{Resenha} Cidade dos Etéreos



Título: Cidade dos Etéreos (O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #2)
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Tradução: Fernando Carvalho
ISBN: 9788580578911
Número de Páginas: 384
Ano: 2016
Classificação: 

Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

É ótimo quando você não tem tantas expectativas para uma série/trilogia de livros, lê o primeiro, acha ok, e se surpreende muito com o segundo volume, que foi o que aconteceu comigo durante a leitura de Cidade dos Etéreos, segundo volume da série O Orfanato da Srta. Peregrine. Mesmo começando exatamente de onde o primeiro volume parou, eu senti que Ransom Riggs seguiu um caminho bem diferente neste volume.

No fim d'O Orfanato da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares, o lar das crianças havia sido destruído e elas estavam em fuga em barcos, sem um destino certo, apenas procurando terra, com alguns pertences que conseguiram salvar para ainda terem um pouco das lembranças do antigo lar. Os peculiares também estavam com a Srta Peregrine, que infelizmente estava presa no corpo de ave, não conseguindo desfazer a transfomação. No início de Cidade dos Etéreos, os peculiares estão da mesma forma: precisando de ajuda em dobro.

Eles precisam encontrar um abrigo e ajuda, procurando proteção, já que foram atacados e estão sendo perseguidos pelos acólitos e pelos etéreos, assim como também precisam encontrar uma ymbrine que seja capaz de ajudar como problema da Srta. Peregrine, o que se torna uma tarefa um tanto quanto árdua, já que quase todas as ymbrines foram capturadas. Perseguidos e lutando contra o tempo, ou seja, não será uma tarefa fácil.

Nas páginas de Cidades dos Etéreos, Ransom Riggs nos leva a uma aventura em 1940, no meio da Segunda Guerra Mundial, juntamente com os personagens que conhecemos no outro livro, com a narração ainda por parte de Jacob, mas com várias surpressas, incluindo várias outras fendas do tempo, nos fazendo imergir mais uma vez nesse universo.

Quando eu li o primeiro volume, tinha sentido falta de um pouco mais de ação, mas, em Cidade dos Etéreos, ação é o que não falta, principalmente depois da página 100. A cada fim de capítulo, Ransom Riggs nos deixa aquele suspense, aquela ponta solta, que nos leva a ler o próximo já em seguida, o que não aconteceu comigo no primeiro volume, já que era mais uma introdução a esse mundo. E, detalhe, todo o enredo se passa em apenas três dias.

Além dos conflitos, nesse segundo volume também podemos conhecer um pouco mais cada personagem, pois o autor conseguiu explorar cada um, além de suas habilidades. Aquele personagem que antes parecia um tanto inútil antigamente, em Cidade dos Etéreos já tem um papel maior, está mais maduro e com habilidades ainda mais legais e peculiares. Também conhecemos alguns personagens novos, cada um com sua peculiaridade.

Se você é muito ansioso, aconselho esperar o lançamento do último livro da trilogia, Biblioteca de Almas, que será lançado agora no dia 19 de Agosto, pois o livro termina sem fim, numa cena em que a necessidade de ler o próximo volume é imediata. Ransom conseguiu pegar o leitor de surpresa com um grande plot twist inimaginável por qualquer um. Eu mesmo, que costumo tentar adivinhar os finais (a acertar na maioria das vezes), fiquei de boca aberta com o que Ransom apresentou. 

Sobre a edição: pode ser considerada peculiar de tão perfeita. O primeiro volume foi publicado aqui no Brasil pela Leya, porém, Cidade dos Etéreos saiu numa edição de luxo pela Intrínseca. O livro ainda contém as fotos, porém, ele possui mais cores e detalhes nos inícios dos capítulos e nas páginas. Ele também é capa dura, que é azul, e possui uma jacket com o título e imagem da capa do livro. Além de tudo isso, a edição conta com uma entrevista com o autor no fim, o primeiro capítulo do terceiro volume da série e, o que mais me chamou atenção e foi importante pra mim, um breve resumo sobre a situação dos personagens principais logo no começo do livro, nos fazendo lembrar de como o primeiro volume terminou. Muito legal!

Enfim, Ransom Riggs conseguiu me conquistar com Cidade dos Etéreos. Havia gostado de O Orfanato da Srta Peregrine, mas esse segundo volume me mostrou um grande avanço, principalmente pela história se passar num curto período de tempo. É certo que houve uma pequena dificuldade em engajar na história no começo, pórem, quando aconteceu, os conflitos e ações me fizeram não conseguir parar. Estou ansioso para saber como Ransom finalizará esse enredo nesse universo peculiar.

14 comentários :

  1. Olá, Lucas!
    É uma saga do livro quero muito e pretendo ler esse livro, cada resenha que leio fico mais ansiosa para ler e além de uma incrível resenha com a sua meu coração pular de alegria saber vai ser lançado o terceiro volume da série.
    Aproveita e comprar os três e viajar nesse aventura e ação!

    Muitos Livros e Sucesso!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Ainda não li nem o primeiro volume, mas vou ler esse mês. Estou mega ansioso porque só tenho visto críticas positiva sobre os dois livros da série. Esse segundo parece muito melhor que o primeiro. Tanta ação <3 Mds, parece uma fantasia muito fascinante. Doido para conhecer o mundo criado por Riggs.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ta aí um livro que preciso ler o mais rápido possível! Estão todos falando super bem dessa sequencia. Meu irmão está querendo comprar essa trilogia e vou aproveitar o gancho e ler.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lucas, como vai?
    Confesso que fiquei bastante instigada em querer ler esse livro, eu achei que fosse bem diferente a história, mas mesmo assim não perdi o interesse.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oie, acabei de ler o orfanato e resenha-lo e o livro entrou para os meus favoritos do ano, e agora com essa resenha da continuação que eu já estava super ansiosa para ler, fiquei louca né ? já quero ler agora mesmo, pois se o primeiro eu adorei , imagine o segundo que está parecendo ser melhor ainda??bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu li o primeiro e gostei bastante, preciso ler agora esse.
    Parabéns pela resenha!Você conseguiu conduzir de uma maneira bem bacana, uma vez que falar de continuações, sempre foi difícil ao meu ver.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    É tão bom quando o autor no surpreende desse modo.
    Confesso que não li esse livro, nem o primeiro, mas tenho curiosidade.
    Ainda quero assistir ao filme, mas os livros, com toda certeza, estão na listinha de desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Quanto mais leio sobre o livro, mais curiosa fico para ler.
    Sua resenha está incrível e espero poder ler em breve o primeiro volume da série.
    Ainda não vi o filme e espero conferir em breve também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não consegui ler nem o primeiro livro dessa série, mas eu gosto da temática e estou completamente ansiosa pelo filme! O trabalho gráfico do livro também é sensacional.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Com o lançamento do filme, muito tem se falado no livro Cidade dos Etéreos.
    Eu ja olhei por dentro e achei mto interessante as fotos, da ate medinho.
    Achei legal demais a historia e vou com certeza ver o filme, mas acho que nao vou ler, mesmo com esses pontos positivos que vc falou na resenha.
    A capa está linda e que bom que combinou com a primeira capa, apesar de ser de outra editora.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Estou com esse livro na minha estante, mas ainda não iniciei a leitura, pretendo fazer isso em breve, pois estou muito interessada no que vai acontecer após o final do primeiro livro. Adorei sua resenha, pois agora sei o que esperar da obra.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu tenho bastante curiosidade pela leitura, parece ser bem diferente do que leio e estou mega ansiosa pelo filme, adorei sua resenha e só fiquei com mais vontade ainda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Comprei recentemente os dois primeiros livros. Já vai ser uma das minhas leituras desse mês,quero ler antes do lançamento do filme. Espero gostar muito do livro, estou bem curiosa em relação a ele.

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Uma amiga leu o primeiro e amou, quer muito ler esse segundo livro.
    Muito bom saber que você amou e te surpreendeu, gosto bastante quando eu fico satisfeita com a continuação de uma série ou trilogia.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir