{Resenha} Variações Enigma



Título: Variações Enigma
Autor: André Aciman
Editora: Intrínseca
Tradução: Alessandra Esteche
ISBN: 9788551003527
Número de Páginas: 320
Ano: 2018
Classificação: 

Os sentimentos de Paul, tão intensos na adolescência,continuam a atormentá-lo na vida adulta: no sul da Itália, ainda jovem, quando se apaixonou pelo marceneiro de seus pais; em Nova York, onde acredita estar sendo traído pela namorada e se interessa pelo parceiro de tênis nas quadras do Central Park; em um campus coberto de neve em New England. Não importa onde ou quando, suas relações são caóticas, transitórias e marcadas pela força do desejo.
Variações Enigma explora a impossibilidade de restringir uma pessoa a uma única linha melódica. Dessa forma, André Aciman mapeia os recônditos da paixão e revela a impiedosa e intrincada psique humana. Assim como em Me chame pelo seu nome, sua linguagem delicada, pungente e sincera lança uma luz sensorial sobre as facetas do desejo.

Quem me conhece sabe do carinho que eu tenho por André Aciman depois de ter lido o belíssimo Me Chame Pelo Seu Nome, que virou um dos meus livros favoritos. Desde então, ansiava por mais obras do autor. Variações Enigma lançou ano passado, mas fui ler apenas nesse, porém, não teria outro momento melhor para a leitura. Aciman conseguiu me atingir em cheio, novamente.

O início do livro pode lembrar muito Me Chame Pelo Seu Nome, pois Paolo, com 22 anos, vai passar um tempo numa ilha na Itália, fazendo com que memórias sejam revividas. Memórias de seu primeiro amor, Giovanni ou Nanni. Você  pensa que o livro vai seguir esse caminho, porém te leva para outro bastante diferente.

Ao decorrer dos capítulos, poderiam até mesmo serem chamados de contos, acompanhamos Paul em determinada parte de sua vida, com determinada pessoa, tendo um fator em comum: o amor. Nesse novo livro de Aciman, conhecemos todas as inseguranças, paranoias, paixões e frustrações de Paul. As variações de seus amores. Tudo isso com uma atmosfera muito real, característica marcante do autor.

A escrita bela, poética e melancólica de André Aciman se faz presente em Variações Enigma também. É através da vida de Paul, outro personagem intenso, com seus sentimentos à flor da pele e sua necessidade de amor e sua imperfeição, que o autor narra os capítulos ou partes, mostrando ao leitor as facetas do amor, com uma linguagem bastante sincera, causando uma identificação, principalmente por sua variedade.

Diferente de outros livros de romance ou que falam de amor, o autor não se preocupa em dar um desfecho aos amores de Paul, focando no processo ou nos "problemas", respeitando as irregularidades dos relacionamentos reais, com uma narrativa bem natural, podendo muito bem ser confundida com relatos não fictícios. Desde o primeiro amor da infância/adolescência até a fase a adulta.

Vocês podem perceber que eu falei muito o nome do André Aciman nessa resenha, mas é porque realmente acredito que ele mereça todo esse reconhecimento e ainda mais, por sua habilidade em falar dos sentimentos do ser humano de uma maneira bastante poética e ao mesmo tempo sincera, sem amarras ou rótulos, respeitando o sentimento em toda sua complexidade, resultando em narrativas reais e intensas, conquistando mais um espaço entre os meus livros favoritos. Mal posso esperar para ler seu próximo livro (que será a continuação de Me Chame Pelo Seu Nome!).

0 comentários :

Postar um comentário