{Especial Matéria Escura: Resenha} Matéria Escura



Título: Matéria Escura
Autor: Blake Crouch
Editora: Intrínseca
Tradução: Alexandre Raposo
ISBN: 9788551001226
Número de Páginas: 352
Ano: 2017
Classificação: 

Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

Você já parou para pensar como sua vida seria se tivesse tomado uma decisão passada diferente? Como você estaria hoje se tivesse desistido de algo ou buscado outras coisas? Se tivesse virado à esquerda ao invés da direita? Blake Crouch usa esse questionamento como plano de fundo de Matéria Escura, juntamente com bastante ação, ficção científica e física, capaz de fazer com que o leitor experimente várias emoções durante a leitura além de refletir sobre alguns assuntos.

O enredo gira em torno do nosso protagonista Jason Dessen, que é físico nuclear e professor universitário. Logo no primeiro capítulo, Jason é sequestrado, enquanto voltava para casa, por um homem vestindo uma máscara de gueixa, que o coloca numa caixa e aplica uma injeção, dopando-o. Quando acorda, as coisas parecem as mesmas, mas não são. Jason se vê num laboratório, onde todos os conhecem, mas ele não conhece ninguém.

Nesse lugar, Jason descobre que está vivendo uma realidade diferente, mas não sabe como e nem o porquê disso, sendo tomado pela confusão e o desejo de voltar para a sua vida, para a sua família. Alguém o tirou do seu lugar e o que ele tem que fazer agora é correr e descobrir o que está acontecendo, onde está e quem era o homem usando a máscara de gueixa, responsável por tudo o que ele está vivendo.

Ao decorrer do livro, acompanhamos as descobertas, dramas e fuga de Jason em meio ao desconhecido (mas que parece muito com o conhecido). Blake, o autor, conseguiu criar uma narrativa bastante instigante e interessante, relevando os fatos e acontecimentos nos momentos certos, tornando a leitura bem fluida e incapaz de ser largada.

Por mais que o livro seja realmente um thriller de ficção científica, um teor reflexivo é imposto, como dito no início da resenha, a questão do “e se? ”. Através do enredo de Blake e da vida de Jason, do seu passado como pesquisador e físico nuclear e de seu futuro como pai de família e professor universitário, o leitor acaba refletindo sobre as próprias escolhas e em como isso realmente influencia na vida, o que nos faz ser quem somos. Tudo em sua medida certa.

Blake Crouch criou um enredo bastante envolvente e real, apesar de ser uma ficção, dando explicações sobre os acontecimentos. O livro é cheio de surpresas e o leitor fica se perguntando o que está acontecendo, que rumo vai tomar, criando um “suspense” de qualidade, podendo superar as expectativas, como aconteceu comigo. Tão bem desenvolvido, o leitor pode acabar se perguntando se tudo o pode realmente acontecer.

Publicado pela editora Intrínseca, a edição possui uma ótima qualidade. A capa, além de ser bem diferente, principalmente pelo logo da editora não ser o padrão, é dura, com imagem colorida na parte de dentro. O papel é amarelado e diagramação é ótima, fazendo da leitura bem agradável, como é de se esperar da Intrínseca. É um livro que merece um espaço especial na estante, tanto pelo enredo quanto pela edição.

Por fim, Matéria Escura é uma ótima pedida para quem gosta de ficção científica (os amantes de Fringe e X-Files irão amar) com uma boa dose de “suspense” e perseguição, com direito a explicações sobre física quântica. Blake Crouch conseguiu fazer uma obra muito bem desenvolvida, causando reflexões no leitor e até mesmo desafiar a realidade.

0 comentários :

Postar um comentário