{Coluna} Papo Aleatório, com Doses de Literatura, de Uma Sexta a Tarde



Hoje meu plano era escrever uma resenha ou uma coluna com um tema bem definido, mas depois de algumas horas trabalhando no TCC acho que sairia um texto muito chatinho e, claro, nas normas da ABNT (arial 12, justificado, espaçamento 1,5, citação direta com recuo de 4cm...), então resolvi bater um papo com você, então...

E ai como você está? Ansioso pelo fim de semana?

Não sei se você também é assim, mas já parou pra analisar que, assim como as pessoas, existem livros que marcam muito nossa vida e delimitam algumas fases dela?

Pare um minutinho e provavelmente você também irá perceber isso. Eu por exemplo, passava dias da minha infância na Biblioteca Municipal da minha cidade lembro claramente de dois livros que marcaram aquela fase. "Lucia já vou indo" de Maria Heloísa penteado foi um dos primeiros livros "de gente grande " que li, na época ele parecia gigante e para minha surpresa esses dias que fui até a biblioteca e resolvi lê-lo novamente, eram apenas 32 páginas repletas de ilustrações. O outro livro de minha infância é "Flicts" do Ziraldo, confesso que ainda leio esse livro umas duas vezes por ano e amo a história da cor que não se encaixava em nenhum lugar e que por fim descobriu que era unica e especial, assim como todos nós. Quando paro pra pensar, diversas fases da minha vida são representadas por livros, na adolescência a Saga Crepúsculo, no ensino médio (provavelmente no seu também) Dom Casmurro e sua clássica indagação "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?", atualmente posso dizer que o livro que esta marcando minha fase atual é o da minha ultima resenha "Caçadores de bons exemplos" porque o conteúdo dele é muito relacionado a um projeto que estou desenvolvendo com meus amigos.

Ah! Sabe o que eu também queria te perguntar? Você também tem umas fases da vida que não consegue ler nada?

Conversei com vários leitores (nem tantos assim) sobre isso. A maioria também tem essas fases de ficar sem ler, as vezes elas duram algumas semanas e um amigo me contou que teve uma de mais de um ano. Confesso que as pessoas que me contaram que nunca tiveram essa fase me deram um pouquinho de ciumes kkkk.

Já que estamos nesse papo aleatório, eu gostaria de agradecer minha professora de Redação do ensino médio, a Idana, por tuuuudo o que ela nos ensinou e por ter tornado todo o aprendizado mais leve, por ter desmistificado o ato de escrever. Que esse não é o melhor texto para agradecê-la, não é, mas apesar do papo ser aleatório e sem muita preocupação com a forma da escrita, se estou aqui ela tem papel muito importante nesse processo e você leitor, teve algum(a) professor(a) muito importante no processo de leitura e escrita de vocês?

Gostaria de encerrar esse nosso papo com a reflexão de Henry David Thoreau: 

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.

Att., Gabi

5 comentários :

  1. Gennnnteeeeeeee...estou emocionada e transbordando de alegria!! E como você está escrevendo maravilhosamente bem!!Estou tão orgulhosa, tão orgulhosa!!!!Obrigada pelo carinho, são por pessoas como você que vale a pena seguir nesta caminhada! Um abraço Gabi querida!! E mais uma vez obrigada! :D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, Gabi. Ele fez-me lembrar de livros que li, e de como cada um ilustra fases da minha vida. Ótimo texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto e que ele te trouxe boas lembranças !

      Excluir