{Coluna} Bate Papo: Incentivo a Leitura na Infância


Talvez eu seja um pouco suspeita para tratar do tema, visto que minha mãe lia pra mim desde antes de eu nascer e que minha primeira carteirinha da biblioteca publica aqui da minha cidade foi feita quando eu tinha três anos e quatro meses, mas esse é um tema bastante recorrente em minha vida, quando me perguntam porque gosto tanto de ler, como leio tão rápido, como leio andando na rua etc.

De acordo com Bruno Rodrigues do Guia do Bebê o estímulo a leitura deve ser realizado desde antes do nascimento, por que mesmo estando ainda no útero a criança consegue ouvir as voz de quem está lendo e no caso da mãe consegue senti-la, o que gera um estímulo positivo que será carregado por toda a vida. Pode ser que você esteja pensando que a leitura que esta sendo realizada não será identificada pelo bebê como algo diferente de uma conversa, mas estudos apontam que eles conseguem compreender essa distinção por meio da entonação, ritmo e emoção que são utilizados na leitura e que são diferentes das conversas que as pessoas tem com eles.

Quando você conversa com algumas mãe sobre a inserção de livros na infância (inclusive com a minha kkk) uma dúvida frequente é como realizá-la, sobre esse tema o Nova Escola  e o Guia do Bebê apresentam uma visão bastante similar, destacando que atualmente existem livros feitos especialmente para esta fase da vida da criança, que apresentam material mais flexíveis e que podem ser inseridos juntos aos brinquedos para que desde cedo a criança tenha o habito de pegar um livro e folhá-lo. 

Nos primeiros anos de vida, livros com texturas e cores chamativas são bastante indicados para serem inseridos junto aos brinquedos, pois nessa idade as crianças ainda não assimilam nem compreendem as letras e o visual é o que prende a atenção delas ao livro. Quanto a leitura que os pais irão realizar, ela deve ser bastante expressiva tanto em ralação a entonação da voz, quanto nas expressões faciais a serem utilizadas.

De acordo com especialistas, o interesse por livros na fase adulta de uma pessoa relaciona-se diretamente a inserção deles na vida do indivíduo desde cedo, visto que deste modo ele já estará se habituando a grafia e a existência da palavra escrita, a formação de leitores desde a infância também propicia que as crianças cresçam com um senso crítico mais apurado.

Sugestões de livros até 3 anos: 

A CASA SONOLENTA,  Audrey Wood, Ed. Ática.

FADA AFOBADA, Paulo Condini, Ed. Melhoramentos.

MAGO MALUCO,  Paulo Condini, Ed. Melhoramentos.

MÚMIA ACANHADA,  Paulo Condini, Ed. Melhoramentos.

MENINA MAGICA,  Paulo Condini, Ed. Melhoramentos.

MARIA VAI COM AS OUTRAS,  Sylvia Orthof, Ed. Ática.

SE AS COISAS FOSSEM MÃE,  Sylvia Orthof, Ed. Ática.

FLICTS, Ziraldo, Ed. Melhoramentos.

TOC... TOC... QUEM MORA AQUI?, Giraldo, Ed. Salamandra.

0 comentários :

Postar um comentário