{Resenha} A Estrela que Nunca Vai se Apagar



Título: A Estrela que Nunca Vai se Apagar
Autor: Esther Earl (com Lori e Wayne Earl)
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winaski, Edmundo Berreiros e Lourdes Setter 
ISBN: 9788580574661
Número de Páginas: 448
Ano: 2014
Classificação: 
A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireoide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez on-line e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas como aniversários. A jovem perdeu a batalha contra a doença, mas deixou um legado de otimismo e celebração ao amor. Atualmente sua mãe, Lori Earl, preside a instituição sem fins lucrativos This Star Won´t Go Out (tswgo.org), que apoia pacientes e famílias que lutam contra o câncer.

A Estrela que Nunca Vai se Apagar é o típico livro que deveria vir com um anuncio "material com alta capacidade de fazer caírem ciscos nos olhos", uma história que já em sua segunda e terceira página te prende de uma forma absurda, mesmo se você não for fã de biografias, mesmo se odiar histórias baseadas em fatos reais e até mesmo se não gostar de ler (fica aqui minha indicação pra quando precisar apresentar uma leitura na escola).

Escrito por uma adolescente que de uma hora para outra descobriu ter um câncer de tireoide (carinhosamente chamado de Sr. Tumor cancerígeno), mas que nunca deixou a doença tirar sua alegria e privá-la dos bons momentos, ao ler a obra nos deparamos com um conteúdo e uma forma de viver muito madura para alguém tão jovem, literalmente aquele livro que te faz entender a vida de uma forma um pouquinho mais ampla.

Esther sonhava em ser escritora e sua biografia nos mostra o potencial que ela possuía e que infelizmente foi interrompido pela doença, podemos observar isso pela leveza com que ela aborda a sua história a ponto de nos considerarmos um amigo ou familiar dela, para isso foram utilizados textos de ficção, fotografias, relatos de familiares, partes de seu diário, desenhos e cartas, que nos deixam tão dentro de história que você é quase capaz de soltar seu livro e ir procurar a Esther em suas fotos de infância.

Fã de John Green, tanto por seu canal do Youtube, como por suas obras voltadas ao público infanto-juvenil, nossa menina conheceu o autor e tornou-se amiga dela, a ponto de ser uma de suas inspirações na construção de A Culpa é Das Estrelas  (se ainda não leu esse também corre lá que não vai se arrepender).

A história dessa menina nos faz repensar a forma de viver e o modo de encarar os problemas do cotidiano, apesar de tratar de um tema tão delicado A Estrela que Nunca Vai se Apagar é um livro que tem a capacidade de encher o coração de amor e leveza, além disso ele nos apresenta a fundação criada em homenagem a Esther chamada This Star Won't Go Out que tem como missão apoiar as famílias que enfrentam o câncer infantil.

0 comentários :

Postar um comentário