{Resenha} Lúcida



Título: Lúcida
Autor: Ron Bass e Adrienne Stoltz
Editora: Galera
Tradução: Glenda D'Oliveira
ISBN: 9788501077646
Número de Páginas: 364
Ano: 2016
Classificação: 

Um thriller psicológico eletrizante, do roteirista de Rain Man e O casamento do meu melhor amigo. Sloane é uma aluna nota 10, com uma grande e amorosa família. Maggie vive uma existência glamorosa e independente, como aspirante a atriz em Nova York. As duas não poderiam ser mais diferentes. A não ser por um pequeno detalhe, algo que não têm coragem de revelar a ninguém. À noite, cada uma sonha que é a outra. Os sonhos são tão vívidos que as garotas sentem e experimentam o que a outra está passando naquele momento. Seriam as duas reais? Uma delas estaria mentalmente instável e imaginando a outra? Seriam ambas a mesma pessoa? Qual delas é real?

Ao ver a sinopse de Lúcida, a curiosidade é certamente despertada em quem gosta de thrillers psicológicos e cheios de mistério, principalmente quando o assunto não é tão comum no meio literário. A curiosidade ainda aumenta quando um dos autores foi roteirista de um filme famoso no meio da comédia romântica que é o O Casamento do Meu Melhor Amigo. Tive que solicitar e conferir para acabar com a curiosidade.

Lúcida é basicamente duas histórias, mas que na verdade é uma. Temos Maggie e Sloane, duas garotas prestes a completar 17 anos, que possuem vidas diferentes, famílias diferentes, amigos diferentes, moram em cidades diferentes, mas estão ligadas de uma certa forma: uma sonha com a vida da outra enquanto dormem. Uma acorda e, quando vai dormir, a outra vive. Elas não se conhecem pessoalmente, mas são íntimas uma da outra. Um tanto confuso, mas bem intrigante.

Com a narrativa em primeira pessoa alternada entre capítulos, pelas garotas, o livro parece conter duas histórias diferentes, já que cada uma narra o seu dia, sua vida, tendo consciencia de que quando dormirem, a outra viverá. As duas tem que viver com esse segredo, sem saber o porquê, e com medo de contar para alguém, com medo de não serem compreendidas e taxadas de loucas. Esses capítulos acabam deixando o leitor ansioso pelo momento em que a história das meninas irá se conectar, fornecendo alguma solução para o mistério.

Por mais que a ideia seja bem original, os autores pecaram no desenvolvimento, pois o mistério acaba se arrastando por muito tempo. No meio do livro, eu pensei que seria um daqueles livros sem resolução, já que a história não parecia seguir uma linha em comum, apenas duas histórias diferentes, mas ligadas por um motivo. Os autores vão te guiando pela vida das garotas, te fazendo questionar e criar teorias para a questão do sonho acontecer, para desvendar e concluir tudo nos últimos capítulos. Não que não termine de uma maneira legal.

O fato de um dos autores ser roteirista de filmes contribuiu bastante com a narrativa, já que é possível perceber alguns momentos que seriam facilmente vistos num filme, assim como as descrições de lugares, cortes de narrativa e diálogo. Lúcida daria certo nos cinemas, acredito. Em questão de narrativa, os autores mandaram bem.

Em diversas outras resenhas, o pessoal acabou dizendo que o livro é bastante confuso, tanto que alguns leitores até não conseguiram entender direito onde que os autores queriam chegar, o que não deixa de ser verdade. Lúcida é um tanto complexo, pra não dizer bastante, e requer uma atenção maior de quem Lê, pois coisas podem passar despercebidas, influenciando no entendimento final. É realmente um mistério, um thriller psicológico.

Lúcida é um livro definitivamente instigante. Ao decorrer das páginas, o leitor sente a necessidade de respostas enquanto as garotas vivem, numa narrativa um tanto envolvente, porém, seria melhor se os autores não tivessem se estendido tanto quanto fizeram, podendo deixar a leitura um tanto lenta em alguns momentos, mas ainda assim é um livro que eu recomendo, principalmente se tratando de um enredo bem diferente.

2 comentários :

  1. Amei a resenha. To doido pra ler esse livro. Pela resenha ele parece ser muito forte e bem elaborado.

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei, Lucas. Eu achei o título extremamente interessante. No entanto, não me chamou tanta atenção. Parece interessante, mas tenho trauma de thriller psicológico desde que me decepcionei com Garota Exemplar.


    http://comcienciadialogica.com/

    ResponderExcluir