{Crítica} Detalhes




Era para ser uma comédia (e não deixa de ser). Mas, se você espera um tipico filminho sessão da tarde, melhor passar longe. Não que Detalhes seja ruim, pelo contrário! Só que seu senso de humor tem que ser humm... Peculiar. Porque esse filme é louco demais para ser algo sério, mas é sério demais para considerarmos um besteirol.

Jeff é um típico pai de família classe média que (como toda típica família classe média, segundo nos ensinou Big Little Lies) esconde vários segredinhos por baixo das paredes brancas de sua casa. Alguns, problemas corriqueiros: crise no casamento, visitas a sites safados adultos e o típico jeitinho brasileiro, no caso teimosia americana, para contornar o impedimento de uma reforma. Reforma esta, cuja intenção inicial era preparar a casa para um segundo filho, mas que, conforme veremos, a única coisa que trará é uma fantástica dor de cabeça ao protagonista.

Ao lado da família, vive uma mulher que definiria bem o clichê da "louca dos gatos", exceto pela paixão/obsessão que ela passa a nutrir por Jeff, depois deste envenenar acidentalmente o felino dela (?) enquanto tentava se livrar da multidão de guaxinins que invadiram a sua casa (dessa vez, o Rocket não teve participação). Já achou estranho? Piora. Mas não vou dar spoiler, vocês terão que assistir.

O titulo do filme vem justamente desses pequenos detalhes, coisas insignificantes, que tomam proporções imensas (e por que não desastrosas?). Um monólogo narrado por Jeff, logo na abertura, explica esse fato enquanto nos apresenta a imagens quase aleatórias (uma delas, o site adulto que já citei), mas que vão ganhando sentido ao longo da trama. Aliás, gostei bastante da montagem, algumas cenas ficaram parecendo gifs e, junto à fotografia, dão um tom inocente e quase farsesco, algo que eu, por mais que tenha curtido o efeito, devo reconhecer que foi uma sacada bem arriscada do diretor.

Por fim, digo apenas que este não é um filme para se levar a sério. Há quem o considere de mau gosto, pessimista demais, eu mesma já pensei em várias teorias acerca da mensagem que o diretor quis passar, mas acho que a intenção dele foi mostrar como a honestidade, ao mesmo tempo em que é tão elogiada, é pouco recorrida na hora H, em meio ao desespero. E, óbvio, as consequências que uma "mentirinha de nada" pode ter.


Título: Detalhes (The Details)
Elenco: Tobey Maguire, Elizabeth Banks, Laura Linney, Dennis Haysbert, Ray Liotta
Direção: Jacob Aaron Estes
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 31min
Classificação: 16 anos
Avaliação: 

0 comentários :

Postar um comentário