{Resenha} Você Nasceu Para Isso



Título: Você Nasceu para Isso
Autor: Michelle Sacks
Editora: Intrínseca
Tradução: Carolina Selvatici
ISBN: 9788551004661
Número de Páginas: 272
Ano: 2019
Classificação: 

Se perguntarem a sua versão da história, você vai contar a verdade. Ou não?
Sam Hurley, professor, e sua esposa Merry, cenógrafa, trocam os confortos de Nova York por um estilo de vida completamente diferente em uma casinha isolada na Suécia. Apesar do quadro idílico que o casal com um bebê recém-nascido em paisagens de contos de fada representa, problemas com raízes muito profundas ameaçam o relacionamento. Sam, que nunca contou à esposa que na verdade foi demitido da universidade, também mente sobre seu dia a dia na nova cidade. Merry, por sua vez, sempre escuta do marido que nasceu para ser dona de casa, mas não sabe o que fazer com o ódio que alimenta por todas as tarefas cotidianas: a jardinagem sem-fim, a arrumação da casa, o preparo de refeições para a família e os cuidados com um bebê que por ora só parece dar trabalho.
O instável equilíbrio da família se perde por completo com a visita da melhor amiga de Merry, a glamourosa Frank. Ela conhece Merry muito bem, conhece sua história, e agora, com a proximidade, é capaz de ver quem Sam realmente é. Mas Frank tem os próprios segredos, e, à medida que sua narrativa se junta à história do casal, fica claro que ela sofre pelos próprios pecados e talvez não seja capaz – ou não queira – salvar ninguém.
Você nasceu para isso retrata a escuridão que há no cerne dos relacionamentos mais íntimos. Sem heróis e permeada por uma teia de segredos, obsessão e inveja, é um relato violento de vidas que quase nunca são o que parecem e das partes de nós que não somos capazes de admitir.

Nem tudo aquilo e é o que parece ser. Michelle Sacks nos mostra exatamente isso em seu livro Você Nasceu pra Isso. Por trás do belo e perfeito pode existir algo podre escondido, em busca de atingir a vida perfeita, a ponto de enganar outras pessoas e de se auto sabotar em diversos momentos. Sam, Merry e Frank vão nos mostrar muito bem como é viver assim. Uma vida de aparências.

Sam acabou tendo um problema na Universidade onde trabalhava, desejando começar do zero em outro lugar, mais especificamente na Suécia, numa cidade totalmente bucólica. Merry, sua esposa, que possuía um trabalho como cenógrafa decidiu acompanhar o marido, largando o emprego para se dedicar a vida de mãe e dona de casa nesse novo lugar. Sam, Merry e Connor, o bebê recém-nascido, largam Nova York para viver numa casa isolada na Suécia.

Nessa nova casa, vemos uma família digna de comercial de margarina. Merry é uma mãe e dona de casa comprometida fazendo mil receitas e cuidando de seu filho; Sam é o provedor da casa, tendo várias reuniões nessa sua nova carreira na área do cinema. Tudo parece maravilhoso, mas só parece mesmo. 

As rachaduras começam a ruir quando Frank, uma amiga de infância de Merry resolve visitá-los. Essa visita começa a expor tudo o de podre que era acobertado pela aparência, revelando quem são os verdadeiros personagens. Frank, que conhece a amiga muito bem, começa a a ligar alguns pontos, derrubando algumas máscaras (e talvez até a própria).

O livro é narrado através dos pontos de vista do casal, primeiramente, e depois também por Frank, quando ela chega à Suécia. Apesar da vida de aparências, por conta da forma da narrativa, temos acesso aos pensamentos dos personagens antes das coisas começarem a ruir. Acabamos sabendo o que realmente acontece e os porquês das aparências. A construção de personagens feita por Michelle Sacks é algo a se destacar e isso se dá principalmente pela narrativa em ponto de vista.

Uma das características de um thriller psicológico é mostrar os personagens reais, com seus problemas reais, e aqui temos isso muito exposto. Temos personagens com traumas de infância, falta de amor, relacionamento abusivo, machismo, disputa em amizade e suas consequências. É um livro que é bastante possível, muito real. Fragmentos das máscaras dos personagens caindo ao decorrer das páginas.

Apesar de toda essa ótima construção de personagens, Você Nasceu para Isso pode ser considerado bastante linear, sem muitas surpresas. Isso influencia também no destaque da história, que infelizmente pode ser esquecida facilmente, apesar de chocante em certos momentos de leitura. Outro ponto que pode ser considerado negativo é a demora para apresentar logo os fatos, tendo um começo um tanto lento.

Algo que vale muito ressaltar é a edição da Intrínseca. Pintura trilateral é um fator que me faz muito considerar ter um livro na estante, e foi o caso de Você Nasceu para Isso. A capa transmite muito bem a ideia do livro e ainda há a pintura trilateral vermelha, resultando numa edição muito linda.

Em suma, Você Nasceu para Isso é um bom thriller psicológico, chocando em alguns momentos, porém podendo ser esquecido depois de um tempo por conta de sua linearidade e falta de surpresas. 

0 comentários :

Postar um comentário