{Resenha} Feios



Título: Feios (Feios #1)
Autor(a): Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501083708
Número de Páginas: 416
Ano: 2005
Skoob | Onde comprar?

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

A obra “Feios” é a primeira de uma coleção de quatro livros e  foi escrita pelo autor norte-americano Scott Westerfeld. Apresenta uma linguagem bem simples e sem muitos rodeios de entendimento. A leitura é bem tranquila e rápida (quem aqui escreve leu em duas semanas e ainda porque enrolou bastante).

Tally Youngblood é uma garota como qualquer outra... Isto é, em seu mundo. Em uma sociedade futurística em que os padrões de beleza são nivelados e todas as pessoas são forçadas a ser de maneira semelhante, ela se vê prestes a completar seus 16 anos e está sozinha. Seu melhor amigo, Peris, foi para Nova Perfeição, cidade para qual os jovens são enviados após serem submetidos ao procedimento cirúrgico que os deixam “perfeitos”.

No mundo de Feios, após perceber-se que pessoas ganhavam melhores salários e eram mais respeitadas de acordo com a sua aparência, foi feito um acordo no qual os adolescentes eram transformados em criaturas coerentes com determinado padrão estético. Mas o que é perfeito para alguns pode ser considerado completamente absurdo para outros.

Então, aparece Shay. Imediatamente, ela e Tally se tornam amigas por algumas razões em comum (manterei esse post sem spoilers!), mas, em contrapartida, possuem diferentes opiniões quanto à cirurgia que hão de enfrentar pela frente. Diante de uma ideia divergente da sua, Tally está confusa quanto ao que realmente quer.

O livro nos dá a oportunidade de estabelecermos um paralelo com a nossa realidade. A ditadura da beleza é algo muito discutido há um longo tempo e é um assunto relativamente clichê, mas não por isso deixa de ser relevante. Em Feios, as pessoas devem possuir atributos semelhantes entre si e não se destacarem por características únicas. Reitero, após a cirurgia, as pessoas ficam iguais e fazem as mesmas coisas. Isso não lembra a nossa própria sociedade?

Mesmo que não sejamos obrigados a mudar toda a nossa aparência física, isso nos é julgado de forma indireta (ou também direta) em várias situações. Entrevistas de emprego ou encontros quaisquer, muitas vezes o nosso corpo dita a maneira com a qual seremos tratados e isso não é de hoje.

A solução apresentada pela ficção de Westerfeld pode  ter causado ainda mais polêmica do que a realidade pré-perfeita, mas a nossa sociedade terrestre do séc. XXI ainda tem as armas para mudar a sua realidade. Basta que as pessoas saiam de seus sofás perfeitos e não tomem sua dose de comodidade diária.

                                                                                                                           

Scott e sua esposa Justine (Larbalestier, também autora) fizeram uma visita ao Brasil no final do ano passado. Houve uma palestra sobre a produção do livro "Leviatã" (muito legal, a propósito) e depois uma tarde de autógrafos, na qual eu pude pegar o meu, como vocês podem ver! 

     Avaliação: 4.0 de 5.0

4 comentários :

  1. Oi Anna, tudo bom?
    Que legal o autógrafo, super sambou!
    Tenho muita vontade de comprar a série Feios, mas ainda não tive tempo...
    Adorei a sua resenha!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já havia ouvido falar do livro, e sua resenha fez com que eu me interessasse a lê-lo!!

    Beijos

    http://www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei da resenha, quero ler o mais rápido possível haha
    Passei para avisar que indiquei seu blog em uma tag: http://bussoladepapel.blogspot.com.br/2013/06/tag-entrevista-coletiva.html quando der, dá uma olhadinha lá (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Quando fui ler Feios eu estava com muitas expectativas e acho que por isso acabei me decepcionando um pouco. Gostei do sentido geral do livro, mas algumas coisas infelizmente me irritaram e praticamente só no final fui gostar de verdade da história.
    Gostei da sua resenha e quero roubar seu livro autografado! Hahaha!
    Beijos!
    Kami,
    gostoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir