{Resenha} Nimona



Título: Nimona
Autor: Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Tradução: Flora Pinheiro
ISBN: 9788580579024
Número de Páginas: 272
Ano: 2016
Classificação: 

Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro.
Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.
Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.

Quem acompanha o blog, sabe que eu nunca fiz resenhas de graphic novels, apesar de já ter lido algumas durante a minha adolescência e até algumas mais recentes, como Scott Pilgrim Contra o Mundo, por exemplo, mas, quando soube que a editora Intrínseca lançaria Nimona, não pude deixar de conferir. Por mais que eu não conhecesse a história antes, apenas ouvido falar da autora, o enredo certamente me chamou a atenção, resultando numa das leituras mais gostosas do ano.


O enredo é bastante simples, e conta com Nimona como protagonista, que é uma anti-heroína metamorfa, ou seja, pode mudar a sua forma, independente da massa, se transformando em qualquer ser. A garota se torna ajudante de Lorde Ballister Coração-Negro, o vilão mais famoso e temido do reino, mas que não se mostra tão mal quanto Nimona achava que era, deixando a garota um tanto confusa sobre o que é ser um vilão.

Durante uma missão de Lorde Ballister juntamente com Nimona, a garota consegue roubar alguns arquivos secretos e, com isso, eles acabam descobrindo que a Instituição de Heroísmo e Manutenção da Ordem não está com planos muito heróicos. A partir desse conhecimento, Nimona e Lorde Ballister, atraem ainda mais a atenção da Diretora, fazendo com que os dois tenham ao seu encalço o Sir Ouropelvis, o herói, dando início a uma aventura muito legal.



Como já dá para perceber pelo enredo, Nimona é uma graphic novel que coloca os padrões sob questionamento. O herói não é tão herói assim, o vilão não é tão vilão e Nimona é uma garota muito diferente das que vemos por aí, que parece esconder um segredo.

Por mais que seja uma graphic novel, contendo uma história bem rápida e leve de se ler, podendo estranhar leitores que estão acostumados a ler somente romances, Noelle consegue cativar, pois, criou um enredo bastante divertido, com traços muito legais e simples, cheio de reviravoltas, mistério, fantasia e ciência. 

Quanto aos personagens, é bem difícil não se sentir cativado por algum, principalmente por Nimona e Lorde Ballister e a relação que eles acabam tendo. Eles são bastante divertidos e, além do enredo principal, também podemos conferir o passado de alguns desses personagens principais, causando uma maior aproximação com o leitor.



Vale ressaltar o trabalho que a editora teve com esta publicação. Não é comum da Intrínseca publicar graphic novels, mas toda a atenção merecida foi dada. A HQ é num ótimo tamanho, com folhas grossas e brilhantes, além de ser tudo colorido, numa ótima impressão. A capa, além de ser linda, também possui detalhes laminados. Ficou tudo muito bem feito, como é do feitio da editora. 
   
Em suma, Nimona se mostra uma leitura maravilhosa e bastante viciante. É uma graphic novel que pode ser lida em algumas horas, talvez até mesmo em uma, que cativa o leitor com seus personagens carismáticos, engraçados e fora do padrão. Além de tudo isso, a leitura também proporciona a reflexão sobre alguns "estereótipos" e amizade e também possui uma lição muito legal em seu término. Espero poder conferir mais outros trabalhos da autora futuramente.

0 comentários :

Postar um comentário