e primeiroa experiência com o mestre do terror, Stephen King. Pirimeiramente, eu achei que fosse algo bem de terror, mas me deparei com um thriller psicológico com um toque de ficcção científica. Em Sob a Redoma, os piores lados das pessoas são revelados, principalmente o do nosso grande vilão, Big Jim, que eu considero um dos piores no quesito maldade. Esse despertar de maldade, que é de um nível tremendo, chocando em algumas partes, fez com que eu colocasse Sob a Redoma nesse top 5.
SUICIDAS - RAPHAEL MONTES

Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa?
Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.
Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte dos seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo muito maior começa a se revelar.

Raphael Montes é um dos melhores autores de thriller/suspense nacional que eu conheço. Em Suicidas, temos vários adolescentes jogando roleta russa, enquanto, um ano depois, as mães juntamente com a delegada tentam descobrir o que aconteceu. Apesar de haver polícia,o foco é nos jovens. Cada um com seus dramas. E nesse livro também temos a verdadeira personalidade de alguns personagens sendo reveladas ao decorrer do jogo. Tudo é tão bem escrito que você não sente vontade de largar o livro antes de desvendar o final. 

DIAS PERFEITOS - RAPHAEL MONTES

Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

Como eu disse, Raphael Montes é um dos melhores autores de suspense/thriller nacional, então tive que adicionar Dias Perfeitos, que realmente me marcou na época. Aqui temos uma história de amor nada convencional, sendo mais caracterizada como história de obsessão. O que fazer para conquistar a pessoa amada? Téo, o protagonista, não tem limites. É um livro muito bom, instigante e chocante. Tem resenha dele aqui.

CAIXA DE PÁSSAROS - JOSH MALERMAN

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Caixa de Pássaros foi uma total surpresa pra mim. Foi um dos poucos livros que senti medo ao realizar a leitura. Apesar de ser um livro, seu conteúdo é muito visual. Pelos personagens viverem a maior parte do tempo com os olhos fechados, você não sabe sabe o que tem ao redor deles, apenas os sons, o que tem uma grande carga de suspense. Ótimo para ler sozinho e de madrugada! Tem resenha dele aqui.

GAROTA EXEMPLAR - GILLIAN FLYNN

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Em contra ponto a Caixa de Pássaros, Garota Exemplar não dá nenhum medo, mas é um mistério de tirar o fôlego sobre um casal em crise. Com um assunto super atual, Gillian Flynn me conquistou logo nas primeiras páginas.  É algo totalmente novo, interessante, misterioso. Não é a toa que virou filme, que por sinal, é muito bom também. Garota Exemplar e Gillian Flynn têm um espaço especial na minha estante. Tem resenha de Garota Exemplar aqui.

0 comentários :

Postar um comentário