{Crítica} Aniquilação




Aniquilação (Annihilation), baseado no livro de mesmo nome de Jeff Vandermeer, o mais novo filme de Alex Garland, roteirista de Extermínio (28 Days Later), Sunshine, e Ex Machina, que também o dirigiu, conta a história de uma bióloga que aceita uma missão secreta do governo para tentar descobrir o que aconteceu após a queda de um meteoro que vêm alterando as leis da natureza do local onde se encontra.

Se você viu Ex Machina e pensou em algum momento como o filme poderia ser "lento", Aniquilação não é um filme para você. O diretor não tem pressa em "contar" o que está acontecendo, e muito bem-posto entre aspas, pois o diretor também não se importa em te explicar o que aconteceu. É pré-estabelecido que um meteorito atingiu alguma parte dos Estados Unidos e que a partir disso um campo luminoso surgiu em volta do mesmo. Por conta disso, o diretor aproveita e brinca com teorias envoltas pela ciência.

O filme aborda alguns temas pesados que não são retratados normalmente, como autodestruição, identidade, niilismo, a mutação e a genética dos corpos, e mesmo que em algumas partes pareçam confusos, no final tudo que foi apresentado serve para que você possa teorizar sobre a obra.

Este é um daqueles filmes feitos para que você fique pensando horas adentro e discutindo com outras pessoas sobre o que realmente aconteceu, que fim aqueles personagens tiveram, e o que acontecerá com aquele mundo. E tudo isso rodeado de uma ficção científica em que te apontam lados de questões como invasão alienígena, universos paralelos e outras dimensões.

Aqui temos Natalie Portman entregando uma atuação recheada de camadas, já que vários temas abordados são apresentados através da sua personagem. Ela passa a vulnerabilidade que sua personagem tem, ainda assim apresentando tudo de pesado que ela carrega. O elenco secundário também é muito eficiente, mesmo que pareça usado de uma forma diferente: aqui é pré-estabelecido quem morre e quem vive, e isso particularmente acabou me bloqueando emocionalmente com tais personagens, porém para muitos que assistirem, essa forma pode funcionar. Jennifer Jason Leigh, Tuva Novotny, Gina Rodriguez e Tessa Thompson entregam muito bem definido o que suas personagens são e o que representam. Também não podemos esquecer de Oscar Isaac, que, mesmo com um papel pequeno, tem uma presença no filme muito perturbadora.

O design de produção do filme é ótimo. O "universo" criado dentro da área onde se passa o enredo do filme é muito bem feito, pois você compra totalmente aqueles locais e as mutações que estão ocorrendo neles. A parte sonora do filme também é muito boa, remetendo à sons abstratos que lembram o diferente, o novo, em outras palavras, o alienígena. Os efeitos visuais do filme são muito bons e muito bem usados, exceto, no ato final, quando as coisas ficam um tanto quanto carregadas e precisariam ter tido um pouco mais de cuidado.
                
Aniquilação é um daqueles filmes que você irá pensar (bastante), e, mesmo com alguns incômodos em sua trama, o total supera seus defeitos, valendo muito a pena. Um filme diferente que precisa ser visto.


Título: Aniquilação (Annihilation)
Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson, Tuva Novotny, Gina Rodriguez, Oscar Isaac
Direção: Alex Garland
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia
Duração: 1h 55min
Classificação: 16 anos
Avaliação: 

0 comentários :

Postar um comentário